COORDENADORIA PEDAGÓGICA

 

Documento: 094546509   |    Comunicado

 

COMUNICADO Nº. 03, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2023.

SEI 6016.2023/0070104-0

 

A Coordenadora Pedagógica da COPED, de acordo com o Edital SME nº. 04, de 26 de setembro de 2023, torna pública a lista final de habilitados para credenciamento de formadores a fim de atuarem no âmbito desta Secretaria em suas Coordenadorias (CODAE/ COCEU/ COPED) e Diretorias Regionais de Educação (DREs), respeitando as indicações de local de atuação, linha programática e item/subitem dos candidatos, como segue:

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Butantã (DRE BT) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:

1.1.2.2. Letramento digital

  • Andrea Gabriela do Prado Amorim

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

  • Caio Ricardo Faiad da Silva
  • Douglas José Gomes Araújo
  • Luiz Antonio Dias
  • Nathalia Silva Carneiro
  • Pedro de Cillo Rodrigues
  • Simone dos Santos Pereira
  • Simone Lima Azevedo

1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas

  • Alice da Silva Prado

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

  • Alice da Silva Prado
  • Aline Fernanda Maciel
  • Greta Tomaz Lopes
  • Nathalia Silva Carneiro

1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:

1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês

  • Gemima Perez

1.1.7.6. Ensino de Línguas - Italiano

  • Vinicio Corrias

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.6. Mediação de leitura

  • Célia Cristina de Figueiredo Cassiano
  • Saulo Cesar Paulino e Silva

1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:

1.1.9.1. Ciências Naturais

  • Caio Ricardo Faiad da Silva

1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:

1.1.10.1. História

  • Júlia de Macedo Rabahie

1.1.10.3. Filosofia

  • Luiz Eduardo Gonçalves Oliveira Freitas

1.1.10.4. Sociologia

  • Pedro de Cillo Rodrigues

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.2. Dança

  • Kathya Maria Ayres de Godoy
  • Mirza Ferreira

1.1.13. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Educação Física em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.13.6. Práticas Corporais de Aventura

  • Dimitri Wuo Pereira

1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:

1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância

  • Kathya Maria Ayres de Godoy
  • Paula de Camargo Penteado

1.1.19. Constituição de processos desenvolvidos no espaço e tempo histórico acerca da construção de identidade da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo.

  • Leandro de Oliva Costa Penha

1.1.20. Educação Alimentar e Nutricional (EAN) enquanto prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional articulada ao Currículo da Cidade

  • Viviane Laudelino Vieira

1.2. Linha Programática “Avaliação”:

1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas

  • João Carvalho Dias

1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:

1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.

  • Neide Aparecida Ribeiro de Santana

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:

1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas

  • Gabriel Katsumi Saito

1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude

  • Caroline Fanizzi

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Campo Limpo (DRE CL) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.

  • Claudio Marques da Silva

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

  • Alex Gonçalves dos Santos
  • Cleonice Elias da Silva
  • Douglas José Gomes Araújo
  • Nathalia Silva Carneiro

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

  • Nathalia Silva Carneiro

1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:

1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês

  • Gemima Perez

1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:

1.1.10.1. História

  • Cleonice Elias da Silva

1.1.10.3. Filosofia

  • Alex Gonçalves dos Santos
  • Luiz Eduardo Gonçalves Oliveira Freitas

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude.

  • Marcia Regina Zemella Luccas

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.

  • Claudio Marques da Silva

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

  • Carina Zacarias Barros

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.6. Mediação de leitura

  • Carina Zacarias Barros

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.1. Artes Visuais

  • Camila Josefa Nunes Rossato

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

  • Doselene Carvalho de Oliveira Barreto

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia (DRE FB) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas

  • Marcelo Loyola de Andrade

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.7. Escrita Criativa

  • Marcia Moreira Pereira

1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

  • Erika Christina Gouveia e Silva

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

  • Cristina Rosa David Pereira da Silva

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Guaianases (DRE G) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

  • Djalma Lopes Goes

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.4. Matemática

  • Sandra Regina Lima dos Santos Silva

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Ipiranga (DRE IP) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.

