0
0
0
s2sdefault

SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Documento: 089556576   |    Atos Normativos e Despachos

 

SEI 6016.2023/0106517-1

 

Interessado: Secretaria Municipal de Educação / Coordenadoria Pedagógica (SME/COPED)

Assunto: Matriz do curso de Formação Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade Normal

Relatoria: Guiomar Namo de Mello, Rose Neubauer (Teresa Roserley Neubauer da Silva) e Sueli Aparecida de Paula Mondini

Parecer CME nº 16/2023

Aprovado em 05/09/2023

 

I. RELATÓRIO

1. Histórico

Considerando o Parecer CME 06/2021 que aprovou as Matrizes para todos os anos do Ensino Médio, nas 4 unidades com oferta no período diurno, nas 4 unidades com oferecimento no período noturno e na EMEBS Hellen Keller no diurno e noturno;

Considerando o Parecer CME 09/2022 que aprovou a Matriz Curricular somente do 1º ano do curso de Formação Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade Normal, com compromisso de envio das Matrizes referentes às demais séries do curso normal de nível médio, para apreciação deste Colegiado:

a Secretaria Municipal de Educação (SME) encaminha, em agosto/2023, proposta de Matriz de todos os anos do curso para apreciação e aprovação deste Conselho Municipal de Educação (CME), para a implantação a partir de 2024.

O curso Formação Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade Normal na EMEFM Professor Derville Allegretti, para os ingressantes em 2024, obedecerá à proposta de Educação Integral em tempo integral com carga horária total de 4050 horas, distribuídas em 3 (três) anos, de 45 aulas semanais, ou seja, 9 (nove) aulas por dia, de 45 minutos cada.

Os estudantes do 1º ano 2023 que optarem pelo curso Formação Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade Normal, cumprirão, a partir de 2024, a Matriz Curricular aqui apresentada (SEI 089559326):

A Matriz Curricular apresentada para a 1ª série em 2024 traz como diferencial o Fortalecimento das Aprendizagens.

A partir da 2ª série, são desenvolvidas as unidades de percurso do Itinerário de Formação Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade Normal, com ementas e bibliografias oferecendo subsídios aos educadores para desenvolvimento do Curso, conforme Resolução CME nº 01/2023.

 

2. Apreciação

Trata o presente de proposta apresentada pela SME, por meio da COPED, para curso Formação Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade Normal na EMEFM Professor Derville Allegretti.

A proposta analisada possibilita que as demais unidades de ensino médio, possam ofertar, a partir de 2025, o curso Formação Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade Normal, pois o desenvolvimento de componentes curriculares específicos para o curso acontecerá sempre a partir do 2º ano, como ocorrerá em 2024 na EMEFM Professor Derville Allegretti.

A Matriz Curricular apresentada traz a Formação Técnica Profissional para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental - regular e EJA, com carga horária de 4.050 horas distribuídas em três anos de tempo integral.

A Formação Geral Básica e o Itinerário Formação Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade Normal serão desenvolvidos de forma articulada e integrada na mesma unidade escolar.

Na Matriz Curricular apresentada, o Itinerário Formação Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade Normal possibilitará aos estudantes, 420 horas de estágio supervisionado e, como diferencial, 400 horas de práticas pedagógicas nos componetes curriculares.

Concluindo, a Matriz apresentada tem embasamento na legislação federal: Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais à Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum à Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação) e atende às normas municipais: Recomendação CME 02/2023 e Resolução CME 01/2023.

Isto posto, este Conselho apresenta ponderações, que merecem atenção da Secretaria Municipal de Educação:

1. A promoção da avaliação em processo, indicando como os Componentes Curriculares, integrantes das Áreas do Conhecimento articulados com a Unidade de Percurso do Itinerário de Formação Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade Normal, contribuirão para a constituição das Competências Gerais e Competências Específicas enunciadas para os estudantes do Ensino Médio;

2. As horas obrigatórias de Práticas Pedagógicas trarão base para o desenvolvimento do trabalho do profissional dos egressos do curso, sendo desenvolvidas de duas formas:

a. Práticas Pedagógicas nos Componentes Curriculares (PPCC), como metodologia, realizadas ao longo do curso e integradas aos componentes curriculares específicos da Formação Técnica Profissional modalidade Normal. Deverão ser desenvolvidas associadas às metodologias ativas e ao emprego de inovações, das linguagens digitais e ao compromisso com a igualdade e equidade educacional.

b. Estágio supervisionado, em situação real de trabalho em escola, segundo o Projeto Pedagógico do Curso - PPC da unidade educacional articulado simultaneamente às dimensões do conhecimento profissional e engajamento profissional e às especificidades distintas da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A carga horária do estágio supervisionado do Curso Normal deverá ser igualmente distribuída nas duas etapas de atuação do futuro professor - Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental - regular e EJA, e especificada no PPP da unidade, no Projeto Pedagógico do Curso e no Regimento Escolar.

 

II. CONCLUSÃO

Nos termos deste Parecer, autorizam-se as alterações constantes na proposta para o Curso Normal de Nível Médio da EMEFM Professor Derville Allegretti, com possibilidade de expansão para outras unidades de ensino médio e aprova-se a Matriz Curricular do Curso de Formação Profissional Técnica de Nível Médio - Modalidade Normal no período diurno, para atuação profissional na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental - regular e EJA.

 

III. DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO

O Conselho Municipal de Educação aprova, por unanimidade, o presente Parecer.

 

Sala do Plenário, em 05 de setembro de 2023

Conselheira Cristina Margareth de Souza Cordeiro

No exercício da Presidência

Conselho Municipal de Educação de São Paulo - CME SP

 

Publicado no DOC de 06/09/2023 – pp. 25 e 26

 

Acesse, AQUI, o arquivo em pdf.

Acompanhe o site, as redes sociais e o canal do SINESP no WhatsApp

.redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp facebook  redes sociais do sinesp linktree

JUNTOS SEGUIMOS MAIS FORTES!