Atividades para as crianças, clássicos da Literatura Universal, saberes da Educação, autores consagrados e independentes, imagens de um supertelescópio espacial, livros de arte: tem milhares de livros grátis disponíveis na internet. São conteúdos que impressionam pela riqueza e pela diversidade. E o melhor: os e-books são portáteis e podem ser levados para onde a gente quiser.

Os arquivos são leves e podem ser baixados para computadores ou celulares, para ler sem precisar de conexão com a internet. A maioria dos e-books estão em formato PDF, mas há sites que oferecem versões online ou para programas como ePUB, MOBI e até para Word. Veja como baixar o PDF Reader e o ePUB no final da matéria.

 

Confira lista de sites com centenas de e-books grátis

Biblioteca da UNESCO reúne todas as bibliotecas do planeta

Hyakumanto Darani

A Biblioteca Digital Mundial da Unesco que tem, sobretudo, caráter patrimonial, permite orientar busca por épocas, zonas geográficas, tipo de documento e instituição. O sistema propõe referências em sete idiomas (árabe, chinês, inglês, francês, russo, espanhol e português), embora os originais estejam em mais de 50 línguas. Os tesouros incluem o Hyakumanto Darani, um documento em japonês publicado no ano 764 e considerado o primeiro texto impresso da história. O acesso é gratuito e não precisa se registrar.

Editora Limiar tem atualização constante e livro sobre saberes

limiar

A Limiar inclui toda semana novos títulos para download em formato PDF ou ePUB. São clássicos da literatura universal, além de obras de autores brasileiros de gêneros diversos, como Educação, Meio Ambiente e Ficção. Destaque para o livro  A árvore escondida, de Cecília Vaz Castilho, educadora popular e mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social.

Infantis trazem atividades e brincadeiras

mol

A Editoria MOL tem três de seus títulos em versão digital para download grátis. O livro 101 Coisas Para Fazer com as Crianças Antes que Elas Cresçam, o baralho recreativo Língua Solta! e o eBook Brinca Comigo?. Mediante um pequeno cadastro, o usuário tem acesso ao link do e-book para visualização pela internet ou download em PDF.

Mergulhe no universo de Hannah Arendt

hannaharendt2

Hannah Arendt foi uma filósofa alemã de origem judaica que é uma das pensadoras mais influentes do século XX. Sua obra é marcada por assuntos muito atuais como o totalitarismo, a política e o mal. Seus pensamentos são base fundamental para outros autores contemporâneos. Download em PDF.

Casa Rui Barbosa: Se o assunto é cordel, o lugar é aqui

cordel

São mais de 9.000 folhetos de cordel disponíveis para consulta online por meio de suas referências catalográficas, que podem ser consultadas por índices, como o de autor, título, assunto, local de publicação, editora/tipografia, data, gênero literatura de cordel, na base de dados da Casa Rui Barbosa. Os assuntos utilizados na indexação dos folhetos digitais estão listados no Vocabulário de Cordel. Tem acesso às obras no próprio navegador e a opção de baixar o volume em PDF.

Universo Machadiano ao alcance de todos

machado

Resultado de uma parceria entre o Portal Domínio Público - a biblioteca digital do MEC - e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina, a Coleção Digital Machado de Assis reúne mais de 300 títulos do autor. Dá pra ler no site ou baixar em PDF.

Acervo digital da Bibioteca da USP traz cerca de 3 mil títulos

bibliotecausp

A Biblioteca Digital (BBM Digital) da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) tem um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil com mais de 3500 títulos. Destaque para as coleções de livros de literatura brasileira, história do Brasil e relatos de viajantes, que vão do século XVI ao início do século XX. Rico em mapas, iconografias, obras de referência, folhetos e periódicos, permite consulta no próprio site ou o download das obras em PDF.

Biblioteca Britânica tem portal com manuscritos raros

aliceuklibrary

Livros antigos podem ser folheados e permitem uma experiência diferente ao usuário que tem familiaridade com outros idiomas. Disponíveis de forma online, podem ser consultados também em versão áudio. Site em inglês.

Arte: o MET Museum encanta com mais de 400 obras para download

metny

O Metropolitan Museum of Art é o maior museu de arte dos Estados Unidos e oferece em seu site livros de arte que podem ser lidos online ou baixados em PDF.

Luso oferece centenas de títulos em Língua Portuguesa

uklibrary

Pra quem é fã de e-books, este site apresenta três versões para download: em PDF, e-PUB e MOBI. A plataforma reúne centenas de livros em Língua Portuguesa de autores de todos os países lusófonos.

Bibliopedra tem apostilas de cursos também

bibliopedra3

O grande diferencial deste site é que as obras estão em Word. São centenas de livros e cursos

NASA promove passeio pelo espaço sideral em livros com imagens incríveis

NASA3

O site da NASA tem muito conteúdo e encanta até quem não lê em inglês dada a riqueza de imagens, registradas em várias missões espaciais. Tem uma seção dedicada a livros que contam a história da agência  (clique aqui para ler). Os livros podem ser lidos em PDF, ePUB ou MOBI para Kindle.

Destaque para títulos como Hubble Focus: Galaxies through Space and Time, com as grandes descobertas do telescópio espacial, The Saturn System Through the Eyes of Cassini, uma compilação das 450 mil imagens de Saturno e suas luas captadas durante 13 anos pela sonda Cassini, Earth, com imagens da Terra vista do alto registradas por astronautas que estiveram na Estação Espacial Internacional nos últimos 25 anos e Earth at Night, que também retrata a Terra vista do espaço, mas, durante a noite.

National Emergency Library foi criada durante a pandemia

EmergencyLibrary

A National Emergency Library é uma coleção temporária de livros que dá apoio ao ensino emergencial remoto enquanto universidades, escolas, centros de treinamento e bibliotecas foram fechados devido à pandemia da Covid-19. Os livros da Biblioteca Nacional de Emergência estão disponíveis em inglês e apenas para um usuário por vez, por meio de empréstimos digitais controlados. 


É tanto livro grátis que dá até para aproveitar para fazer uma doação para o projeto Retomada das Livrarias, da Câmara Brasileira do Livro. O objetivo é arrecadar fundos para ajudar financeiramente as micro e pequenas livrarias diante do novo cenário de pandemia. São aceitas contribuições de qualquer valor. Clique aqui para ajudar o Projeto Retomada das Livrarias.

>>> Clique aqui para baixar grátis o leitor de documentos em PDF

>>> Clique aqui para baixar grátis o leitor de livos em e-pub (download automático)

0
0
0
s2sdefault