  • Paulo Crispim Alves de Souza
  • Telma Teixeira de Oliveira de Almeida
  • Thiago Moreira Correa

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

  • Caio Ricardo Faiad da Silva
  • Carina Zacarias Barros
  • Pedro de Cillo Rodrigues
  • Rafael Benvindo Figueiredo Galante
  • Simone dos Santos Pereira

1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes.

  • Anderson Ricardo Carlos

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

  • Aline Fernanda Maciel

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.6. Mediação de leitura

  • Carina Zacarias Barros
  • Mozilene Neri Barbosa

1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:

1.1.9.1. Ciências Naturais

  • Caio Ricardo Faiad da Silva

1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:

1.1.10.4. Sociologia

  • Pedro de Cillo Rodrigues

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.3. Língua Portuguesa

  • Thiago Moreira Correa

1.1.11.4. Matemática

  • Cintia Aparecida Bento dos Santos

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.1. Artes Visuais

  • Ivo Paulino Soares

1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

  • Silvia Szterling Munimos

1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio

  • Adriana Leite de Almeida Souza
  • Cristiane Gandolfi
  • Izabel Cristina da Rocha

1.2. Linha Programática “Avaliação”:

1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas.

  • João Carvalho Dias

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

  • Jeanny Meiry Sombra Silva

1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:

1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.

  • Angela Di Paolo Mota

1.4.6. Elementos do cotidiano como pautas de formação continuada.

  • Rafael Henrique Colavite de Aguiar

1.4.8. Pontos de observação do fazer docente relacionados ao avanço e garantia das aprendizagens dos estudantes, tais como: planejamento ajustado aos saberes dos estudantes, dados de aprendizagem e práticas dialógicas de ensino e aprendizagem.

  • Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.4. Constituição e fortalecimento de redes de proteção.

  • Saulo Tavares da Mota

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Itaquera (DRE IQ) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

  • Milton Silva dos Santos
  • Weber Lopes Góes

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.4. Matemática

  • Mírian Ferminiano Rodrigues

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.2. Dança

  • Renata Frazão Matsuo

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.10. Gestão Pedagógica e Administrativa: a definição de papéis no processo de articulação das ações de acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens

  • Roseli Trevisan Marques de Souza

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:

1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.

  • Raquel Helena Quintino de Oliveira

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé (DRE JT) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas

  • Bárbara Lustoza da Silva Borba
  • Marcelo Loyola de Andrade

1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva

  • Erika Christina Gouveia e Silva

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

  • Cristina Rosa David Pereira da Silva
  • Jeanny Meiry Sombra Silva

1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:

1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder

  • Cristiane Nobre Nunes

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Penha (DRE PE) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

  • Milton Silva dos Santos
  • Rafael Benvindo Figueiredo Galante

1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes

  • Anderson Ricardo Carlos

1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.

  • Leila Maria dos Santos Moura

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.4. Matemática

  • Cintia Aparecida Bento dos Santos

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.2. Dança

  • Renata Frazão Matsuo

1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio.

  • Adriana Leite de Almeida Souza
  • Izabel Cristina da Rocha

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.10. Gestão Pedagógica e Administrativa: a definição de papéis no processo de articulação das ações de acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens.

  • Roseli Trevisan Marques de Souza

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá (DRE PJ) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:

1.1.2.2. Letramento digital

  • Andrea Gabriela do Prado Amorim

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

  • Simone Lima Azevedo

1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas

  • Bárbara Lustoza da Silva Borba

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

  • Greta Tomaz Lopes

1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:

1.1.7.6. Ensino de Línguas - Italiano

  • Vinicio Corrias

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.6. Mediação de leitura

  • Célia Cristina de Figueiredo Cassiano

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.1. Artes Visuais

  • Ivo Paulino Soares

1.1.12.2. Dança

  • Kathya Maria Ayres de Godoy
  • Mirza Ferreira

1.1.13. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Educação Física em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.13.6. Práticas Corporais de Aventura.

