COORDENADORIA PEDAGÓGICA
Documento: 094546509 | Comunicado
COMUNICADO Nº. 03, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2023.
SEI 6016.2023/0070104-0
A Coordenadora Pedagógica da COPED, de acordo com o Edital SME nº. 04, de 26 de setembro de 2023, torna pública a lista final de habilitados para credenciamento de formadores a fim de atuarem no âmbito desta Secretaria em suas Coordenadorias (CODAE/ COCEU/ COPED) e Diretorias Regionais de Educação (DREs), respeitando as indicações de local de atuação, linha programática e item/subitem dos candidatos, como segue:
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Butantã (DRE BT) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:
1.1.2.2. Letramento digital
- Andrea Gabriela do Prado Amorim
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
- Caio Ricardo Faiad da Silva
- Douglas José Gomes Araújo
- Luiz Antonio Dias
- Nathalia Silva Carneiro
- Pedro de Cillo Rodrigues
- Simone dos Santos Pereira
- Simone Lima Azevedo
1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas
- Alice da Silva Prado
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
- Alice da Silva Prado
- Aline Fernanda Maciel
- Greta Tomaz Lopes
- Nathalia Silva Carneiro
1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:
1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês
- Gemima Perez
1.1.7.6. Ensino de Línguas - Italiano
- Vinicio Corrias
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.6. Mediação de leitura
- Célia Cristina de Figueiredo Cassiano
- Saulo Cesar Paulino e Silva
1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:
1.1.9.1. Ciências Naturais
- Caio Ricardo Faiad da Silva
1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:
1.1.10.1. História
- Júlia de Macedo Rabahie
1.1.10.3. Filosofia
- Luiz Eduardo Gonçalves Oliveira Freitas
1.1.10.4. Sociologia
- Pedro de Cillo Rodrigues
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.2. Dança
- Kathya Maria Ayres de Godoy
- Mirza Ferreira
1.1.13. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Educação Física em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.13.6. Práticas Corporais de Aventura
- Dimitri Wuo Pereira
1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:
1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância
- Kathya Maria Ayres de Godoy
- Paula de Camargo Penteado
1.1.19. Constituição de processos desenvolvidos no espaço e tempo histórico acerca da construção de identidade da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo.
- Leandro de Oliva Costa Penha
1.1.20. Educação Alimentar e Nutricional (EAN) enquanto prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional articulada ao Currículo da Cidade
- Viviane Laudelino Vieira
1.2. Linha Programática “Avaliação”:
1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas
- João Carvalho Dias
1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:
1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.
- Neide Aparecida Ribeiro de Santana
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:
1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas
- Gabriel Katsumi Saito
1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude
- Caroline Fanizzi
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Campo Limpo (DRE CL) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.
- Claudio Marques da Silva
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
- Alex Gonçalves dos Santos
- Cleonice Elias da Silva
- Douglas José Gomes Araújo
- Nathalia Silva Carneiro
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
- Nathalia Silva Carneiro
1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:
1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês
- Gemima Perez
1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:
1.1.10.1. História
- Cleonice Elias da Silva
1.1.10.3. Filosofia
- Alex Gonçalves dos Santos
- Luiz Eduardo Gonçalves Oliveira Freitas
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude.
- Marcia Regina Zemella Luccas
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro (DRE CS) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.
- Claudio Marques da Silva
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
- Carina Zacarias Barros
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.6. Mediação de leitura
- Carina Zacarias Barros
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
- Camila Josefa Nunes Rossato
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
- Doselene Carvalho de Oliveira Barreto
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia (DRE FB) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas
- Marcelo Loyola de Andrade
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.7. Escrita Criativa
- Marcia Moreira Pereira
1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
- Erika Christina Gouveia e Silva
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
- Cristina Rosa David Pereira da Silva
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Guaianases (DRE G) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
- Djalma Lopes Goes
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.4. Matemática
- Sandra Regina Lima dos Santos Silva
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Ipiranga (DRE IP) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.
