O SINESP SEMPRE PRESENTE amplia a busca para atender as demandas da categoria por formação, cultura e lazer, e, como resultado, houve um boom no acesso dos filiados aos conteúdos ofertados, agora com o apoio das novas tecnologias, que vieram para ficar e se consolidam como importantes ferramentas para o aprendizado.

Após a inovação de 2020 na oferta de cursos online, em 2021 consolidamos a modalidade, aperfeiçoamos práticas e mantivemos o alto padrão com ampliação na oferta de atividades, que estão cada vez mais diversificadas e abrangentes para atender as necessidades dos gestores educacionais!

"Agradeço a confiança. São doze anos à frente do grupo aposentados e os desafios agora na presidência do SINESP são bem maiores. A convivência com os aposentados trouxe uma experiência enorme. Não importa a forma, mas a gente pode estar sempre juntos se reinventando e esses tempos de pandemia nos reforçaram isso", Norma Lúcia Andrade dos Santos, presidente do SINESP.

Participação Recorde

A consolidação das inovações implantadas pelo CFCL-SINESP em 2020, com recursos digitais e ferramentas tecnológicas, mais os acertos nos temas e na programação levaram a grande adesão dos filiados e resultaram em participação recorde nos eventos e cursos online em 2021, superando em mais de 50% a participação registrada em 2020, com 8446 vagas ofertadas.

Com isso, o objetivo do Sindicato de manter o atendimento personalizado oferecido aos filiados, contato e aproximação entre todos em meio à exigência de distanciamento e suas graves consequências mentais e emocionais, foi plenamente alcançado.

A retomada de encontros presenciais acontece com muito cuidado e dentro de todos os protocolos sanitários, mantendo o Sindicato junto aos filiados na formação e nas atividades culturais e de lazer. 

Em 2021, o SINESP...

  • Ampliou os cursos de idiomas, workshops e atividades físicas e lúdicas online, proporcionando aprendizado e trocas culturais em momento de incertezas e pandemia, com muita conexão e interação entre filiados.
  • Ofereceu 800 bolsas em cursos de extensão universitária e sete cursos EAD: A vida escolar em tempos de pandemia: o currículo da cidade e a recuperação das aprendizagensPolítica educacional e financiamento da educação: temas inspiradores no currículo da cidadeOs processos formativos dos educadores: momentos de estudos, reflexões e resoluções coletivasProcessos e instrumentos de avaliação da Aprendizagem: Contribuições para o trabalho dos Gestores EducacionaisPráticas cotidianas dos Gestores Educacionais: registros e reflexões; Fundamentos Básicos, Diretrizes e Desafios para uma Gestão Escolar Democrática e Inclusiva Educar para práticas antirracistas e valorização da diversidade.
  • Propiciou interações virtuais entre os professores e os filiados e consolidou as atividades e aulas presenciais do CFCL-SINESP na internet – espanhol, inglês, italiano, francês, pilates, yoga, tai chi chuan, Dança circular e Coro do SINESP. Nas férias, o tradicional Curso Rápido de Inglês, focado na conversação, também se consolidou no formato online. Um Sarau Cultural trouxe a alegria do convívio presencial já acenando para a retomada dos encontros em 2022.
  • Continuou a reunir gestores educacionais no Cine Debate. no Clube de Leitura e no Música em Debate!
  • Realizou workshops de tecnologia - navegação segura, Instagram, Twitter, webconferência, organização de fotos na nuvem, entre outros. 
  • Inovou com o Pra Início de Conversa, para quem está ingressando na RME como gestor,  aberto também a não filiados.

Isso levou o grande número de participantes a expressar enorme satisfação com a qualidade das análises dos muito conteúdos que trouxeram crescimento intelectual e cultural, emoções fortes e ricas trocas afetivas e de ideias.

O objetivo constante do SINESP é aproximar cada vez mais a categoria, uni-la e fortalecê-la, atender suas demandas e defender seus diretos.

Congresso do SINESP volta a ser presencial

O Congresso do SINESP, já em sua 24ª edição, voltou a acontecer de forma presencial, com todos os protocolos da Saúde, reunindo os gestores para debater sobre os desafios que temos pela frente nesse cenário de retomada. Mas também foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do SINESP, ampliando a participação dos gestores educacionais no evento.

Acolher presencialmente a categoria para um evento tão importante e necessário quanto é o Congresso anual foi gratificante para a Diretoria do Sindicato, que buscou tratar a gravidade do momento, os males do tempo de reclusão e dificuldades impostas pela pandemia e os ataques aos direitos dos educadores e da população a partir do tema “Gestores Educacionais: o desafio de enfrentar o caos imposto à Educação Pública”.

>>> Confira como foi o 24º Congresso do SINESP 2021 na página do SINESP no YouTube!

>>> Veja AQUI a galeria de fotos do 24º Congresso do SINESP.

Inauguração da plataforma EAD do SINESP

Em 2021, a inauguração da plataforma digital de EAD do SINESP veio para fortalecer a formação e a ação dos Gestores Educacionais. Cerca de 200 afiliados participaram do curso inaugural “Práticas Cotidianas dos Gestores Educacionais” com 4 módulos, materiais para estudo, aula síncrona, chat com os formadores, questões e provas acessados através da área de formação personalizada dos Gestores Educacionais no ambiente seguro, digital e moderno da plataforma EAD do SINESP.