  • Dimitri Wuo Pereira

1.1.14. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino na Educação de Jovens e Adultos em conformidade com o Currículo da Cidade, com ênfase em: juvenilização na EJA; intergeracionalidade; didática na EJA e formação de Educadores de EJA.

  • Joaquim Rosa Donato Neto

1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:

1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância

  • Kathya Maria Ayres de Godoy

1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio.

  • Joaquim Rosa Donato Neto

1.1.19. Constituição de processos desenvolvidos no espaço e tempo histórico acerca da construção de identidade da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo.

  • Leandro de Oliva Costa Penha

1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:

1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.

  • Angela Di Paolo Mota
  • Neide Aparecida Ribeiro de Santana

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Santo Amaro (DRE SA) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.

  • Thiago Moreira Correa

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

  • Alex Gonçalves dos Santos
  • Cleonice Elias da Silva

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.6. Mediação de leitura

  • Mozilene Neri Barbosa

1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:

1.1.10.1. História

  • Cleonice Elias da Silva

1.1.10.3. Filosofia

  • Alex Gonçalves dos Santos

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.3. Língua Portuguesa

  • Thiago Moreira Correa

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.1. Artes Visuais

  • Camila Josefa Nunes Rossato

1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:

1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância

  • Paula de Camargo Penteado

1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

  • Silvia Szterling Munimos

 

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

  • Doselene Carvalho de Oliveira Barreto

1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:

1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder

  • Cristiane Nobre Nunes

1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:

1.4.8. Pontos de observação do fazer docente relacionados ao avanço e garantia das aprendizagens dos estudantes, tais como: planejamento ajustado aos saberes dos estudantes, dados de aprendizagem e práticas dialógicas de ensino e aprendizagem.

  • Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude.

  • Marcia Regina Zemella Luccas

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação São Mateus (DRE SM) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

  • Weber Lopes Góes

1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.

  • Leila Maria dos Santos Moura

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.4. Matemática

  • Sandra Regina Lima dos Santos Silva

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

  • Mara Lucia da Silva Ribeiro

1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:

1.4.6. Elementos do cotidiano como pautas de formação continuada.

  • Rafael Henrique Colavite de Aguiar

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:

1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.

  • Raquel Helena Quintino de Oliveira

 

Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação São Miguel (DRE MP) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.4. Matemática

  • Mírian Ferminiano Rodrigues

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:

1.3.2.1. das práticas formativas

  • Mara Lucia da Silva Ribeiro

 

Formadores para atuação na Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.20. Educação Alimentar e Nutricional (EAN) enquanto prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional articulada ao Currículo da Cidade.

  • Amanda Cristina da Silva de Jesus

 

Formadores para atuação na Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

  • Fernando Cesar Bertolino Junior

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.4. Teatro.

  • Charles Roberto Silva
  • Flávia Bertinelli Almeida

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:

1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas

  • Rene da Silva Barbosa

1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.

  • José Tadeu Acuna

 

Formadores para atuação na Coordenadoria Pedagógica (COPED) por Linha Programática e Item/Subitem

1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:

1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.

  • Eustáquio Ornelas Cota Junior
  • Maria Socorro Gonçalves Torquato

1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:

1.1.2.2. Letramento digital

  • Luci Ferraz de Mello

1.1.2.4. Educação Maker

  • Ronaldo Lasakoswitsck

1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:

1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros

  • Alecsandra Matias de Oliveira
  • Ângela Esteves Modesto
  • Claudia Rosalina Adão
  • Glaucea Helena de Britto
  • José Farias dos Santos
  • Maíra Pires Andrade
  • Marina Oliveira Barbosa
  • Paola Diniz Prandini
  • Vera Lúcia Teixeira Silva

1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas

  • Aly David Arturo Yamall Orellana
  • Amanda Lopes Fernandes
  • Angélica Kuhn
  • Breno Ferraz Leal Ferreira
  • Daisy Alves Fragoso
  • Fábio Márcio Alkmin
  • Luana Robles Vieira
  • Maria da Glória Feitosa Freitas

1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes.

