O Grupo de Trabalho de Mediação de Conflitos foi criado a partir de debate em reunião de RELTs, no mês de julho, com o objetivo de debater o tema e os encaminhamentos no âmbito das unidades, DRES e SME.

O Grupo realizou três encontros que possibilitaram escuta e verificação das dificuldades da formação das Comissões de Mediação nas Unidades Educacionais e as diferenças entre cada modalidade. 

O conceito de justiça restaurativa, a comunicação não violenta, a necessidade de se aprofundarem discussões no interior das escolas para além da Comissão de mediação foram alguns dos pontos levantados pelo GT.

Nas reuniões realizadas, os participantes ouviram demandas trazidas da RME, tanto dúvidas de cunho legal como sobre a implantação nas U.Es das comissões de mediação e do trabalho a ser realizado.

Para que o encaminhamento das comissões de mediação de conflitos avance , o GT apontou e elencou necessidades nos âmbitos das U.Es e da SME.  Ressaltaram a importância que terá uma boa capacitação dos envolvidos nas Comissões de Mediação de Conflitos.

Integrantes do GT apresentaram algumas conclusões do trabalho na reunião de RELTs do SINESP realizada no dia 5 de outubro, como a proposição de dois ofícios para SME: Ofício 53/16 solicita que participantes das Comissões sejam reconhecidos, através de pontuação, pelos trabalhos desenvolvidos e Ofício 54/15 solicita providências por parte da SME, de articulação com as demais Secretarias e outros órgãos de proteção das crianças e adolescentes, para que efetivamente ocorra o trabalho da Rede de Proteção.

Há ainda a proposição de um curso para os filiados do SINESP sobre Mediação de Conflitos, cuja realização está prevista para 2017. A mediação de conflitos nas escolas traz uma mudança de paradigmas e das atribuições da Escola.

Veja no link abaixo alguns documentos para leitura sobre o tema disponibilizados pela Comissão:

http://www.sinesp.org.br/index.php/quem-somos/publicacoes/category/48-gt-mediacaoconflitos

Membros do GT de Mediações de Conflitos do SINESP apresentam conclusões aos RELTs: Maria Cristina, Flordelice, Rodrigo e Christian 

0
0
0
s2sdefault