DOC 09/12/2017 – P. 71

 

PLANO DE TRABALHO-METAS – 2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

UNIDADE DE TRABALHO: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO SÃO MATEUS

CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO: 161080000000000

GESTOR DA UNIDADE DE TRABALHO: Mirtes Innocencio da Silva – RF: 638.991.1.

 

1- Nome da ação: AMPLIAÇÃO DE VAGAS EM CENTROS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Tipo de ação: ( ) Projeto (X) Processo

Responsáveis pela ação: Célia Constancia Barasniewski Marchetti RF.725.514.4; e Carla Maria Alvarez, RF: 660,151.1;

Justificativa da Ação: É necessário garantir o acesso e pleno atendimento à demanda de crianças na faixa etária de 0 a 3 anos. Por meio de um trabalho articulado entre os Núcleos da Demanda Escolar, Parcerias, Prédios e Equipamentos e Supervisão Escolar, identificando áreas para construção ou ampliação através de novas parcerias com as organizações da sociedade civil;

Público Alvo: Comunidade escolar na faixa etária de 0 a 3 anos;

Objetivos: Ampliar o número de CEIs parceiros garantindo a qualidade da Educação Infantil considerando os Indicadores de Qualidade de Educação Infantil Paulistana;

Cronograma contendo as etapas e/ ou o período de execução:

a) Realizar a captação de imóveis para a instalação de CEIs de janeiro a dezembro;

b) Celebração de Termos de Colaboração de acordo com a portaria, de agosto a dezembro.

Metas e Indicadores a serem alcançados:

Criar 2.676 (8,9% de 30.000, meta de SME) vagas iniciais nos CEIs, quer seja como ampliação de vagas nas Unidades Educacionais existentes e/ou com novas Celebração de Termos de Colaboração; Garantir a aplicação dos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil, nas Unidades Educacionais das novas parcerias.

 

2- Nome da Ação: “FORMAÇÃO CONTINUADA: AÇÕES E REFLEXÕES

Tipo de Ação: Processo

Responsáveis pela Ação: Paula Cristina Castro Pinheiro Bandler, RF: 727.580-3, Carla Maria Alvarez, RF: 660.151-1 e Rejane Maria Bressan, RF: 558.910.0;

Justificativa da Ação: Considerando a meta de garantir formação dos profissionais que atuam nas Unidades Escolares, em especial a do Coordenador Pedagógico; favorecer a consolidação dos direitos de aprendizagens de todos os alunos, crianças e jovens; o acompanhamento de ações junto as UEs diante dos resultados das avaliações externas e internas, a DIPED da DRE São Mateus propõe a organização de ações formativas e de acompanhamento, visando à implementação das propostas da SME e a melhoria das aprendizagens/desenvolvimento das crianças, jovens e adultos.

Público Alvo: Coordenadores Pedagógicos dos CEIs, EMEIs, EMEFs e EMEFM da rede direta e Coordenadores Pedagógicos da Rede Conveniada e Parceira; Diretores Escolares das EMEFs e EMEFM; Diretores Escolares dos CEIs e EMEIs ingressantes na Educação Infantil; Professores Recuperação Paralela, Professores com projetos de recuperação paralela; Professores Ciclo de Alfabetização, Interdisciplinar e Autoral; Monitores e Coordenadores do MOVA; Professores Orientadores de Sala de Leitura - POSL; Professores Orientadores de Informática Educativa - POIE; Estagiários dos Programas Aprender sem Limites e Parceiros de Aprendizagem; Professor de Atendimento Educacional Especializado PAEE; Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I em regências nas EMEIS e Professor de Educação Infantil.

Objetivo a ser atingido:

1. Fortalecer a atuação do Coordenador Pedagógico como formador de professores; 2. Promover formação para Coordenadores Pedagógicos das unidades educacionais - EF e EI, com foco na Gestão Pedagógica – planejamento do trabalho do CP, acompanhamento do trabalho pedagógico do professor e materiais produzidos por SME/COPED; 3. Oferecer semanalmente horário de plantão para atendimento às Equipes Escolares, em especial aos Coordenadores Pedagógicos contribuindo na elaboração de pautas de formação e análise de registros pedagógicos; 4. Visitar as Unidades Educacionais, para apoio e orientações aos Coordenadores Pedagógicos, no acompanhamento do trabalho dos professores e utilização dos materiais produzidos por SME – E.F e E.I.; 5. Promover encontros formativos com Diretores de Escola e Coordenadores Pedagógicos das EMEF/ EMEFM para acompanhamento das aprendizagens dos alunos; 6. Contribuir para uma gestão pedagógica compartilhada nas Unidades Educacionais; 7. Promover a formação de Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I com foco nos registros que compõem a Documentação Pedagógica; 8. Promover formação para Professores do Ensino fundamental I e II; 9. Promover formação para professores de recuperação paralela em Língua e Matemática; 10. Promover a formação dos Professores Orientadores de Informática Educativa e Professor Orientador de Sala de Leitura articulando com as salas regulares;11. Promover formação mensal aos Monitores e Coordenadores do MOVA; 12. Promover formação mensal para os estagiários do Programa: Aprender se Limites e Parceiros de Aprendizagem; 13. Promover Formação para PAEEs.

Cronograma contendo as etapas e/ ou o período de execução:

1. Encontros de formação com os Coordenadores Pedagógicos das Unidades Educacionais Educação Infantil, Ensino Fundamental (mensalmente - março a dezembro); 2. Acompanhamento da frequência nos encontros de formação, análise dos registros, produções e tarefas formativas de observação das práticas pedagógicas (mensalmente); 3. Analisar os dados das sondagens realizadas pelas Unidades Educacionais, e das Avaliações externas, para planejamento das intervenções e pautas de formações pedagógicas necessárias (bimestralmente); 4. Visitas às Unidades Educacionais que se encontrarem abaixo da meta do IDEB e das Unidades que solicitarem acompanhamento e/ou forem indicadas pela Supervisão Escolar para acompanhamento e observação da ação de formação e práticas docentes, articuladas com a Equipe Gestora da Unidade Educacional e Supervisão Escolar (mensalmente); 5. Reunião entre DIPED e Supervisão Escolar para articulação de ações de acompanhamento e avaliação dos Projetos e Programas da SME (mensalmente - janeiro a dezembro); 6. Plantão de atendimento aos Coordenadores Pedagógicos para orientações sobre suas pautas de formação para intervenções junto ao coletivo das escolas (semanalmente); 7. Acompanhamento pedagógico dos PAAIs, por meio da itinerância nas UEs, buscando institucionalizar o Atendimento Educacional Especializado – AEE (fevereiro a dezembro – mensalmente); 8. Articular a Rede de Proteção NAAPA (fevereiro a dezembro). Todas as ações serão desenvolvidas de fevereiro a dezembro de 2017, conforme o cronograma estabelecido pela DIPED em parceria com COPED, Supervisão Escolar, Equipe do CEFAI, Equipe do NAAPA e Unidades Educacionais.

Meta ou indicador a ser alcançado no final do ciclo da avaliação:

Desenvolver formação continuada para 2015 profissionais que atuem nas Unidades Educacionais

 

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