- Paulo Crispim Alves de Souza
- Telma Teixeira de Oliveira de Almeida
- Thiago Moreira Correa
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
- Caio Ricardo Faiad da Silva
- Carina Zacarias Barros
- Pedro de Cillo Rodrigues
- Rafael Benvindo Figueiredo Galante
- Simone dos Santos Pereira
1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes.
- Anderson Ricardo Carlos
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
- Aline Fernanda Maciel
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.6. Mediação de leitura
- Carina Zacarias Barros
- Mozilene Neri Barbosa
1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:
1.1.9.1. Ciências Naturais
- Caio Ricardo Faiad da Silva
1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:
1.1.10.4. Sociologia
- Pedro de Cillo Rodrigues
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.3. Língua Portuguesa
- Thiago Moreira Correa
1.1.11.4. Matemática
- Cintia Aparecida Bento dos Santos
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
- Ivo Paulino Soares
1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
- Silvia Szterling Munimos
1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio
- Adriana Leite de Almeida Souza
- Cristiane Gandolfi
- Izabel Cristina da Rocha
1.2. Linha Programática “Avaliação”:
1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas.
- João Carvalho Dias
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
- Jeanny Meiry Sombra Silva
1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:
1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.
- Angela Di Paolo Mota
1.4.6. Elementos do cotidiano como pautas de formação continuada.
- Rafael Henrique Colavite de Aguiar
1.4.8. Pontos de observação do fazer docente relacionados ao avanço e garantia das aprendizagens dos estudantes, tais como: planejamento ajustado aos saberes dos estudantes, dados de aprendizagem e práticas dialógicas de ensino e aprendizagem.
- Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.4. Constituição e fortalecimento de redes de proteção.
- Saulo Tavares da Mota
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Itaquera (DRE IQ) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
- Milton Silva dos Santos
- Weber Lopes Góes
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.4. Matemática
- Mírian Ferminiano Rodrigues
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.2. Dança
- Renata Frazão Matsuo
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.10. Gestão Pedagógica e Administrativa: a definição de papéis no processo de articulação das ações de acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens
- Roseli Trevisan Marques de Souza
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:
1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.
- Raquel Helena Quintino de Oliveira
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé (DRE JT) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas
- Bárbara Lustoza da Silva Borba
- Marcelo Loyola de Andrade
1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva
- Erika Christina Gouveia e Silva
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
- Cristina Rosa David Pereira da Silva
- Jeanny Meiry Sombra Silva
1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:
1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder
- Cristiane Nobre Nunes
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Penha (DRE PE) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
- Milton Silva dos Santos
- Rafael Benvindo Figueiredo Galante
1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes
- Anderson Ricardo Carlos
1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.
- Leila Maria dos Santos Moura
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.4. Matemática
- Cintia Aparecida Bento dos Santos
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.2. Dança
- Renata Frazão Matsuo
1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio.
- Adriana Leite de Almeida Souza
- Izabel Cristina da Rocha
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.10. Gestão Pedagógica e Administrativa: a definição de papéis no processo de articulação das ações de acompanhamento e fortalecimento das aprendizagens.
- Roseli Trevisan Marques de Souza
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Pirituba/Jaraguá (DRE PJ) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:
1.1.2.2. Letramento digital
- Andrea Gabriela do Prado Amorim
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
- Simone Lima Azevedo
1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas
- Bárbara Lustoza da Silva Borba
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
- Greta Tomaz Lopes
1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:
1.1.7.6. Ensino de Línguas - Italiano
- Vinicio Corrias
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.6. Mediação de leitura
- Célia Cristina de Figueiredo Cassiano
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
- Ivo Paulino Soares
1.1.12.2. Dança
- Kathya Maria Ayres de Godoy
- Mirza Ferreira
1.1.13. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Educação Física em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.13.6. Práticas Corporais de Aventura.
