A palestra tratará amplamente as questões ambientais e a forma como nos relacionamos com o planeta, discutindo os problemas ambientais que vem sendo criados desde sempre. A degradação do meio ambiente não é coisa recente nem é derivado das mudanças climáticas, mas sim da relação predatória que temos com o planeta. Um outro aspecto a ser abordado é o papel da ciência neste processo, que é onde colocamos todas as nossas esperanças sem levar em conta que quem define para onde vai a ciência é o grande capital e a política que andam na maioria das vezes de braços dados. Além disso, discutiremos a questão social que perpassa todas as questões aqui colocadas.
Joana Angelica Guimarães da Luz - Professora Titular da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB. Geóloga com Mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela UFBA (1996), Ph.D. pela Cornell University (2003) e Estágio Pós-Doutoral pela Brown University (2004).
Tem experiência na área de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, com ênfase em água subterrânea. Também atua em diversos temas relacionados à administração pública e ao ensino público brasileiro. Foi Professora colaboradora do State University of New York (1999-2003), Pesquisadora da New York State Science Foundation (2000-2001) e Diretora do antigo Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável - ICADS da UFBA, atualmente UFOB (2006-2011). Compôs a equipe da Diretoria Executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, Gestão 2020/2021. Atualmente em seu segundo mandato como Reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB (com sede em Itabuna, Porto Seguro e Teixeira de Freitas), sendo a primeira mulher negra a ser eleita e reeleita Reitora de uma universidade federal brasileira. Renata Belzunces dos Santos - Doutora pelo Programa de Pós Graduação Integração da América Latina na Universidade de São Paulo (PROLAM-USP), pesquisou o tema dos dilemas e limites da ação sindical para a questão ambiental, no caso da mineração no Brasil e no Peru. É Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp (IE-Unicamp), título obtido em outubro de 2006.
Possui Licenciatura bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCL/Ar-UNESP) e bacharelado em Ciências Econômicas pela mesma universidade. Desde 2007 atua profissionalmente no DIEESE, onde desenvolve ampla gama de atividades relacionadas a análise do mercado de trabalho e assessoria à entidades sindicais de diversos setores econômicos. Desde o ano de 2019 dedica-se parcialmente a projetos que relacionam trabalho, sindicatos e meio ambiente. Tem experiência docente, tendo lecionado em várias universidades privadas entre 2006 e 2010, e desde 2020 na Escola DIEESE Ciências do Trabalho.