Para comemorar o Mês das Mulheres 2021, o CFCL-SINESP fez um convite diferente às filiadas: um pacote de atividades pensado NELAS. De pronto, a oferta agradou a categoria, com turmas cheias e animadas.

Teve uma turma especial do novo curso permanente de Alongamento e Meditação, workshops direcionados e atividades como Cine Debate e Música em Debate com convidadas mais que especiais.

"No mês das Mulheres, o SINESP realizou algumas ações para marcar a data. Sempre foi importante discutir esse tema e com a pandemia tornou-se essencial trazer essa temática mostrando o que empiricamente já víamos: a situação da mulher chefe de família, as relações abusivas, aumento das agressões, feminicídio... Com atividades de formação, inclusão e entretenimento, tivemos a oportunidade de refletir sobre essas temáticas tão importantes. Mesmo distantes, estamos próximas", destaca Norma Lúcia Andrade dos Santos, diretora cultural do SINESP.

Veja como foi e confira os depoimentos de quem participou!


WORKSHOPS

Foram três turmas de Workshops, com cerca de quinze filiadas cada. Confira detalhes abaixo!

  • O Workshop WhatsApp, Telegram ou Signal, qual o melhor aplicativo?, fruto da parceria SINESP/INTERATIVIDADE CURSOS, realizado no dia 5 de março, tratou de temas como Segurança e Privacidade na escolha do melhor aplicativo de mensagens instantãneas. Foram duas turmas em dois horários diferentes, de manhã e à tarde, que tiveram vagas preenchidas quase que instantaneamente, comprovando a importância de se tratar de temas tão atuais e necessários, ainda mais em tempos de distanciamento social.

TURMA 1 – 10h

MulherWs2a

"Gostei muito de todas as atividades das quais participei; são muito esclarecedoras principalmente no tocante à informática, área que não domino bem porque não foi da vivência de pessoas da minha faixa etária. Tenho repassado informações contidas nas apostilas para colegas aposentadas que sentem as mesmas dificuldades que eu e elas têm gostado muito. Pretendo continuar participando das atividades futuras pois ajudam a reciclar e atualizar conhecimentos. Parabéns pelos serviços que o SINESP têm proporcionado para todos os filiados sem esquecer dos aposentados. Muito obrigada!"

LINDA EIKO MOTOMURA

"Em 05/03/2021, o SINESP nos proporcionou uma atualização em informática sobre os aplicativos Whatsapp, Signal e o Telegram. O curso versou sobre características, diferenças, funções, instalações e segurança dos dados. Janaína e Robson, os responsáveis pelo curso, esclareceram-nos todas as dúvidas. Agradecemos ao SINESP por nos prover de atuais e excelentes cursos e solicitamos mais cursos."

APARECIDA SUMIE HANAOKA FRANCISCO

TURMA 2 – 16h

MulherWs2b

"Aula excelente, com explicações claras. A coordenação do Workshop é muito paciente com os alunos, muitas vezes ficando depois do horário para esclarecer as dúvidas. Oferecem material escrito para consulta posterior. O que aprendi na aula tem me ajudado profissionalmente"

ESMERIA LUCIA MELO RIBEIRO

"O SINESP, em parceria com a empresa Interatividade, cada vez mais preocupado com a formação e informação dos associados, trouxe para nós o Workshop sobre as diferentes mídias de mensagens rápidas e a questão da especificidade de cada uma, além das possibilidades e segurança. Muito esclarecedor. Parabéns a todos por mais esta oportunidade de ganharmos conhecimento. Grata"

ROSANGELA BORGES PEREIRA FORTE

  • A Doutora e Mestra em Administração Neusa Nunes ministrou o Workshop de Contexto Econômico, no dia 10 de março. A atividade tratou de questões macroeconômicas e microeconômicas para explicar o contexto atual.

 MulherWs1

"Agradecimentos ao SINESP por se preocupar com a formação de suas filiadas propiciando amplitude de temas para reflexões. No último dia 10 de março, tivemos o primeiro encontro referente ao workshop Macroeconomia, com a Professora Neusa que falou sobre o contexto econômico atual. Foi bastante clara em suas explicações,  respondeu às perguntas da plateia e se colocou à disposição para atender outras eventuais dúvidas que surgissem, ampliando, assim, o conhecimento das participantes e incentivando-as a conhecerem mais sobre o assunto".