- Dimitri Wuo Pereira
1.1.14. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino na Educação de Jovens e Adultos em conformidade com o Currículo da Cidade, com ênfase em: juvenilização na EJA; intergeracionalidade; didática na EJA e formação de Educadores de EJA.
- Joaquim Rosa Donato Neto
1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:
1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância
- Kathya Maria Ayres de Godoy
1.1.17. Ações e práticas de ensino relacionadas aos Itinerários Formativos, Projeto de vida e Formação Geral no Novo Ensino Médio.
- Joaquim Rosa Donato Neto
1.1.19. Constituição de processos desenvolvidos no espaço e tempo histórico acerca da construção de identidade da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo.
- Leandro de Oliva Costa Penha
1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:
1.4.5. Documentação pedagógica na Educação Infantil e Pedagogias Participativas como visibilização das aprendizagens de bebês e crianças e comunicação com famílias e comunidade.
- Angela Di Paolo Mota
- Neide Aparecida Ribeiro de Santana
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação Santo Amaro (DRE SA) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.
- Thiago Moreira Correa
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
- Alex Gonçalves dos Santos
- Cleonice Elias da Silva
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.6. Mediação de leitura
- Mozilene Neri Barbosa
1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:
1.1.10.1. História
- Cleonice Elias da Silva
1.1.10.3. Filosofia
- Alex Gonçalves dos Santos
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.3. Língua Portuguesa
- Thiago Moreira Correa
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
- Camila Josefa Nunes Rossato
1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:
1.1.15.2. A brincadeira como Experiência de Cultura ou Culturas da Infância
- Paula de Camargo Penteado
1.1.16. Redução das barreiras para aprendizagem como meio de acesso ao Currículo e/ou o uso de tecnologia assistiva para os estudantes público-alvo da educação especial na perspectiva da Educação Inclusiva.
- Silvia Szterling Munimos
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
- Doselene Carvalho de Oliveira Barreto
1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:
1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder
- Cristiane Nobre Nunes
1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:
1.4.8. Pontos de observação do fazer docente relacionados ao avanço e garantia das aprendizagens dos estudantes, tais como: planejamento ajustado aos saberes dos estudantes, dados de aprendizagem e práticas dialógicas de ensino e aprendizagem.
- Elizabeth Christina Rodrigues Bittencourt
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.5. Medicalização e patologização da infância e da juventude.
- Marcia Regina Zemella Luccas
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação São Mateus (DRE SM) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
- Weber Lopes Góes
1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.
- Leila Maria dos Santos Moura
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.4. Matemática
- Sandra Regina Lima dos Santos Silva
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
- Mara Lucia da Silva Ribeiro
1.4. Linha Programática “Acompanhamento e Fortalecimento das Aprendizagens”:
1.4.6. Elementos do cotidiano como pautas de formação continuada.
- Rafael Henrique Colavite de Aguiar
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:
1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.
- Raquel Helena Quintino de Oliveira
Formadores para atuação na Diretoria Regional de Educação São Miguel (DRE MP) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.4. Matemática
- Mírian Ferminiano Rodrigues
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.2. Fomento ao trabalho colaborativo da equipe gestora, tendo em vista a importância de articular as ações desempenhadas pelos gestores para o desenvolvimento:
1.3.2.1. das práticas formativas
- Mara Lucia da Silva Ribeiro
Formadores para atuação na Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.20. Educação Alimentar e Nutricional (EAN) enquanto prática contínua e permanente, transdisciplinar, intersetorial e multiprofissional articulada ao Currículo da Cidade.
- Amanda Cristina da Silva de Jesus
Formadores para atuação na Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
- Fernando Cesar Bertolino Junior
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.4. Teatro.