Foi mais uma iniciativa inovadora do Sindicato para ampliar as possibilidades formativas da categoria com conteúdos exclusivos e direcionados às demandas dos Gestores Educacionais da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. 

Fórum Sindical e Educacional do SINESP debate Políticas Públicas em execução no Brasil e suas consequências 

Nos dias 29 e 30 de junho de 2021, o Fórum Sindical e Educacional do SINESP promoveu um debate atual e necessário, também no formato presencial com especialistas como a Profa. Dra. Theresa Adrião, a Profa. Dra. Angela Antunes, a Dra. Dalila Oliveira, o Prof. Dr. José Celso, o Prof. Dr Daniel Cara e o Prof. Dr. Clemente Ganz Lúcio para tratar de temas diversos no sentido de consolidar o protagonismo dos educadores no mundo contemporâneo em que uma série de mudanças nas relações entre o Estado e a Sociedade pode trazer consequências nefastas aos direitos mais básicos da população.

O evento também foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do SINESP.

>>> Confira como foi o Fórum do SINESP 2021 na página do SINESP no YouTube!

Pra Início de Conversa aberto a todos os ingressantes na RME

A luta em defesa da carreira do magistério foi um dos principais elementos que levaram à criação do SINESP, em 1992. Desde então a luta continuou e levou a diversas vitórias, como a realização do concurso, da chamada e da escolha.

Na origem do SINESP está a discussão do Estatuto do Magistério, ocasião em que o Governo propôs a eleição para os cargos de Diretor de Escola e de Coordenador Pedagógico, usando o argumento de tornar a escola mais democrática. Não considerou que o concurso era garantia de democracia, fruto de avanço político contra o clientelismo e o apadrinhamento.

Houve uma mobilização muito forte dos Especialistas de Educação e de toda a comunidade escolar, em que todos saíram em defesa da carreira, ou seja, do Concurso Público. A partir desta luta, o SINESP foi criado e realizou diversas outras em defesa dos direitos da categoria e da educação de qualidade.

Produção acadêmica e exposição de práticas da RME ganham foco no SINESP Recebe Rede Autora 2021

Realizado no dia 23 de outubro no Auditório do CFCL-SINESP, com transmissão ao vivo pelos canais do Sindicato no Youtube e no Facebook, a segunda edição do SINESP Recebe Rede Autora reabriu espaço privilegiado para a exposição de práticas do cotidiano dos Gestores Educacionais da RME num formato que tem o mérito de proporcionar debate acadêmico, pedagógico, profissional, sindical e político ancorado na trabalho cotidiano de quem faz a Educação Pública Municipal!

>>> Confira os trabalhos apresentados no SINESP RECEBE Rede Autora 2021

Sarau acena para volta dos eventos presenciais

No sábado, dia 11 de dezembro, o CFCL foi palco do Sarau Cultural Entrelaçando Passos, encontro que promoveu a autoria dos gestores educacionais em tarde de muitas vivências e experimentações. Foram apresentações com diversas linguagens artísticas e culturais, como slam, dança, atividades físicas, canto, contação de histórias, poesia... que promoveram momentos de empoderamento, descontração e compartilhamento de saberes e resistências que emocionou a todas e todos.

Teve de tudo um pouco, sempre com o protagonismo dos gestores educacionais, que prestigiaram em peso a iniciativa, apresentando trabalhos, na plateia presencial ou de forma virtual, já que o evento foi transmitido online em tempo real. Filiados nos mais diversos estados do Brasil e até do exterior tiveram a oportunidade de participar, já que a barreira da distância foi eliminada.

>>> Veja mais detalhes de como foi o Sarau Cultural Entrelaçando Passos do SINESP

 Ofertas de cursos e atividades 

As atividades permanentes online mantiveram e consolidaram o atendimento aos filiados:

●Aulas de idiomas: inglês, espanhol, francês e italiano.
●Encontros do Clube de Leitura, do Cine Debate e do Música em Debate.
●Aulas de Pilates, Yoga e Tai Chi Chuan.
●Workshops de tecnologia (navegação segura, Instagram, Twitter, webconferência, organização de fotos na nuvem, entre outros. ).
●Sarau presencial.

Cursos Online:

●Práticas cotidianas dos Gestores Educacionais: registros e reflexões (PLATAFORMA EAD DO SINESP)
●Extensão Universitária e Aperfeiçoamento
●A vida escolar em tempos de pandemia: o currículo da cidade e a recuperação das aprendizagens
●Política educacional e financiamento da educação: temas inspiradores no currículo da cidade
●Os processos formativos dos educadores: momentos de estudos, reflexões e resoluções coletivas
●Processos e instrumentos de avaliação da Aprendizagem: Contribuições para o trabalho dos Gestores Educacionais
●Fundamentos Básicos, Diretrizes e Desafios para uma Gestão Escolar Democrática e Inclusiva
●Educar para práticas antirracistas e valorização da diversidade

Ingressantes na RME:

●Pra Início de Conversa: Diretores e Supervisores
●Pra Início de Conversa: Coordenadores Pedagógicos

Encontros presenciais com transmissão ao vivo pela internet:

●Fórum Sindical e Educacional SINESP 2021
●24º Congresso do SINESP
●SINESP RECEBE Rede Autora

quadroBALANCO2021v2

0
0
0
s2sdefault