DOC DE 21/07/2016 – P. 54
EDUCAÇÃO
GABINETE DA SECRETÁRIA
PLANO DE TRABALHO E/OU METAS – 2016
DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAPELA DO SOCORRO
EH: 161075000000000
GESTOR DA UNIDADE DE TRABALHO: Paulo César Deloroso- RF 559.641.6/3.
1. Nome da ação: Ampliação do acesso e qualificação da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
2. Tipo da ação: projeto ( ) processo ( X)
3. Responsáveis pela Ação: Ebelsione Pereira de OliveiraPinto RF 653.983.1; Valmelírio Rodrigues dos Santos RF539.218.7; Sueli Aparecida Almeida Stovani RF 556.000.4;Andrea Gonçalves de Jesus RF 620.762.6.
4. Objetivo a ser atingido: Ampliar e qualificar o atendimentona Educação Infantil e Ensino Fundamental.
5. Público-alvo: Equipe da DRE, Equipe dos CECIs, CEIsDiretos, CEIs Conveniados, EMEIs, EMEFs, CIEJA e CEUs.
6. Justificativa: Em conformidade com o compromissosocial assumido pelo Poder Público Municipal estabelecido emseu Plano de Metas 2013 – 2016, a fim de ampliar a ofertade vagas na Educação Infantil e assegurar a permanência dosalunos no Ensino Fundamental (Regular e EJA), buscamos criarcondições para o pleno desenvolvimento das crianças, jovens eadultos, garantindo a todos o acesso à educação de qualidadena perspectiva do desenvolvimento integral e inclusivo pormeio da promoção de vivências nas diferentes linguagens.
7. Cronograma:
Acompanhamento das matrículas e identificaçãode inconsistências nos sistemas EOL e PRODESP (diário);
Articulação entre os setores de Demanda Escolar, Convênios,Prédios e Supervisão Escolar, a fim de otimizar os espaçosexistentes e viabilizar novos espaços (contínuo); Formação daequipe escolar em consonância com as Diretrizes daRede Municipal de Ensino por meio do Programa MaisEducação São Paulo para a Educação Básica (Educação Infantile Ensino Fundamental - Ciclos de Alfabetização, Interdisciplinare Autoral) nas modalidades Regular, EJA e Educação Especial(mensal); Elaboração do Plano de Ação (2º semestre) a partirda Aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil(1º semestre); Aplicação e aperfeiçoamento das práticaseducativas e dos sistemas de avaliação interna e externa pormeio de análises dos processos educacionais para assegurara aprendizagem e a aprovação e evitar a evasão (contínuo);Implementar novo modelo de credenciamento do ProgramaVai e Volta (1º semestre); Implementar o Programa “Paz nasEscolas” (1º semestre).
8. Metas ou indicadores a serem alcançados:
Meta 1.1: Atender 100% da demanda cadastrada comidade de EMEI.
Meta 1.2: Oferecer 2900 novas vagas de 0 a 3 anos nos CEIs.
Meta 1.3: Reduzir em 50% a evasão escolar no Ensinofundamental;
Meta 1.4: Implementar Programa PROJOVEM Urbano em 1 polo;
Meta 1.5 Aplicar em 100% das Unidades de Educação Infantilos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulista,com exceção do CECI, devido às suas especificidades.
Meta 1.6 Realizar 4 encontros de formação para Professorese Coordenadores Pedagógicos sobre Avaliação paraaprendizagem.
Meta 1.7 Oferecer cursos de formação continuada quecontemplem 100% das Unidades;
Meta 1.8 Atender 100% dos educandos com direito aotransporte escolar;
Meta 1.9: Constituir comissões de conflitos e formação demediadores em 50% das escolas, como parte do Programa “Paznas Escolas”
2. Nome da ação: Escola como espaço emancipatório e inclusivo.
Tipo da ação: projeto ( ) processo ( X)
Responsáveis pela Ação: Ebelsione Pereira de Oliveira PintoRF 653.983.1; Valmelírio Rodrigues dos Santos RF 539.218.7;Sueli Aparecida Almeida Stovani RF 556.000.4; Andrea Gonçalvesde Jesus RF 620.762.6.
Objetivos a serem atingidos: Melhorar a qualidade daaprendizagem na perspectiva integral e inclusiva por meio daimplementação do currículo emancipatório que promova aautoria e o protagonismo dos educandos.
Público-alvo: Equipe da DRE, CEIs, CECI, EMEIs, EMEFs,CIEJA e CEUs.