  • Aline Costa Simões
  • Camila Escudero
  • Cecilia de Oliveira Prado
  • Desirée Garção Puosso
  • Eustáquio Ornelas Cota Junior
  • Milan Puh
  • Rita de Cássia Da Silva Leão

1.1.4. Educação Integral como garantia de articulação dos aspectos intelectual, físico, social, emocional e cultural, nas situações de aprendizagens na perspectiva de uma cidade educadora.

  • Aline Costa Simões
  • Luci Ferraz de Mello
  • Marta Thiago Scarpato

1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.

  • Juliana Oliva
  • Marcio Leopoldo Gomes Bandeira
  • Maria Socorro Gonçalves Torquato

1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.

  • Cristina Barkevui Mekitarian
  • Edson Abreu de Castro Grandisoli
  • Silene de Araujo Gomes Lourenço

1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:

1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês

  • Sandra Regina Fonseca Moreira

1.1.7.9. Ensino de Línguas - Português para falantes de outras línguas.

  • Daniele Pechi de Paula
  • Milan Puh

1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:

1.1.8.1. Literatura Infantil e infantojuvenil

  • Elizabeth da Penha Cardoso
  • Miruna Kayano Genoino

1.1.8.2. Literatura Adulta

  • Juliana Oliva

1.1.8.4. História em quadrinhos e mangás

  • Karoline Caetano Brito

1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:

1.1.9.1. Ciências Naturais

  • Flávio Borges do Nascimento

1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:

1.1.10.2. Geografia

  • Fábio Márcio Alkmin

1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:

1.1.11.1. Alfabetização

  • Miruna Kayano Genoino
  • Solange de Fátima Andreassa Di Agustini

1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:

1.1.12.1. Artes Visuais

  • Eliana Angélica Peres D'Alessandro

1.1.12.4. Teatro

  • Roberto Carlos Moretto

1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:

1.1.15.1. Linguagens e Práticas Culturais

  • Daniel Amadei Gonçalves Barbiellini

1.2. Linha Programática “Avaliação”:

1.2.1. Práticas de registros: documentação pedagógica e avaliação formativa para as aprendizagens.

  • Lislayne Carneiro

1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas.

  • Lislayne Carneiro

1.2.3. Interlocução entre as avaliações interna e externa, tendo em vista o acompanhamento das aprendizagens e a reflexão para o replanejamento das práticas pedagógicas.

  • Fábio Rodrigues Galindo
  • Gisleni Bertoni de Almeida
  • Mônica Narciso Guimarães
  • Sônia Maria Ribeiro Jaconi

1.2.4. Matrizes de Avaliação: elaboração e revisão de itens.

  • Stênio Severino da Silva

1.2.5. Análises e interpretação estatística dos resultados das avaliações externas em larga escala.

  • Sônia Maria Ribeiro Jaconi

1.2.6. Análise e Interpretação dos fatores sociais, econômicos e culturais (com base em dados e evidências) que possam refletir algum impacto associado ao processo de aprendizagem.

  • Mônica Narciso Guimarães

1.2.8. A avaliação externa e seu papel no acompanhamento e gestão das aprendizagens.

  • Fábio Rodrigues Galindo
  • Stênio Severino da Silva

1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":

1.3.6. Gestão Pedagógica e a inclusão de pessoas com deficiência: garantia de direitos.

  • Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos

1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:

1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder

  • Fábio Pestana Ramos

1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:

1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:

1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas

  • Mauricio da Silva
  • Sheila Paulino e Silva

1.5.4. Constituição e fortalecimento de redes de proteção

  • Sheila Paulino e Silva

 

O sorteio público para definição da ordem de classificação dos Formadores será realizado via plataforma eletrônica virtual e seguirá o cronograma a seguir. O resultado do sorteio será publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo (DOC) e no Portal da SME, ficando a Administração vinculada à ordem estabelecida pelo sorteio para a efetivação das contratações, de acordo com a necessidade da área requisitante (COCEU/ CODAE/ COPED/ DRE).

 

Lista de inscrição Data do sorteio

DREs Dia 11/12, às 10h

COORDENADORIAS Dia 11/12, às 11h

 

Publicado no DOC de 05/12/2023 – pp. 380 a 384

0
0
0
s2sdefault