Semanal, às terças-feiras, das 19h às 20h30, pela plataforma Zoom

Duração: de 7 de março a 6 de junho de 2023

Carga horária do curso: 20 horas

Vagas: 40

Obs: Curso livre, sem pontuação

INSCRIÇÕES: 1 e 2 de março, das 9h às 17h, pelos telefones do Sinesp: 3255-9794, 3116-8400 e pelo WhatsApp.

O Pensamento Político Contemporâneo e seus reflexos na sociedade

O curso apresentará um panorama do pensamento político ocidental, passando pela origem da política no contexto da filosofia grega clássica, pelo advento do Estado Moderno culminando nas discussões sobre o poder político no contexto do pensamento contemporâneo.

Programaticamente, ao apresentar e discutir as principais ideias de pensadores como Platão, Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Locke, Rousseau, Kant, Tocqueville, Marx, Mill, Bobbio, Foucault, Rancière, Butler, Herbert Spencer, Rosa Luxemburgo, Benito Mussolini, Friedrich Hayek, entre outros, o curso abordará os seguintes temas gerais:

a) a ideia de política;

b) democracia e formas de governo;

c) Estado moderno e política;

d) poder(es) e política;

e) liberdade política;

f) liberalismo e neoliberalismo;

g) socialismo, comunismo e anarquismo.

O Pensamento Político Contemporâneo trabalhará, principalmente, com a obra de Herbert Spencer, Rosa Luxemburgo, Benito Mussolini, Friedrich Hayek e com outros autores do período contemporâneo que, eventualmente, podem ser trazidos à discussão.

Prof. Dr. Jean Rodrigues Siqueira

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC – UFABC (2020), Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE (2017), Licenciado em História pelo Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE (2007), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2005), Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (2001). Membro dos grupos de pesquisa Estudos do Idealismo (GPEI), da UNESP/Marília, e Estética e Política, do UNIFAI. Foi coordenador do curso de Graduação em Filosofia da Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO – de 2011 a 2015, e professor da instituição de 2008 a 2017. Desde 2014 é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI – e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia e Pensamento Político Contemporâneos, História, Civilização e Pensamento Medieval, História: Arte, Patrimônio e Cultura dessa instituição. Foi professor das disciplinas de Ética e responsabilidade profissional e Sociedade e tecnologia em cursos de Graduação da FATEC Mogi das Cruzes. É autor do livro Berkeley e o esse est percipi: um exame de duas interpretações da justificação do princípio fundamental da filosofia imaterialista (Autografia, 2005) e coordenador da coleção Desconstruindo o lugar-comum, sob a qual foram lançados os livros Comunismo (2019), Racismo (2019) e Evolucionismo (2021), todos pela Editora Fibra/Edições Brasil.

0
0
0
s2sdefault