Visita Guiada Exposição Amazônia

O SINESP reuniu filiadas e dirigentes no Sesc Pompeia para visita guiada à exposição “Amazônia – Sebastião Salgado”, onde a exuberância do bioma amazônico foi retratada pelas lentes de um dos fotógrafos mais renomados do planeta.

Fotografias com enquadramentos perfeitos, adornadas pela penumbra do pavilhão montado para a exposição, tiraram o fôlego do grupo de filiadas do SINESP que foi conferir de perto o trabalho do renomado fotógrafo brasileiro. As dirigentes sindicais do SINESP Alcina Carvalho Hatzlhoffer, Dalva Limite e o professor Marcos Maurício Alves da Silva – que é um dos coordenadores do Cine Debate, do Música em Debate e do Clube de Leitura do SINESP – acompanharam o grupo.

Painéis que abrigam fotos intensas, produzidas em preto e branco, conduzem os visitantes por igarapés, rios de planície e rios voadores, cursos de água cuja preservação é fundamental para evitar catástrofes climáticas. Os rios voadores, formados pela evaporação de água da Floresta Amazônica, seguem tanto na direção da Cordilheira dos Andes, quanto para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul, contribuindo de forma importante para abastecê-las.

Mais alguns passos e a Serra do Imeri surge imponente. Apesar de abrigar o Pico da Neblina reinando majestosamente, é um local pouco explorado e, portanto, pouco fotografado, fato que torna sua presença na exposição muito impactante.  

Essa incursão pela floresta, por meio das imagens produzidas por Sebastião Salgado, apresenta aos visitantes a vida e os rituais dos inúmeros povos indígenas que são retratados na exposição.

A visita despertou muitos sentimentos e acendeu, entre os participantes da visita guiada, o debate sobre a importância do bioma amazônico e dos povos indígenas para a manutenção da identidade nacional, como pondera Alcina Hatzlhoffer: “’A Amazônia é o Paraíso na Terra’, afirma Sebastião Salgado. Portanto, para preservá-la precisamos exigir que esse espaço não fique submetido às forças hegemônicas do capital, e que esteja, de fato, abrigado por políticas ambientais que protejam a biodiversidade e que considerem o desenvolvimento humano na região como prioritário e essencial”.

Essa foi a segunda visita monitorada do SINESP desde a retomada das atividades presenciais. A primeira havia sido a visita a exposições em cartaz na Caixa Cultural, no mês de março. O número de participantes segue limitado, priorizando a segurança de todos. A direção do Sindicato segue analisando a viabilidade de novos eventos presenciais, sempre levando em conta a valorização da vida como prioridade de suas ações.  

 

Visita Guiada Amazonia I

Visita Guiada Amazonia II

Visita Guiada Amazonia IV

Exposição “Amazônia – Sebastião Salgado” convida para uma reflexão sobre o futuro da biodiversidade

Com curadoria de Lélia Wanick Salgado, “Amazônia” reúne cerca de 200 imagens resultantes de sete anos de imersões fotográficas de Sebastião Salgado na Amazônia. A mostra reúne, ainda, vídeos com testemunhos de lideranças indígenas sobre a importância da Amazônia e os inúmeros problemas que enfrentam atualmente para sobreviverem na floresta.

A expectativa é que a exposição cause no visitante deslumbramento com a exuberância da floresta amazônica e as muitas comunidades indígenas que habitam um dos biomas mais ricos do planeta em biodiversidade.

A exposição fica em cartaz no Sesc Pompeia até o dia 31 de julho. O horário de visitação de terça a sábado é das 10h30 às 21h (com entrada até às 19h30), aos domingos e feriados o horário vai das 10h30 às 18h (com entrada até às 16h30).

 

0
0
0
s2sdefault