COORDENADORIA PEDAGÓGICA

 

Documento: 095256404   |    Comunicado

 

COMUNICADO Nº. 04, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2023.

SEI 6016.2023/0070104-0

 

A Coordenadoria Pedagógica de COPED, de acordo com o Edital SME nº. 04, de 25 de setembro de 2023, torna público o resultado dos Sorteios Públicos do Comunicado SME Nº 03, de 04/12/2023, com a lista final de habilitados para credenciamento de formadores a fim de atuarem no âmbito desta Secretaria, suas Coordenadorias (CODAE/ COCEU/ COPED) e Diretorias Regionais de Educação (DREs), respeitando as indicações de local de atuação, linha programática e item/subitem dos candidatos, como segue:

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Butantã (DRE BT) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:

1.1.2.2. Letramento digital

1º Andrea Gabriela do Prado Amorim

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

1º Pedro de Cillo Rodrigues

2º Nathalia Silva Carneiro

3º Luiz Antonio Dias

4º Simone dos Santos Pereira

5º Caio Ricardo Faiad da Silva

6º Simone Lima Azevedo

7º Douglas José Gomes Araújo

1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas

1º Alice da Silva Prado

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

1º Nathalia Silva Carneiro

2º Alice da Silva Prado

3º Aline Fernanda Maciel

4º Greta Tomaz Lopes

1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:

1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês

1º Gemima Perez

1.1.7.6. Ensino de Línguas - Italiano

1º Vinicio Corrias

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.6. Mediação de leitura

1º Célia Cristina de Figueiredo Cassiano

2º Saulo Cesar Paulino e Silva

1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:

1.1.9.1. Ciências Naturais

1º Caio Ricardo Faiad da Silva

1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:

1.1.10.1. História

1º Júlia de Macedo Rabahie

1.1.10.3. Filosofia

1º Luiz Eduardo Gonçalves Oliveira Freitas

1.1.10.4. Sociologia

1º Pedro de Cillo Rodrigues

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.2. Dança

1º Mirza Ferreira

2º Kathya Maria Ayres de Godoy

1.1.13. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Educação Física em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.13.6. Práticas Corporais de Aventura

1º Dimitri Wuo Pereira

1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:

1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância

1º Kathya Maria Ayres de Godoy

2º Paula de Camargo Penteado

1.1.19. Constituição de processos desenvolvidos no espaço e tempo histórico acerca da construção de identidade da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo.

1º Leandro de Oliva Costa Penha

1.1.20. Educação Alimentar e Nutricional (EAN) enquanto prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional articulada ao Currículo da Cidade

1º Viviane Laudelino Vieira

1.2. Linha Programática “Avaliação”:

1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas

1º João Carvalho Dias

1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:

1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.

1º Neide Aparecida Ribeiro de Santana

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:

1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas

1º Gabriel Katsumi Saito

1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude

1º Caroline Fanizzi

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Campo Limpo (DRE CL) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.

1º Claudio Marques da Silva

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

1º Douglas José Gomes Araújo

2º Alex Gonçalves dos Santos

3º Nathalia Silva Carneiro

4º Cleonice Elias da Silva

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

1º Nathalia Silva Carneiro

1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:

1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês

1º Gemima Perez

1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:

1.1.10.1. História

1º Cleonice Elias da Silva

1.1.10.3. Filosofia

1º Luiz Eduardo Gonçalves Oliveira Freitas

2º Alex Gonçalves dos Santos

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude.

1º Marcia Regina Zemella Luccas

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.

1º Claudio Marques da Silva

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

1º Carina Zacarias Barros

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.6. Mediação de leitura

1º Carina Zacarias Barros

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.1. Artes Visuais

1º Camila Josefa Nunes Rossato

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

1º Doselene Carvalho de Oliveira Barreto

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia (DRE FB) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas

1º Marcelo Loyola de Andrade

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.7. Escrita Criativa

1º Marcia Moreira Pereira

1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

1º Erika Christina Gouveia e Silva

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

1º Cristina Rosa David Pereira da Silva

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Guaianases (DRE G) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

1º Djalma Lopes Goes

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.4. Matemática

1º Sandra Regina Lima dos Santos Silva

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Ipiranga (DRE IP) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.

