A Exposição Arqueológica Virtual Um lugar chamado Geribanda foi feita pelo Projeto Geribanda e pelo Liber Studium - Laboratório de Arqueologia do Capitalismo (FURG), em parceria com o Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos (UFPel). Geribanda é a praça que hoje se chama Tamandaré e fica no centro da cidade de Rio Grande (RS), no extremo sul do Brasil.
 
Tudo começou no ano de 2015, quando a Prefeitura da cidade estava fazendo obras na praça para instalação de pontos de ônibus. A partir dos primeiros achados, como é previsto por lei nessa situação, o Ministério Público Federal e o IPHAN embargaram as obras para que o trabalho arqueológico fosse realizado. Foram meses de escavações, trabalho em laboratório e educação patrimonial. 
 
A Praça Tamandaré sempre foi um lugar de importância para as comunidades negras, o que ficou evidenciado na escavação arqueológica. Ali, foram encontrados vestígios dessa presença. São muitos materiais arqueológicos em vidro, louça, cerâmica, metal e couro, além de restos de obras anteriores, ossos de animais, madeira e vários outros artefatos, que estão à disposição para visitação no site do Projeto.
 
 
0
0
0
s2sdefault