DOC 09/12/2017 – P. 72

 

PLANO DE TRABALHO-METAS – 2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

 

Unidade de Trabalho: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA / JARAGUÁ

EH: 161071001000000

Gestor da Unidade de Trabalho: Aurora Maria Fernandes, RF: 634.754.1-1

 

1- Nome da Ação: ATENDIMENTO À DEMANDA NA EDUCA-ÇÃO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS

Tipo da Ação: Projeto ( ) Processo ( X )

Responsáveis pela Ação: Aurora Maria Fernandes, RF 634.754.1-1, Clarice Maran Espolare, RF: 558.404.3-4, Sonia Leonora Teixeira da Silva, RF 723.479.1-1, Emerson José Ribeiro Lemes, RF 676.438.0-1, Alessandra Pollon Servilha Soprani, RF 747.938.7-1 e Maria Helena Di Vernieri Cuppari RF: 116.818.5-4.

Justificativa para o desenvolvimento da ação: A demanda pelo atendimento de crianças de 0 a 3 anos justifica a necessidade de ampliação de vagas para esta faixa etária. Esse segmento requer a formação das equipes gestoras e dos professores, nas diferentes linguagens, bem como na organização dos tempos e espaços, inclusive ampliando o acesso e aperfeiçoando no atendimento às crianças, na perspectiva de uma educação integral.

Público alvo: Crianças de 0 a 3 anos

Objetivo a ser atingido: Ampliar a oferta de vagas para a educação infantil de 0 a 3 anos.

Cronograma contendo as etapas e o período de execução:

a) visita técnica às Unidades de Educação Infantil visando a otimização dos espaços educativos para a expansão do atendimento às crianças de 0 a 3 anos tanto na rede direta quanto na

Rede Conveniada – de março a dezembro;

b) análise de propostas de aditamento dos Termos de Parceria dos CEIs da Rede Indireta, visando ao aumento do número de vagas oferecidas às crianças de 0 a 3 anos – março a dezembro.

Meta ou indicador a ser alcançado no final do ciclo de avaliação:

Ampliar em 1.559 (mil, quinhentos e cinquenta e nove, 5,2% de 30.000, meta de SME) vagas nas creches destinadas à Educação Infantil de 0 a 3 anos.

 

2- Nome da Ação: VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Tipo da Ação: Projeto ( ) Processo ( X )

Responsáveis pela Ação: Regina Bruhns Rossini Andrade RF: 727.951.5/2 e Viviane Faulstich Arbex, RF 694.549/1.

Justificativa da Ação: Há o entendimento que, na atualidade, as mudanças sociais, econômicas, culturais e educacionais se processam rapidamente e, portanto, torna-se imprescindível, sobre todos os aspectos, a valorização dos profissionais da educação na sua ação cotidiana, fornecendo-lhes subsídios para seu aperfeiçoamento profissional, incentivando-os na divulgação e apresentação de suas práticas em diferentes momentos e na participação em atividades culturais e de lazer.

Público Alvo: Equipe da DRE-PJ, Equipes dos 27 (vinte e sete) CEIs e 50 (cinquenta) EMEIs, 58 (cinquenta e oito) EMEFs, 2 (duas) EMEFM, 1 (uma) EMEBS e 1 (um) CIEJA e 1 (um) CECI e 5 (cinco) CEUs da DRE –PJ.

Objetivo a ser atingido: Valorizar os Profissionais da Educação por meio de uma política de formação continuada.

Cronograma (etapas e períodos de execução):

a) Reuniões do Diretor Regional com Diretores das Unidades Educacionais, Supervisão Escolar, DIPED, DICEU e DIAF – de junho a novembro;

b) Reuniões dos setores das DREs com as Unidades Educacionais conforme demandas apresentadas – fevereiro a dezembro;

c) Curso de Xadrez, Jogo da Onça e Mancala – abril a novembro;

d) Cursos que atendam e envolvam à formação docente no âmbito pedagógico e capacitação do uso das TICs – maio a novembro;

e) Cursos optativos que envolvem as questões de deficiências/inclusão – de maio a dezembro;

f) Reuniões para discussão e trocas de experiências sobre Educação Integral e Mediação de Conflitos – maio a novembro;

g) Cursos optativos para ampliação da discussão sobre a História e cultura indígena, africana e afrobrasileira – setembro a dezembro;

h) Cursos optativos para ampliação da discussão sobre Matemática, Língua Portuguesa, Neurociências, SGP, Ciências e Contação de histórias – setembro a dezembro;

i) Formação continuada dos Professores de Recuperação paralela - março a dezembro;

j) Formação continuada dos Professores Orientadores de Sala de Leitura - março a dezembro;

k) Acompanhamento da equipe de DIPED às formações oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME-SP) - fevereiro a dezembro;

l) Acompanhamento da equipe de DIPED às reuniões de discussão e elaboração do documento curricular na Secretaria Municipal de Educação (SME-SP) - março a dezembro;

m) Seminários contemplando os diferentes eixos temáticos propostos pela SME nos diferentes níveis da educação básica e nas modalidades de ensino - maio a dezembro;

n) Acompanhamento e formação para professores e equipe gestora da Educação de Jovens e Adultos (EJA) - fevereiro a dezembro;

o) Acompanhamento da formação dos educadores, mantenedores e coordenadores do MOVA – maio a dezembro;

p) Acompanhamento e formação sobre o documento Currículo Integrador da Infância Paulistana - fevereiro a dezembro;

q) Aplicação e acompanhamento dos indicadores de qualidade da educação infantil - maio a dezembro;

r) Reuniões com Gestores de CEUs e suas equipes – março a dezembro

s) Reuniões para Discussão e Fortalecimento da Gestão Democrática e Protagonismo Infantil e Juvenil – CRECE/Grêmio/Conselhos de Escolas e CEI - junho a dezembro;

t) Formação dos coordenadores pedagógicos dos CEIs, EMEIs, EMEFs, EMEFMs , EMEBS, CIEJA.- março a dezembro;

u) Atendimento Itinerante do CEFAI e abertura de Sala de Apoio e Acompanhamento à Inclusão, nas Unidades Educacionais que necessitam do serviço - fevereiro a dezembro.

v) “Formação Mensal para Professores Regentes de PAEE” realizada sob a coordenação do CEFAI– fevereiro a dezembro;

x) Formação Mensal oferecida pelo CEFAI aos estagiários que acompanham educandos (as) com Deficiências, TGD e Altas Habilidades / Superdotação - março a dezembro;

y) Serviço Itinerante do NAAPA, mediante as necessidades apontadas pelas Unidades Educacionais - fevereiro a dezembro;

w) Realização, pelo NAAPA, de avaliação multidisciplinar, com enfoque pedagógico, a qual efetivamente contribua para as ações pedagógicas, envolvendo os educadores das Unidades Educacionais com a participação das famílias e/ou responsáveis e, se preciso for, de profissionais que compõem a Rede de Proteção Social do território - fevereiro a dezembro;

z) Reuniões com a Supervisão Escolar e Equipes das Unidades Educacionais, por setores.

Meta ou indicador a ser alcançado no final do ciclo da avaliação:

Garantir formação continuada a 1.615 (mil, seiscentos e quinze) Profissionais da Diretoria Regional de Educação Pirituba /Jaraguá, com o objetivo de implementar, consolidar e acompanhar os Programas e Projetos, visando a melhoria da qualidade do ensino.

 

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