COMUNICADO Nº 631, DE 02 DE AGOSTO DE 2017.
O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A COORDENADORA DE CODAE, COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO FORMAÇÃO HORTAS PEDAGÓGICAS, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:
I - OBJETIVOS:
PROPORCIONAR FORMAÇÃO TÉCNICA À COMUNIDADE ESCOLAR COM VISTAS A SUBSIDIAR A ELABORAÇÃO DE UM PLANO DE AÇÃO DE HORTA ESCOLAR DE BASE AGROECOLÓGICA, A SUA IMPLANTAÇÃO E UTILIZAÇÃO COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EM SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL.
II - CONTEÚDO:
LEI 16.140 DE 17/03/2015 (ORGÂNICOS), DECRETO N° 56.913 DE 05/04/2016 (HORTAS PEDAGÓGICAS); POLÍTICA MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS E CONCEITOS SOBRE POLÍTICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL; POLÍTICA MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL; UTILIZAÇÃO PEDAGÓGICA DAS HORTAS (INTERDISCIPLINARIDADE), COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL; REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA E USO PEDAGÓGICO DE HORTAS EM ESCOLAS; PROPAGAÇÃO DE HORTALIÇAS, TRATOS CULTURAIS; ROTAÇÃO E CONSORCIAÇÃO DE CULTURAS, IDENTIFICAÇÃO DE PRAGAS, DOENÇAS E MÉTODOS DE CONTROLE; AULA PRÁTICA DE HORTA; COLHEITA, CULTIVO EM RECIPIENTES.
III - METODOLOGIA:
SERÃO UTILIZADAS AULAS EXPOSITIVAS E PRÁTICAS, COM EXPOSIÇÕES DIALOGADAS E OFICINAS PARA DEMONSTRAÇÃO E VIVÊNCIA DE TÉCNICAS DE CULTIVO. A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA, SERÁ A BASE METODOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO DO CURSO, PRIORIZANDO A COOPERAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DE PROCESSOS COLETIVOS.
OBS: EM TODAS AS TURMAS SERÃO REALIZADAS AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS
IV - PÚBLICO ALVO:
AGENTE DE APOIO, AGENTE ESCOLAR, AUX. TÉCNICO DE EDUCAÇÃO, COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. DE EDUCAÇÃO INFANTIL, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. E.F. II E MÉDIO
V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 25 HORAS PRESENCIAIS
VI - CRONOGRAMA:
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: DE 14/08/2017 A 15/11/2017
DRES ITAQUERA E SÃO MATEUS
HORÁRIO: 8H ÀS 12H
DATA: 16/08, 23/08, 06/09/2017 - LOCAL: PARQUE DO CARMO - AV. AFONSO SAMPAIO SOUZA, 951 ITAQUERA
DATA: 30/08 E 13/09/2017 - LOCAL: RUA PROF. DÉCIO MACHADO GAIA, 50, SÃO MATEUS (ALTURA N° 1600 DA AVENIDA MATEO BEI)
DRES SÃO MIGUEL PAULISTA E GUAIANASES
HORÁRIO: 8H ÀS 12H
DATA: 18/08, 25/08, 01/09, 15/09, 22/09/2017 – SUBPREFEITURA DE ITAIM PAULISTA - AV. MARECHAL TITO, 3012. ITAIM PAULISTA
DRES IPIRANGA E PENHA
HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H
DATAS: 14/08, 28/08, 04/09/2017 - PARQUE DO IBIRAPUERA - AV. IV CENTENÁRIO, S/N PORTÃO 7-A (ALTURA DO NÚMERO 1268)
DATAS: 21/08, 11/09/2017 - CAMPO EXPERIMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE JARDINAGEM - PARQUE DO IBIRAPUERA - AV. PEDRO ÁLVARES, S/N (PORTÕES 3 E 4)
DRE BUTANTÃ
HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H
DATAS: 22/08, 29/08, 05/09, 19/09, 26/09/2017 – PARQUE DA PREVIDÊNCIA - RUA PEDRO PECCININI, 88 JD. ADEMAR (ALTURA DO KM 11,5 DA RODOVIA RAPOSO TAVARES)
DRES JAÇANÃ/TREMEBÉ E FREGUESIA/BRASILÂNDIA
HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H
DATAS: 15/08, 22/08, 29/08, 05/09, 12/09/2017 – ÁREAS VERDES DA SUBPREFEITURA DE SANTANA - RUA ÁLVARO DE ABREU, 290-A JD. SÃO PAULO
DRE PIRITUBA/JARAGUÁ
HORÁRIO: DAS 8H ÀS 12H
DATAS: 17/08, 24/08, 31/08, 11/09, 21/09/2017 – PARQUE PINHEIRINHO D’AGUA - AV. MARECHAL TITO, 3012. ITAIM PAULISTA
ATIVIDADES ADICIONAIS:
DATAS DAS VISITAS TÉCNICAS DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS NAS UNIDADES EDUCACIONAIS: ENTRE 27/09 A 15/11
VII - TOTAL DE VAGAS: 240 VAGAS, SENDO 40 VAGAS POR TURMA
QUANTIDADE DE TURMAS: 6 TURMAS
VIII - REGENTES:
MATILDE CONCEIÇÃO LESCANO SCANDOLA - RF: 6847692; LAURA DA SILVA DIAS RAHAL - RF: 6099041; JULIA MERCEDES PÉREZ FLORIDO - RF: 8272867; ADÃO LUIZ CASTANHEIRO MARTINS - RF: 6295231; THIAGO BELONI - RF: 778.715.4; ANA SORAYA NASCIMENTO - RF: 570.578.9; SOLANGE CAVALCANTE DA S. REDOLFI - RF: 5738083; JULIANO CARRACO AZANHA - RF: 7894619; JOSÉ FRANCISCO ARMELIN - RF: 7987102; ALINE MOTA DA SILVA - RF: 787814-1; SAMANTHA C. HONÓRIO - RF: 8396868; EDGAR ZANETTI JUNIOR - RF: 8386463; DANIELE MOREIRA BARROS - RF: 8391661; FELIPE ALBERTO FERNANDES - RF: 839.713.9; ELYSSON COTRIM - RF: 807954; MILENE SIQUEIRA SOUZA - RF: 793.205.7; RODRIGO PEREIRA DOS SANTOS MENDES - RF: 8385254
IX- CERTIFICAÇÃO:
MEDIANTE 100% FREQUÊNCIA E ENTREGA DE PLANO DE AÇÃO NO ÚLTIMO DIA DA FORMAÇÃO DEVENDO TER AVALIAÇÃO SATISFATÓRIA (S) PARA APROVAÇÃO. OS PARTICIPANTES DEVERÃO RESPONDER A UM QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO QUE SERÁ DISTRIBUÍDO TAMBÉM NO ÚLTIMO ENCONTRO.
X - INSCRIÇÕES:
DE 01/08 A 10/08/2017 PELO LINK: https://goo.gl/forms/xAgnIu02HiZcGzBD3
CADA UNIDADE EDUCACIONAL DEVERÁ INDICAR 3 MEMBROS, COMO SEGUE ABAIXO:
MEMBROS ESCOLARES DAS DRES: BUTANTÃ, FREGUESIA DO Ó, GUAIANASES, IPIRANGA, ITAQUERA, JAÇANÃ-TREMEMBÉ, SÃO MATEUS, SÃO MIGUEL PAULISTA, PENHA, PIRITUBA-JARAGUÁ.
- 01 MEMBRO DA EQUIPE GESTORA: DIRETOR DA UNIDADE, ASSISTENTE DE DIRETOR OU COORDENADOR PEDAGÓGICO
- 01 MEMBRO DA EQUIPE DOCENTE: PROFESSOR
- 01 MEMBRO DA EQUIPE DE APOIO (CUIDADOR DA HORTA): A.T.E., AGENTE ESCOLAR OU AGENTE DE APOIO
AS VAGAS SERÃO PREENCHIDAS RESPEITANDO O ENVIO COMPLETO DO FORMULÁRIO, COM INDICAÇÃO OBRIGATÓRIA DOS TRÊS MEMBROS DA UNIDADE (1 GESTOR +1 PROFESSOR+1 CUIDADOR DA HORTA) E QUE ATENDEREM AO SEGUINTE PERFIL: PRESENÇA DA TEMÁTICA HORTA E/OU SUSTENTABILIDADE NO P.P.P, COMPROMETIMENTO PARA DESENVOLVER UM PLANO DE AÇÃO DE IMPLANTAÇÃO DE HORTA EM SUA UNIDADE. SERÃO SELECIONADAS AS PRIMEIRAS UNIDADES QUE ENVIAREM O FORMULÁRIO COMPLETO, SENDO UM CEI, UMA EMEI E UMA EMEF, CONFORME ABAIXO:
DRES IQ, SM: 6 ESCOLAS POR DRE, SENDO 2 CEI, 2 EMEI, 2 EMEF (3 MEMBROS DE CADA ESCOLA);
DRES MP, G: 6 ESCOLAS POR DRE, SENDO 2 CEI, 2 EMEI, 2 EMEF (3 MEMBROS DE CADA ESCOLA);
DRES IP, PE: 6 ESCOLAS POR DRE, SENDO 2 CEI, 2 EMEI, 2 EMEF (3 MEMBROS DE CADA ESCOLA);
DRE BT: 12 ESCOLAS POR DRE, SENDO 4 CEI, 4 EMEI, 4 EMEF (3 MEMBROS DE CADA ESCOLA);
DRES JT, FO: 6 ESCOLAS POR DRE, SENDO 2 CEI, 2 EMEI, 2 EMEF (3 MEMBROS DE CADA ESCOLA);
DRE PJ: 12 ESCOLAS POR DRE, SENDO 4 CEI, 4 EMEI, 4 EMEF (3 MEMBROS DE CADA ESCOLA);
SERÁ ENCAMINHADO EMAIL DE CONFIRMAÇÃO DE INSCRIÇÃO.
XI- ÁREA PROMOTORA:
SME/CODAE
Publicado no DOC de 03/08/2017 – pp. 24 e 25