Documento: 090451137   |    Comunicado

GABINETE DO SECRETÁRIO

SME

COMUNICADO SME Nº 976, DE 21 DE SETEMBRO DE 2023

Curso de Glotodidática e Língua Italiana para Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo

6016.2023/0112400-3

Formação linguística e glotodidática de língua italiana para professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo

O Secretário Municipal de Educação, no uso de suas atribuições legais, conforme o que lhe representou a Diretoria de Currículo - DV e, em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro ICIB - COMUNICA o curso de Formação Linguística e Glotodidática de Língua Italiana para professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo - RMESP, em consonância com o Acordo de Cooperação - SME 6016.2023/0070286-0.

1. Justificativa

A influência da imigração italiana em São Paulo é reconhecida e desempenha um papel fundamental, tanto em termos de identidade cultural e afetiva quanto no contexto econômico. Contudo, o acesso à língua italiana nas escolas públicas da cidade ainda permanece relativamente restrito. Embora haja uma variedade de cursos disponíveis na esfera privada, é importante observar que a maioria da população paulistana só tem acesso ao ensino e à aprendizagem de línguas estrangeiras quando esses recursos são disponibilizados de forma pública e gratuita. De natureza igual, é importante ressaltar que, em sua maioria, as escolas oferecem acesso somente a línguas amplamente dominantes, como inglês e espanhol. Nesse contexto, a Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro tem se esforçado para mudar essa situação, ofertando curso de língua e cultura italiana a fim de promover a compreensão de múltiplas línguas e culturas, habilidades essenciais em um mundo cada vez mais globalizado.

2. Objetivo geral

Promover a formação linguística e glotodidática de língua italiana com vistas a possíveis atuações de professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo como agente na promoção da língua e cultura italiana.

3. Objetivos específicos

Fomentar aos participantes adquirir as competências linguístico e comunicativas necessárias para a atividade de ensino de língua italiana.

Propiciar exame de certificação PLIDA, nível B1, realizado no fim do terceiro semestre.

4. Público-Alvo

Professores em efetivo exercício no magistério, nos cargos de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I ou Professor de Ensino Fundamental II e Médio na Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

4.1. É vedada a participação de servidor que já tenham realizado o curso de ofertas passadas, em cargo de gestão, ou serviço técnico, que esteja em estágio probatório, readaptado, em licença médica ou em outras situações de impedimento legal para este certame.

4.2. Condições para concorrer a uma vaga do curso

I - Estar em efetivo exercício de regência ou vaga de módulo;

II - Ter experiência de três anos de efetivo exercício no Magistério Municipal;

III - Estar distante da aposentadoria, por no mínimo, quatro anos;

IV - Ter condições próprias de acessar a plataforma do curso;

V - Elaborar uma carta de intenção;

VI - Assinar um pacto formativo, assumindo o compromisso de:

a) permanecer como servidor público municipal durante o curso;

b) concluir o curso durante o tempo estabelecido, ou seja, 03 (três) semestres;

c) apresentar, após a conclusão do curso, proposta de aplicação dos conhecimentos adquiridos na forma projeto de língua e cultura italiana.

5. Total de Vagas

50 (cinquenta) bolsas e os cursistas serão distribuídos em duas turmas de 25 (vinte e cinco) estudantes cada, a saber, turma A, às terças-feiras e Turma B, às quintas-feiras, das 19h00 às 21h30.

6. Especificações do Curso

Modalidade: virtual, pela plataforma Blackboard. O curso é composto por três módulos semestrais. Cada módulo conta com 60 horas de encontros síncronos e assíncronos. Os encontros síncronos são de 2h30 (duas horas e trinta minutos) cada. Além disso haverá 30 (trinta) horas de atividades assíncronas.

7. Avaliação

A avaliação, ao longo de cada módulo, será formativa e avaliará as habilidades comunicativas, sendo considerada nota 6,0 (seis) e aproveitamento mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de presença.

Ao término do terceiro módulo, é necessária a apresentação de uma proposta de aplicação dos conhecimentos adquiridos na forma projeto de língua e cultura italiana.

8. Inscrição

As inscrições serão realizadas a partir da data de publicação até às 23h59 do dia 27/09/2023 pelo link: https://forms.gle/xWxG3f5CKCdhGAyZ6

No ato da inscrição deverão ser anexados os seguintes documentos:

I - Declaração de tempo de serviço na RMESP (holerite ou declaração);

II - Carta de intenção;

III - Pacto formativo, devidamente preenchido e assinado.

Caso o número de inscritos exceda a quantidade de vagas disponíveis, haverá sorteio público presencial realizado pela área promotora. O sorteio será gravado e aos contemplados será enviado e-mail de que foi contemplado com o curso com as informações sobre a matrícula.

9. Áreas Promotoras

SME/COPED/DC Divisão de Currículo - CELP - Centro de Estudos de Língua Paulistano em parceria com o Instituto Cultural Ítalo-brasileiro.

Contatos:

SME/DC Divisão de Currículo - CELP - Centro de Estudos de Língua Paulistano Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Documento Autorizado = 090383141

Fernando Padula Novaes

Secretário Municipal de Educação

Publicado no DOC de 22/09/2023 – pp. 165 e 166

Acesse, AQUI, o arquivo em pdf.