- Charles Roberto Silva
- Flávia Bertinelli Almeida
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:
1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas
- Rene da Silva Barbosa
1.5.1.2. Mediação de conflitos: convivência, teoria, tecnologias e práticas.
- José Tadeu Acuna
Formadores para atuação na Coordenadoria Pedagógica (COPED) por Linha Programática e Item/Subitem
1.1 Linha Programática “Currículo da Cidade”:
1.1.1. Estudos e práticas para o desenvolvimento da Matriz de Saberes do Currículo da Cidade com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar.
- Eustáquio Ornelas Cota Junior
- Maria Socorro Gonçalves Torquato
1.1.2. Tecnologias para a aprendizagem por meio da promoção do pensamento computacional, considerando os eixos e orientações didáticas do Currículo da Cidade:
1.1.2.2. Letramento digital
- Luci Ferraz de Mello
1.1.2.4. Educação Maker
- Ronaldo Lasakoswitsck
1.1.3. Educação para as relações étnico-raciais em conexão com o Currículo da Cidade e:
1.1.3.1. História e cultura dos povos afro-brasileiros
- Alecsandra Matias de Oliveira
- Ângela Esteves Modesto
- Claudia Rosalina Adão
- Glaucea Helena de Britto
- José Farias dos Santos
- Maíra Pires Andrade
- Marina Oliveira Barbosa
- Paola Diniz Prandini
- Vera Lúcia Teixeira Silva
1.1.3.2. História e cultura dos povos indígenas
- Aly David Arturo Yamall Orellana
- Amanda Lopes Fernandes
- Angélica Kuhn
- Breno Ferraz Leal Ferreira
- Daisy Alves Fragoso
- Fábio Márcio Alkmin
- Luana Robles Vieira
- Maria da Glória Feitosa Freitas
1.1.3.3. História e cultura de povos migrantes.
- Aline Costa Simões
- Camila Escudero
- Cecilia de Oliveira Prado
- Desirée Garção Puosso
- Eustáquio Ornelas Cota Junior
- Milan Puh
- Rita de Cássia Da Silva Leão
1.1.4. Educação Integral como garantia de articulação dos aspectos intelectual, físico, social, emocional e cultural, nas situações de aprendizagens na perspectiva de uma cidade educadora.
- Aline Costa Simões
- Luci Ferraz de Mello
- Marta Thiago Scarpato
1.1.5. Educação para as relações de gênero, sexualidade e diversidade em conexão com o Currículo da Cidade.
- Juliana Oliva
- Marcio Leopoldo Gomes Bandeira
- Maria Socorro Gonçalves Torquato
1.1.6. Educação Ambiental: conexão das temáticas socioambientais integradas ao Currículo da Cidade e alinhado às diretrizes da Rede, com vistas ao tratamento metodológico interdisciplinar na implementação e consolidação dos percursos pedagógicos de uma Escola Sustentável e Resiliente.
- Cristina Barkevui Mekitarian
- Edson Abreu de Castro Grandisoli
- Silene de Araujo Gomes Lourenço
1.1.7. Ensino-aprendizagem de línguas na perspectiva de letramento crítico, em consonância com as especificidades do ensino-aprendizagem do Currículo da Cidade de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa, bem como as propostas do CELP (Centro de Estudo de Línguas Paulistano) de:
1.1.7.5. Ensino de Línguas - Inglês
- Sandra Regina Fonseca Moreira
1.1.7.9. Ensino de Línguas - Português para falantes de outras línguas.
- Daniele Pechi de Paula
- Milan Puh
1.1.8. Leitura, literatura e seus desdobramentos: no processo de formação e de humanização dos leitores por meio da literatura:
1.1.8.1. Literatura Infantil e infantojuvenil
- Elizabeth da Penha Cardoso
- Miruna Kayano Genoino
1.1.8.2. Literatura Adulta
- Juliana Oliva
1.1.8.4. História em quadrinhos e mangás
- Karoline Caetano Brito
1.1.9. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências da Natureza e dos componentes curriculares:
1.1.9.1. Ciências Naturais
- Flávio Borges do Nascimento
1.1.10. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino da área de Ciências Humanas e dos componentes curriculares:
1.1.10.2. Geografia
- Fábio Márcio Alkmin
1.1.11. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam, em conformidade com o Currículo da Cidade, o ensino das áreas de conhecimento e componentes curriculares:
1.1.11.1. Alfabetização
- Miruna Kayano Genoino
- Solange de Fátima Andreassa Di Agustini
1.1.12. Práticas de ensino e princípios teóricos /metodológicos específicos e projetos que desenvolvam o ensino de Arte em conformidade com os objetos de conhecimento do Currículo da Cidade:
1.1.12.1. Artes Visuais
- Eliana Angélica Peres D'Alessandro
1.1.12.4. Teatro
- Roberto Carlos Moretto
1.1.15. Projetos de exploração e pesquisa, tendo a narrativa como fio articulador da vida em grupo:
1.1.15.1. Linguagens e Práticas Culturais
- Daniel Amadei Gonçalves Barbiellini
1.2. Linha Programática “Avaliação”:
1.2.1. Práticas de registros: documentação pedagógica e avaliação formativa para as aprendizagens.
- Lislayne Carneiro
1.2.2. Gestão do conhecimento e qualificação da avaliação das/para as aprendizagens, sejam as internas como as externas.
- Lislayne Carneiro
1.2.3. Interlocução entre as avaliações interna e externa, tendo em vista o acompanhamento das aprendizagens e a reflexão para o replanejamento das práticas pedagógicas.
- Fábio Rodrigues Galindo
- Gisleni Bertoni de Almeida
- Mônica Narciso Guimarães
- Sônia Maria Ribeiro Jaconi
1.2.4. Matrizes de Avaliação: elaboração e revisão de itens.
- Stênio Severino da Silva
1.2.5. Análises e interpretação estatística dos resultados das avaliações externas em larga escala.
- Sônia Maria Ribeiro Jaconi
1.2.6. Análise e Interpretação dos fatores sociais, econômicos e culturais (com base em dados e evidências) que possam refletir algum impacto associado ao processo de aprendizagem.
- Mônica Narciso Guimarães
1.2.8. A avaliação externa e seu papel no acompanhamento e gestão das aprendizagens.
- Fábio Rodrigues Galindo
- Stênio Severino da Silva
1.3. Linha Programática “Gestão Pedagógica":
1.3.6. Gestão Pedagógica e a inclusão de pessoas com deficiência: garantia de direitos.
- Douglas Manoel Antonio de Abreu Pestana dos Santos
1.3.9. Gestão Democrática e Articulação entre as Instâncias e a Gestão Participativa:
1.3.9.4. Democracia e descentralização do poder
- Fábio Pestana Ramos
1.5. Linha Programática “Educação em Direitos Humanos no contexto do convívio escolar, cuidado e Redes de Proteção”:
1.5.1. Promoção da Educação em Direitos Humanos:
1.5.1.1. Comunicação Não Violenta e Cultura de Paz: teoria, tecnologias e práticas
- Mauricio da Silva
- Sheila Paulino e Silva
1.5.4. Constituição e fortalecimento de redes de proteção
- Sheila Paulino e Silva
O sorteio público para definição da ordem de classificação dos Formadores será realizado via plataforma eletrônica virtual e seguirá o cronograma a seguir. O resultado do sorteio será publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo (DOC) e no Portal da SME, ficando a Administração vinculada à ordem estabelecida pelo sorteio para a efetivação das contratações, de acordo com a necessidade da área requisitante (COCEU/ CODAE/ COPED/ DRE).
Lista de inscrição Data do sorteio
DREs Dia 11/12, às 10h
COORDENADORIAS Dia 11/12, às 11h
Publicado no DOC de 05/12/2023 – pp. 380 a 384