NEUZA MARIA DE CARVALHO

"Uma delícia o Workshop de Economia! Um assunto que nos afeta diariamente, discutido com muita leveza pela professora Neusa Nunes! Aprendi muito e estou aguardando o próximo! Parabéns, SINESP!

MARIA FATIMA ROQUE


 

CINE DEBATE FILME ROMA

  • No dia 12 de março, uma turma muito animada de mais de vinte filiadas se reuniu em torno da proposta de debater o filme "Roma", no Cine Debateque retrata a rotina de uma família mexicana de classe média chefiada por uma mulher. No desenrolar da narrativa, a família é afetada por acontecimentos inesperados que dão origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais. Tendo como debatedora a doutora e professora do departamento de Letras da EFLCH-Unifesp Andreia dos Santos Menezes, além dos professores Marcos Maurício Alves e Jean Siqueira, o ponto de partida foram alguns aspectos do feminismo decolonial, que considera questoes de raça, classe e gênero, e uma análise comparativa com a questão das mulheres brasileiras, sobretudo as mulheres negras.

"Achei muito legal porque foi uma atividade que as pessoas participaram muito e eram todas mulheres. Elas trouxeram visões diferentes sobre o que eu tinha trazido e foram observações e discussões muito ricas. A gente ficou quatro horas no debate,  o que demonstra a interação e o interesse das participantes pelo tema. Eu considero muito importante que aconteçam atividades como essa e parabenizo o SINESP por promover e, especialmente, aos dois professores, Marcos e Jean, que organizaram o Cine Debate!"

ANDREIA DOS SANTOS MENEZES, DEBATEDORA

CDbanner

"Um filme mexicano sobre uma mulher indígena, pobre, empregada doméstica vivendo na Cidade do México em 1970. Uma grande interpretação da atriz mostrando os conflitos sociais, a estruturação da sociedade em um país em desenvolvimento e principalmente o papel esperado e desempenhado pela mulher, especialmente a mulher nascida nas minorias e pobre. Dedicada e com a alma pura a empregada cuida de todos e apesar de ser muito querida pela família não se rompe a relação de poder patronal... querida, amiga, mas sempre empregada. 

Foi uma tarde de emocionante reflexão sobre nosso papel de mulheres e sobre a desigualdade social e de gênero tão atuais ainda. Bons momentos abrilhantados também pela presença e intervenções da professora Andreia que, junto aos professores Marcos e Jean, conduziu o cine debate sobre o filme Roma. Muito obrigada a todos!"

MARIA DA GRAÇA SILVA

"Participar do Cine Debate Filme Roma no SINESP foi enriquecedor. É um espaço de formação, com as várias leituras do filme, que as participantes trazem nas suas análises. O cinema nos traz muitas emoções! É a oportunidade de estar sempre aprendendo, isso é muito bom! Aprender através da arte!"

MARTA HELD

"Não tem como sair igual de uma sessão do Cine Debate do SINESP.

A começar pela escolha do filme Roma, que teve a importante participação da professora Andréia como convidada, e a mediação dos professores Marcos e Jean, que são profissionais conhecedores, que sempre nos possibilitam o acesso à arte e à cultura e apresentam um processo reflexivo ao grupo.

O grande mérito do SINESP é esse compromisso de manter os filiados ativos nesse momento que vivemos de pandemia. O  SINESP pensa no gestor educacional, que mesmo aposentado é um intelectual e precisa se manter com participação ativa. Assim, a gente cuida de si e elabora perspectivas não só individuais porque quando está com os pares se cria uma dimensão coletiva."