1º Thiago Moreira Correa

2º Telma Teixeira de Oliveira de Almeida

3º Paulo Crispim Alves de Souza

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

1º Caio Ricardo Faiad da Silva

2º Carina Zacarias Barros

3º Simone dos Santos Pereira

4º Rafael Benvindo Figueiredo Galante

5º Pedro de Cillo Rodrigues

1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes.

1º Anderson Ricardo Carlos

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

1º Aline Fernanda Maciel

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.6. Mediação de leitura

1º Carina Zacarias Barros

2º Mozilene Neri Barbosa

1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:

1.1.9.1. Ciências Naturais

1º Caio Ricardo Faiad da Silva

1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:

1.1.10.4. Sociologia

1º Pedro de Cillo Rodrigues

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.3. Língua Portuguesa

1º Thiago Moreira Correa

1.1.11.4. Matemática

1º Cintia Aparecida Bento dos Santos

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.1. Artes Visuais

1º Ivo Paulino Soares

1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

1º Silvia Szterling Munimos

1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio

1º Izabel Cristina da Rocha

2º Adriana Leite de Almeida Souza

3º Cristiane Gandolfi

1.2. Linha Programática “Avaliação”:

1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas.

1º João Carvalho Dias

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

1º Jeanny Meiry Sombra Silva

1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:

1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.

1º Angela Di Paolo Mota

1.4.6. Elementos do cotidiano como pautas de formação continuada.

1º Rafael Henrique Colavite de Aguiar

1.4.8. Pontos de observação do fazer docente relacionados ao avanço e garantia das aprendizagens dos estudantes, tais como: planejamento ajustado aos saberes dos estudantes, dados de aprendizagem e práticas dialógicas de ensino e aprendizagem.

1º Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.4. Constituição e fortalecimento de redes de proteção.

1º Saulo Tavares da Mota

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Itaquera (DRE IQ) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

1º Milton Silva dos Santos

2º Weber Lopes Góes

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.4. Matemática

1º Mírian Ferminiano Rodrigues

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.2. Dança

1º Renata Frazão Matsuo

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.10. Gestão Pedagógica e Administrativa: a definição de papéis no processo de articulação das ações de acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens

1º Roseli Trevisan Marques de Souza

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:

1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.

1º Raquel Helena Quintino de Oliveira

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé (DRE JT) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas

1º Marcelo Loyola de Andrade

2º Bárbara Lustoza da Silva Borba

1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva

1º Erika Christina Gouveia e Silva

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

1º Jeanny Meiry Sombra Silva

2º Cristina Rosa David Pereira da Silva

1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:

1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder

1º Cristiane Nobre Nunes

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Penha (DRE PE) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

1º Rafael Benvindo Figueiredo Galante

2º Milton Silva dos Santos

1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes

1º Anderson Ricardo Carlos

1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.

1º Leila Maria dos Santos Moura

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.4. Matemática

1º Cintia Aparecida Bento dos Santos

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.2. Dança

1º Renata Frazão Matsuo

1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio.

1º Izabel Cristina da Rocha

2º Adriana Leite de Almeida Souza

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.10. Gestão Pedagógica e Administrativa: a definição de papéis no processo de articulação das ações de acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens.

1º Roseli Trevisan Marques de Souza

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá (DRE PJ) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:

1.1.2.2. Letramento digital

1º Andrea Gabriela do Prado Amorim

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

1º Simone Lima Azevedo

1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas

1º Bárbara Lustoza da Silva Borba

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

1º Greta Tomaz Lopes

1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:

1.1.7.6. Ensino de Línguas - Italiano

1º Vinicio Corrias

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.6. Mediação de leitura

1º Célia Cristina de Figueiredo Cassiano

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.1. Artes Visuais

1º Ivo Paulino Soares

1.1.12.2. Dança

1º Kathya Maria Ayres de Godoy

2º Mirza Ferreira

1.1.13. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Educação Física em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.13.6. Práticas Corporais de Aventura.