Justificativa: Considerando o compromisso pela qualidadeda Educação, são necessárias ações articuladas com as equipesdas UEs, com vistas a propiciar condições favoráveis para a promoçãodas aprendizagens dos alunos, de acordo com a idade/ano/ciclo/etapa, respeitando as especificidades de cada fase dodesenvolvimento, por meio de ações pedagógicas que favoreçam experiências lúdicas, criativas, desafiadoras e significativas.
Cronograma:
Implementar práticas de acompanhamento eavaliação das atividades de ampliação de jornada e educação
em tempo integral (Programa São Paulo Integral, extensãode jornada nos CEUs e Programa Mais Educação) (contínuo);Encontros de formação para Coordenadores Pedagógicos (mensais);Cursos para professores (mensais); Curso para EquipeGestora (de junho a dezembro); Acompanhamento do desenvolvimentode ações para melhoria de qualidade da aprendizagem(contínuo); Encontros formativos entre os setores da
DRE e funcionários das UEs para aperfeiçoamento do trabalho(mensais); Divulgação e socialização dos TCAs e dos projetosdesenvolvidos nas UEs através de mídias, oficinas e encontrosde educadores (contínuo).
Metas ou indicadores a serem alcançados:
Meta 2.1: Implantar o Programa São Paulo Integral em 4Unidades;
Meta 2.2: Ações de formação em serviço e presencial realizadaspara 100% das UEs (Currículo Integrador da InfânciaPaulistana, Reorientação curricular do Ensino Fundamental).
Meta 2.3: Implantar o Programa “Academia Estudantil deLetras” em 2 Unidades.
Meta 2.4: Ampliar o Programa “Imprensa Jovem” paramais 1 Unidade;
Meta 2.5: Implantar corais em 10% das EMEFs;
Meta 2.6: Implementar as Olimpíadas Estudantis e Cirandado Movimento Humano em 100% das Unidades;
2.7: Implementar cinemas em 100% dos CEUS;
Meta 2.8: Realizar 2 Jornadas Pedagógicas;
Meta 2.9: Participação de 100% das EMEIs no ProjetoINFANTEC (Tecnologia para a Infância)
3. Nome da ação: Gestão democrática e modernização
Tipo da Ação: projeto ( ) processo ( X)
Responsáveis pela Ação: Ebelsione Pereira de Oliveira PintoRF 653.983.1; Valmelírio Rodrigues dos Santos RF 539.218.7;Sueli Aparecida Almeida Stovani RF 556.000.4; Andrea Gonçalvesde Jesus RF 620.762.6.
Objetivo a ser atingido: Fortalecer e ampliar os espaços dediálogo e participação potencializando o direito à informação,a construção coletiva e a emancipação dos sujeitos sociais epolíticos.
Público-alvo: Equipe da DRE e profissionais das UEs e CEUs.
Justificativa: A apropriação dos espaços sociais demandao fortalecimento de vínculos e a criação de relações de pertencimento,pressupondo o aprimoramento dos mecanismos departicipação e transparência nas ações e tomada de decisões,o empoderamento e a responsabilidade social.
Cronograma:
Constituir e consolidar a rede de proteção social em diálogocom outras secretarias e governo local (contínuo); Assegurara participação dos estudantes no 1º Encontro Municipal Infanto-juvenilde Grêmios (junho); Assegurar a participação efetivados estudantes e comunidade nos Conselhos de Escola e representaçãono CRECE (contínuo); Consolidar o CRECE (contínuo);Fortalecer o diálogo com a Rede direta e entidades conveniadas(contínuo); Implementar o Plano Municipal de Educação (PME)(1º semestre); Assegurar a capacitação da equipe da DRE paraa implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) (1ºsemestre); Implementar e aperfeiçoar o sistema de convêniosEOL (2º semestre).
Metas ou indicadores a serem alcançados:
Meta 3.1: Eleger Grêmio em 10% das EMEFs;
Meta 3.2: Subsidiar 100% das UEs no fortalecimento dasações do Conselho de Escola;
Meta 3.3: Eleger CRECE regional;
Meta 3.4: Garantir a participação da DICEU e 100% dosCEUs no processo de formação dos “500 dos CEUs”;
Meta 3.5: Assegurar a presença e ações de diferentes setoresda DRE em 100% das Unidades;
Meta 3.6: Debater o Plano Municipal de Educação (PME)em 100% das escolas;
Meta 3.7: Realizar 100% dos processos de evolução funcionalno Sistema Eletrônico de Informação (SEI);
Meta 3.8: Realizar 100% da prestação de contas e pagamentosde convênios por meio do EOL convênios