RAQUEL ACOSTA


MÚSICA EM DEBATE COM ANAMARA RIBEIRO

  • No dia 19 de março, o Música em Debate especial do Mês das Mulheres teve a presença de Anamara Ribeiro, supervisora aposentada da RME e cantora. Na oportunidade, houve a inauguração de um novo quadro dentro do Música em Debate chamado A Música é Sua, que vai ter sempre a presença de filiadas apresentando, uma ideia que nasceu em novembro. Nesta edição, as filiadas Marta Held, Maria Luiza Andrés e Mara Zago trouxeram contribuições. "Cada uma apresenta uma música. No Música em Debate sempre vai ter isso, a participação DELAS, atuando ali na frente, apresentando músicas, comentando", sublinha o professor Marcos Maurício Alves. 

"Para mim foi um enorme prazer participar do Música em Debate. Ser convidada para um evento como esse, num momento tão difícil como o que estamos vivendo, me deu a oportunidade de levar um pouco de leveza para as pessoas e vivenciar isso com elas foi uma enorme satisfação! Além disso,, poder falar da minha nova carreira como cantora, com pessoas tão acolhedoras e com as quais eu dividi grande parte da minha vida na EEducação foi uma grande alegria para mim. Quero deixar um agradecimento especial à Norma Lúcia Andrade dos Santos, Diretora Cultural do SINESP, que me fez o convite e também ao Jean e ao Marcos, que foram maravilhosos ao conduzir tudo de um jeito leve e descontraído, me dando espaço pra que eu pudesse falar sobre a minha grande paixão: a música. Obrigada, SINESP, por essa oportunidade."

ANAMARA RIBEIRO, CONVIDADA

internaMusicaemDebate

"Participar do Música em Debate foi uma experiência muito gostosa e gratificante. Foi uma oportunidade para mostrar um pouco da música e poesia do cantor e compositor Vander Lee através da obra Meu JardimMuito boa a iniciativa do SINESP de propor nossa participação trazendo alguma música para ser discutida pelo grupo. Tivemos três apresentações e foi uma viagem através da música, além da apresentação maravilhosa da Anamara. Nesta pandemia, as atividades online do SINESP fizeram toda a diferença neste período tão difícil contribuindo para a troca de experiências através da discussão de filmes, livros e da música, com a mediação dos professores Marcos e Jean, que conduzem tudo com muita sensibilidade e conhecimento."

MARIA LUIZA ANDRÉS

"Na sexta-feira, dia 19, participei do evento do SINESP que gosto muito, é o Música em Debate. Momentos de descontração, alegria e participação. Sempre, Jean e Marcos nos proporcionam oportunidades de ouvir e descobrir músicas boas! Neste dia, tivemos pela primeira vez, a participação das pessoas inscritas, uma poderia apresentar uma música e eu escolhi duas. Escolhi o Fado, falei um pouco sobre ele, o histórico e o quanto é importante para o povo português e sua projeção internacional. Escolhi a fadista,da nova geração, Cuca Roseta, com as músicas, Fado do Abraço e Amor de Domingo. Gostei muito de participar. Foi bom e desafiador."

MARTA HELD

"Ouvir música já é um prazer em si. Ouvir música na companhia de colegas, poder contextualizá-la, analisar sua mensagem, sua melodia...isso é muito melhor. Compartilhamos músicas, compositores ou intérpretes que nem sempre estavam em nosso repertório. É enriquecedor. É como estar num happy hour numa sexta-feira, falando de coisa séria mas nos divertindo ao mesmo tempo".

MARA ZAGO


TURMA ESPECIAL DO NOVO CURSO ALONGAMENTO E MEDITAÇÃO

  • Especialmente para o Mês das Mulheres, o CFCL-SINESP criou uma nova turma do novíssimo curso permanente Alongamento e Meditação, ministrado pelo Professor Carlos Alberto. Com adesão em peso das filiadas, acontece às segundas e quartas, das 19h às 20h.

bannerAM

"Embora as aulas de Alongamento e Meditação tenham começado há pouco tempo, têm ajudado muito a manter o equilíbrio do corpo e da mente neste difícil momento que estamos vivendo. O professor Carlos é muito atencioso e mesmo online consegue observar e orientar as participantes do grupo."

ALICE DA CONCEIÇÃO


O site do SINESP está sempre atualizado com as novidades do CFCL-SINESP em cursos, atividades e eventos.

Fique de olho! E Participe!

SINESP, junto às Gestoras e aos Gestores Educacionais!

0
0
0
s2sdefault