Retrato 19 AmbienteFisico Site 1O Retrato da Rede do SINESP mostra que a precariedade das instalações e dos equipamentos à disposição na Rede Municipal de Educação é cada vez maior.

Nesse ano, 60,28% dos Gestores Educacionais apontaram que suas Unidades têm instalações inadequadas para os educandos (espaço insuficiente para atendimento das necessidades educacionais e de trabalho, ausência de equipamentos e mobiliários apropriados, bem como de parques infantis e falta de acessibilidade). Os recursos financeiros existentes são insuficientes para atender essas demandas.

As Unidades Educacionais, com o PTRF ou o PDDE, podem realizar apenas pequenas manutenções, porém a Rede Municipal tem inúmeros prédios antigos, vindos de diversas épocas e concepções educacionais, alguns inclusive sem previsão de espaço para Sala de Professores ou implementação de brinquedotecas, ateliês, laboratórios e/ou outros espaços educacionais nos equipamentos da Educação Infantil, Fundamental e Médio.

53,30% dos Gestores Educacionais afirmam que as Unidades onde atuam não possuem equipamentos de infraestrutura necessários para o desenvolvimento do projeto pedagógico.

O entorno das Unidades Educacionais traz como informação um dado que complementa o Item Violência: 79,53% dos Gestores Educacionais afirmaram que o ambiente do entorno escolar apresenta problemas para o desenvolvimento do seu trabalho, em especial, em virtude da insegurança e do acúmulo de lixo. 

Retrato 19 AmbienteFisico Site 2O conjunto de respostas neste quesito é coerente e consistente. Revela abandono da administração pública municipal em relação às condições físicas e de segurança tanto das Unidades Educacionais, quanto do seu entorno: ruas esburacadas, sem iluminação e escolas sem segurança são indicadores que convergem para uma crítica sobre a ausência crônica do Estado no município.

 

Equipamentos de informática

Os primeiros equipamentos de informática chegaram à Rede Municipal de Educação no final dos anos 80. Desde então houve apenas 4 trocas na Rede e uma ainda em curso desde o ano passado.

Está fresco na memória de muitos Gestores e outros profissionais da rede que algumas Unidades Educacionais recebiam os equipamentos antigos de outras Unidades.

A Administração nega, porém a prática existe, sobretudo devido à insuficiência de equipamentos na maioria das Unidades Educacionais

Somente 19,24% afirmam que sua unidade de trabalho possui equipamentos de informática em número suficiente.

 

Além de não serem suficientes, os equipamentos disponíveis não são atualizados ou não funcionam adequadamente para 80,14% dos entrevistados.E para 69,27%, a assistência técnica da área de informática não é prestada de forma ágil e eficiente.

0
0
0
s2sdefault