1º Dimitri Wuo Pereira

1.1.14. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino na Educação de Jovens e Adultos em conformidade com o Currículo da Cidade, com ênfase em: juvenilização na EJA; intergeracionalidade; didática na EJA e formação de Educadores de EJA.

1º Joaquim Rosa Donato Neto

1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:

1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância

1º Kathya Maria Ayres de Godoy

1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio.

1º Joaquim Rosa Donato Neto

1.1.19. Constituição de processos desenvolvidos no espaço e tempo histórico acerca da construção de identidade da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo.

1º Leandro de Oliva Costa Penha

1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:

1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.

1º Neide Aparecida Ribeiro de Santana

2º Angela Di Paolo Mota

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Santo Amaro (DRE SA) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.

1º Thiago Moreira Correa

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

1º Alex Gonçalves dos Santos

2º Cleonice Elias da Silva

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.6. Mediação de leitura

1º Mozilene Neri Barbosa

1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:

1.1.10.1. História

1º Cleonice Elias da Silva

1.1.10.3. Filosofia

1º Alex Gonçalves dos Santos

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.3. Língua Portuguesa

1º Thiago Moreira Correa

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.1. Artes Visuais

1º Camila Josefa Nunes Rossato

1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:

1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância

1º Paula de Camargo Penteado

1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

1º Silvia Szterling Munimos

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

1º Doselene Carvalho de Oliveira Barreto

1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:

1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder

1º Cristiane Nobre Nunes

1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:

1.4.8. Pontos de observação do fazer docente relacionados ao avanço e garantia das aprendizagens dos estudantes, tais como: planejamento ajustado aos saberes dos estudantes, dados de aprendizagem e práticas dialógicas de ensino e aprendizagem.

1º Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude.

1º Marcia Regina Zemella Luccas

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação São Mateus (DRE SM) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

1º Weber Lopes Góes

1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.

1º Leila Maria dos Santos Moura

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.4. Matemática

1º Sandra Regina Lima dos Santos Silva

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

1º Mara Lucia da Silva Ribeiro

1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:

1.4.6. Elementos do cotidiano como pautas de formação continuada.

1º Rafael Henrique Colavite de Aguiar

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:

1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.

1º Raquel Helena Quintino de Oliveira

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação São Miguel (DRE MP) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.4. Matemática

1º Mírian Ferminiano Rodrigues

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

1º Mara Lucia da Silva Ribeiro

 

Formadores para atuação na Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.20. Educação Alimentar e Nutricional (EAN) enquanto prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional articulada ao Currículo da Cidade.

1º Amanda Cristina da Silva de Jesus

 

Formadores para atuação na Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

1º Fernando Cesar Bertolino Junior

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.4. Teatro.

1º Charles Roberto Silva

2° Flávia Bertinelli Almeida

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:

1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas

1º Rene da Silva Barbosa

1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.

1º José Tadeu Acuna

 

Formadores para atuação na Coordenadoria Pedagógica (COPED) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.

1º Maria Socorro Gonçalves Torquato

2º Eustáquio Ornelas Cota Junior

1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:

1.1.2.2. Letramento digital

1º Luci Ferraz de Mello

1.1.2.4. Educação Maker

1º Ronaldo Lasakoswitsck

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

1º Alecsandra Matias de Oliveira

2º Marina Oliveira Barbosa

3º Ângela Esteves Modesto

4º José Farias dos Santos

5º Glaucea Helena de Britto

6º Claudia Rosalina Adão

7º Paola Diniz Prandini

8º Maíra Pires Andrade

9º Vera Lúcia Teixeira Silva

1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas

1º Angélica Kuhn

2º Fábio Márcio Alkmin

3º Daisy Alves Fragoso

4º Breno Ferraz Leal Ferreira

5º Maria da Glória Feitosa Freitas

6º Aly David Arturo Yamall Orellana

7º Amanda Lopes Fernandes

8º Luana Robles Vieira

1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes.

