Música em Debate Especial Dia das Mães

Edição do mês de maio reúne canções especiais, que remetem à maternidade, e desperta risos e lágimas com lindas lembranças de vivências entre mães e filhos.

Belas músicas e ricas lembranças relacionadas à maternidade: assim foi o “Música em Debate” da última sexta-feira, 13 de maio. Essa edição foi organizada com vista à comemoração do Dia das Mães. Intitulado Música de mães, com mães ou para mães, a ideia dos professores mediadores, Marcos Mauricio e Jean Siqueira, foi que os participantes escolhessem previamente uma música que, de alguma maneira, despertasse lembranças pessoalmente marcantes sobre a relação materna e, assim, compartilhassem sua música e esse fragmento de suas histórias com o grupo presente. Como é de se imaginar, muitas emoções atravessaram as mais de três horas dessa partilha.

Escolhas transcendem limite temporal e vão de Chiquinha Gonzaga a Chimarruts  

A primeira canção ouvida, escolha da filiada Maria Cinto, foi, segundo seu relato, mais uma homenagem a todas as mães do que uma música vinculada a alguma vivência específica: “Oração de mãe menininha”, na voz de Dona Ivone Lara.

Na sequência, entre relatos íntimos e memórias, risos e lágrimas, um recorte muito singular de grandes nomes da história da música brasileira emergiu do encontro. De Chiquinha Gonzaga (na voz de Maria Bethânia), Adoniran Barbosa e Dorival Caymmi, a Jorge Vercillo e Chimarruts, passando por Vinícius de Moraes (na voz de Ana Carolina), Ângela Maria em dueto com Agnaldo Timóteo, Milton Nascimento, Toquinho, Elis Regina e Oswaldo Montenegro. Ritmos diversos e histórias únicas se misturaram em um uma harmonia muito especial.

As músicas voltadas para a infância também não foram esquecidas. Além da visita do “Ursinho Pimpão”, o fantástico conjunto Palavra Cantada foi ouvido em duas ocasiões distintas – certamente, revelando sua merecida presença nas experiências musicais em família e na formação musical de muitas crianças.

Músicas internacionais e trilhas de cinema também ligam mães e filhos

Além da música brasileira, duas canções de trilhas sonoras internacionais fizeram o cinema também comparecer ao evento: o “Tema de Lara”, canção instrumental imortalizada no filme “Dr. Jivago”, e “Edelweiss”, de “A Noviça Rebelde”, cantada por Julie Andrews – coincidentemente dois filmes lançados no mesmo ano, 1965. “Dance little lady dance”, de Tina Charles, e “My pledge of love”, do Joe Jeff Group, por sua vez, trouxeram lembranças sobre o prazer de dançar e manifestar no corpo a alegria de experiências inesquecíveis com as mães. E, na língua espanhola, foi possível escutar a interpretação do famoso bolero “La barca”, na voz de Luis Miguel – e os versos “Hoy, mi playa se viste de amargura / Porque tu barca tiene que partir (...) Piensa que yo, por ti, estaré esperando / Hasta que tú decidas regresar” só reforçaram as emoções do relato que precedeu sua audição.

Cumplicidade, respeito e carinho mútuo

É provável que em algum momento dessa tarde e começo de noite, todos os olhos ali atentos tenham marejado pelo menos uma vez – muito possivelmente mais de uma. É provável que os pelos tenham ficado arrepiados pelo menos uma vez – muito possivelmente mais de uma. Trazer à tona memórias afetivas tão caras e dispor de um grupo para partilhar valores tão elevados é, com certeza, algo ímpar. Ao final, a filiada Maria Lucia chamou a atenção para essa cumplicidade, para o respeito e carinho mútuo que atravessaram horas e que passaram em um piscar dos olhos. Marcia Regina também sublinhou a importância do reconhecimento de que os afetos, por mais singulares e pessoais que possam ser, apresentam-se como universais e assim nos estruturam e nos formam de modo a permitir o tipo de empatia que todo mundo presente ao encontro pode experenciar. Foi intenso, verdadeiro e emocionante.

Confira as canções executadas e quem as escolheu

Oração de Mãe Menininha (Dorival Caymmi) – Maria Cinto

Tema de Lara – Rô Borges

Aquarela (Toquinho) – Marta Held

Maria, Maria (Milton Nascimento) – Lurdes Duarte

Versos Simples (Chimarruts) – Alcina Carvalho

Final Feliz (Jorge Vercillo) – Maura Silva

Aniversário (Palavra Cantada) – Mara Zago

My Pledge of Love (The Joy Jeffrey Group) – Jean Siqueira

Acalanto (Dorival Caymmi) – Maria Lucia José

Edelweiss (Julie Andrews / Christopher Plummer) – Lia Cunha

A Lista (Oswaldo Montenegro) – Maria Tereza

A Grande História da Água (Palavra Cantada) – Marly Vegas

Lua Branca (Chiquinha Gonzaga) – Rosana Sansoni

Eu Sei Que Vou Te Amar (Vinícuis de Moraes) – Taeko

Mamãe (Ângela Maria / Agnaldo Timóteo) – Sumie Hanaoka

Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa) – Maria Fátima Roque

Ursinho Pimpão (Trem da Alegria) – Marcos Maurício

Fascinação (Elis Regina) – Elizabeth Castellao e Izabel Noriko

La Barca (Luis Miguel) – Maria Luiza Andres

Dance Little Lady Dance (Tina Charles) – Marcia Regina Magdaleno

Musica em Debate Especial Maes Dez

Musica em Debate Especial Maes Um

Musica em Debate Especial Maes Dois

Musica em Debate Especial Maes Três

 

Musica em Debate Especial Maes Cinco

Musica em Debate Especial Maes Seis

Musica em Debate Especial Maes Sete

Musica em Debate Especial Maes Oito

Musica em Debate Especial Maes Nove

 

0
0
0
s2sdefault