Documento: 087322556   |    Comunicado

 

GABINETE DO SECRETÁRIO

SME

 

COMUNICADO Nº 838, DE 28 DE JULHO DE 2023

SEI 6016.2022/0027773-4

 

O Secretário Municipal de Educação em Exercício, no uso de suas atribuições legais, e conforme o que lhe representou a Coordenadoria Pedagógica - COPED, por meio da Divisão de Currículo - DC,

 

COMUNICA a reabertura do Processo Seletivo, de Designação e Cadastro de Reserva, para Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo interessados em desenvolver atividades de docência nos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos- CELPs.

 

JUSTIFICATIVA

Este processo seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo justifica-se pela necessidade de atender ao disposto na Lei Municipal Nº 17.257, de 27 de dezembro de 2019, regulamentada pelo Decreto Nº 60.861 de 07 de dezembro de 2021 e pela Instrução Normativa Nº 17 de 5 de abril de 2022. Justifica-se também pela abertura de 12 (doze) novos CELPs e ampliação da oferta de curso de línguas na cidade de São Paulo.

 

OBJETIVOS

- Ofertar cursos de línguas para estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, visando ao plurilinguismo como princípio importante para a garantia da diversidade linguística em território paulistano.

- Suprir a necessidade das vagas em aberto de Professores para o funcionamento dos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos - CELP.

- Compor banco de dados de candidatos aprovados para ‘designação imediata’ e ‘cadastro de reservas’ para suprir futuras vagas que surgirem durante os anos letivos subsequentes.

 

INSCRIÇÕES:

- da data desta publicação até às 23h59 do dia 20/08/2023 e;

- pelo link: https://forms.gle/JBhEa8U4omsoTd4w8.

Imperioso salientar que os candidatos que participaram do último processo seletivo, conforme comunicado SME no 289, de 03 de março de 2023, não serão prejudicados e continuarão no processo seletivo. Portanto, os novos aprovados entrarão na mesma lista dos já aprovados e na sequência, não prejudicando os já aprovados.

1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO NA FUNÇÃO DE PROFESSOR NO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CELP.

I - Ser Professor efetivo de Educação Infantil e Ensino Fundamental I ou Professor efetivo de Ensino Fundamental II e Médio;

II - Ser, preferencialmente, licenciado em Letras, na língua - alvo;

III - Na ausência de interessados com licenciatura em Letras na língua-alvo, os Professores efetivos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I ou de Ensino Fundamental II e Médio com conhecimento da língua-alvo, também podem realizar a inscrição;

IV - É vedada a participação de: professores de Educação Infantil (PEI) e servidores em estágio probatório, readaptados, em licença médica ou em outras situações de impedimento legal para este processo seletivo.

2. DOS CRITÉRIOS PARA A DESIGNAÇÃO DE PROFESSOR NA FUNÇÃO DE PROFESSOR NO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CELP.

I - Perfil e qualificação profissional do candidato compatível com a natureza das atribuições relativas ao posto de trabalho a ser ocupado;

II - Atender ao funcionamento dos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos- CELPs, nas suas jornadas de opção:

a) Jornada Especial Integral de Formação - JEIF ou;

b) Jornada Básica do Docente - JBD.

III - Possuir conhecimento específico sobre a língua -alvo em acordo com o Anexo 1;

III - Elaborar um Plano de Aula, considerando as especificidades e necessidades que envolvem o ensino-aprendizagem da língua-alvo;

IV - Ter conhecimento da legislação específica da Escola de Idiomas - Lei Nº 17.257, de 27 de dezembro de 2019, do Decreto Nº 60.861 de 07 de dezembro de 2021 e da Instrução Normativa Nº 17 de 5 de abril de 2022 e suas alterações ou revogações.

3. DO PROCESSO SELETIVO

Etapas do processo seletivo

I - Envio de declaração de acúmulo de cargos;

II- Entrega do plano de aula direcionado à língua-alvo pretendida na seleção, conforme especificações do anexo I, no ato da inscrição e;

III - Entrevista com a Comissão de Seleção.

Especificidades do processo seletivo

I - O candidato que não participar ou não entregar a documentação para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado;

II- Para fins de gerenciamento do Processo Seletivo, será constituída pela Divisão de Currículo DC - COPED/SME uma Comissão de Seleção;

III - O processo seletivo será realizado por meio do ensalamento dos candidatos em turmas organizadas pelas línguas-alvo na plataforma Google Sala de Aula (GSA);

IV - O candidato deverá postar as atividades de acordo com as datas e propostas a serem divulgadas na plataforma Google Sala de Aula;

V - O plano de aula deverá ser postado em formato PDF no Google Sala de Aula conforme cronograma apresentado na plataforma;

VI - A entrevista será realizada por meio da ferramenta google meet em horário previamente agendado pela Comissão de Seleção;

VII - A divulgação da Classificação Final do Processo Seletivo ocorrerá através de publicação no Diário Oficial e postagem no Google Sala de Aula.

VIII - O candidato interessado em interpor recurso referente ao processo deverá apresentá-lo pela plataforma Google Sala de Aula, até dois dias após a divulgação dos resultados;

IX - O servidor designado exercerá as atribuições relativas à função de Professor de CELP, com prejuízo de suas funções e sem prejuízo de vencimentos. A designação ocorrerá pelo Secretário Municipal de Educação, a partir de instrução processual de SME/COPED;

X - Os casos omissos ou excepcionais serão resolvidos pela Comissão de Seleção instituída nos termos do item 4 deste Comunicado.

Este Comunicado revoga os Comunicados nº 1.417 de 16/12/2021 e Comunicado nº 432 de 27/05/2022 e mantém em vigência o Comunicado SME no 289, de 03 de março de 2023.

 

ANEXO 1 - Conhecimento linguístico esperado

 

Língua Estrangeira Conhecimentos

 

Alemão Intermediário

- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.).

- Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal.

- Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.

 

Espanhol Avançado

- Compreensão de um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.

- Produção de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras.

- Uso da língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.

- Expressão sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

 

Francês Intermediário

- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.);

- Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal;

- Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.

 

Inglês Avançado

- Compreensão de um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos;

- Produção de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras;

- Uso da língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais;

- Expressão sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.

 

Italiano Intermediário

- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.);

- Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal;

- Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.

 

Japonês Básico

- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.);

- Produção de frases isoladas e expressões frequentes sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal;

- Descrição simples de experiências e eventos relativos à sua formação e meio circundante ou ainda referências a assuntos relacionados com necessidades imediatas.

 

ANEXO 2 - Orientação para elaboração do Plano de Aula

 

(Elaboração no idioma pretendido)

 

Identificação;

Tema;

Objetivos;

Conteúdos;

Tempo (duração);

Recursos didáticos;

Procedimento metodológico;

Avaliação e;

Indicação bibliográfica.

 

Documento autorizado = 087317048

 

Bruno Lopes Correia

Secretário Municipal de Educação em Exercício

 

Publicado no DOC de 31/07/2023 – pp. 148 e 149

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