1º Eustáquio Ornelas Cota Junior

2º Camila Escudero

3º Desirée Garção Puosso

4º Cecilia de Oliveira Prado

5º Rita de Cássia Da Silva Leão

6º Milan Puh

7º Aline Costa Simões

1.1.4. Educação Integral como garantia de articulação dos aspectos intelectual, físico, social, emocional e cultural, nas situações de aprendizagens na perspectiva de uma cidade educadora.

1º Luci Ferraz de Mello

2º Marta Thiago Scarpato

3º Aline Costa Simões

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

1º Maria Socorro Gonçalves Torquato

2º Marcio Leopoldo Gomes Bandeira

3º Juliana Oliva

1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.

1º Edson Abreu de Castro Grandisoli

2º Cristina Barkevui Mekitarian

3º Silene de Araujo Gomes Lourenço

1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:

1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês

1º Sandra Regina Fonseca Moreira

1.1.7.9. Ensino de Línguas - Português para falantes de outras línguas.

1º Daniele Pechi de Paula

2º Milan Puh

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.1. Literatura Infantil e infantojuvenil

1º Miruna Kayano Genoino

2º Elizabeth da Penha Cardoso

1.1.8.2. Literatura Adulta

1º Juliana Oliva

1.1.8.4. História em quadrinhos e mangás

1º Karoline Caetano Brito

1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:

1.1.9.1. Ciências Naturais

1º Flávio Borges do Nascimento

1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:

1.1.10.2. Geografia

1º Fábio Márcio Alkmin

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.1. Alfabetização

1º Miruna Kayano Genoino

2º Solange de Fátima Andreassa Di Agustini

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.1. Artes Visuais

1º Eliana Angélica Peres D'Alessandro

1.1.12.4. Teatro

1º Roberto Carlos Moretto

1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:

1.1.15.1. Linguagens e Práticas Culturais

1º Daniel Amadei Gonçalves Barbiellini

1.2. Linha Programática “Avaliação”:

1.2.1. Práticas de registros: documentação pedagógica e avaliação formativa para as aprendizagens.

1º Lislayne Carneiro

1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas.

1º Lislayne Carneiro

1.2.3. Interlocução entre as avaliações interna e externa, tendo em vista o acompanhamento das aprendizagens e a reflexão para o replanejamento das práticas pedagógicas.

1º Mônica Narciso Guimarães

2º Sônia Maria Ribeiro Jaconi

3º Fábio Rodrigues Galindo

4º Gisleni Bertoni de Almeida

1.2.4. Matrizes de Avaliação: elaboração e revisão de itens.

1º Stênio Severino da Silva

1.2.5. Análises e interpretação estatística dos resultados das avaliações externas em larga escala.

1º Sônia Maria Ribeiro Jaconi

1.2.6. Análise e Interpretação dos fatores sociais, econômicos e culturais (com base em dados e evidências) que possam refletir algum impacto associado ao processo de aprendizagem.

1º Mônica Narciso Guimarães

1.2.8. A avaliação externa e seu papel no acompanhamento e gestão das aprendizagens.

1º Stênio Severino da Silva

2º Fábio Rodrigues Galindo

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.6. Gestão Pedagógica e a inclusão de pessoas com deficiência: garantia de direitos.

1º Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos

1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:

1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder

1º Fábio Pestana Ramos

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:

1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas

1º Sheila Paulino e Silva

2º Mauricio da Silva

1.5.4. Constituição e fortalecimento de redes de proteção

1º Sheila Paulino e Silva

 

Os credenciados respeitando-se a ordem do sorteio e a necessidade da área requisitante, sendo convocados por e-mail terão o prazo de 2 (dois) dias úteis, a contar da data de envio para manifestar interesse na contratação. A ausência de resposta ao comunicado eletrônico possibilitará a convocação do próximo credenciado, seguindo a ordem de sorteio.

 

Publicado no DOC de 15/12/2023 – pp. 350 a 354

0
0
0
s2sdefault