Documento: 087322556 | Comunicado
GABINETE DO SECRETÁRIO
SME
COMUNICADO Nº 838, DE 28 DE JULHO DE 2023
SEI 6016.2022/0027773-4
O Secretário Municipal de Educação em Exercício, no uso de suas atribuições legais, e conforme o que lhe representou a Coordenadoria Pedagógica - COPED, por meio da Divisão de Currículo - DC,
COMUNICA a reabertura do Processo Seletivo, de Designação e Cadastro de Reserva, para Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo interessados em desenvolver atividades de docência nos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos- CELPs.
JUSTIFICATIVA
Este processo seletivo para Professores da Rede Municipal de Ensino de São Paulo justifica-se pela necessidade de atender ao disposto na Lei Municipal Nº 17.257, de 27 de dezembro de 2019, regulamentada pelo Decreto Nº 60.861 de 07 de dezembro de 2021 e pela Instrução Normativa Nº 17 de 5 de abril de 2022. Justifica-se também pela abertura de 12 (doze) novos CELPs e ampliação da oferta de curso de línguas na cidade de São Paulo.
OBJETIVOS
- Ofertar cursos de línguas para estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, visando ao plurilinguismo como princípio importante para a garantia da diversidade linguística em território paulistano.
- Suprir a necessidade das vagas em aberto de Professores para o funcionamento dos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos - CELP.
- Compor banco de dados de candidatos aprovados para ‘designação imediata’ e ‘cadastro de reservas’ para suprir futuras vagas que surgirem durante os anos letivos subsequentes.
INSCRIÇÕES:
- da data desta publicação até às 23h59 do dia 20/08/2023 e;
- pelo link: https://forms.gle/JBhEa8U4omsoTd4w8.
Imperioso salientar que os candidatos que participaram do último processo seletivo, conforme comunicado SME no 289, de 03 de março de 2023, não serão prejudicados e continuarão no processo seletivo. Portanto, os novos aprovados entrarão na mesma lista dos já aprovados e na sequência, não prejudicando os já aprovados.
1. DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO DO PROCESSO SELETIVO NA FUNÇÃO DE PROFESSOR NO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CELP.
I - Ser Professor efetivo de Educação Infantil e Ensino Fundamental I ou Professor efetivo de Ensino Fundamental II e Médio;
II - Ser, preferencialmente, licenciado em Letras, na língua - alvo;
III - Na ausência de interessados com licenciatura em Letras na língua-alvo, os Professores efetivos de Educação Infantil e Ensino Fundamental I ou de Ensino Fundamental II e Médio com conhecimento da língua-alvo, também podem realizar a inscrição;
IV - É vedada a participação de: professores de Educação Infantil (PEI) e servidores em estágio probatório, readaptados, em licença médica ou em outras situações de impedimento legal para este processo seletivo.
2. DOS CRITÉRIOS PARA A DESIGNAÇÃO DE PROFESSOR NA FUNÇÃO DE PROFESSOR NO CENTRO DE ESTUDOS DE LÍNGUAS - CELP.
I - Perfil e qualificação profissional do candidato compatível com a natureza das atribuições relativas ao posto de trabalho a ser ocupado;
II - Atender ao funcionamento dos Centros de Estudos de Línguas Paulistanos- CELPs, nas suas jornadas de opção:
a) Jornada Especial Integral de Formação - JEIF ou;
b) Jornada Básica do Docente - JBD.
III - Possuir conhecimento específico sobre a língua -alvo em acordo com o Anexo 1;
III - Elaborar um Plano de Aula, considerando as especificidades e necessidades que envolvem o ensino-aprendizagem da língua-alvo;
IV - Ter conhecimento da legislação específica da Escola de Idiomas - Lei Nº 17.257, de 27 de dezembro de 2019, do Decreto Nº 60.861 de 07 de dezembro de 2021 e da Instrução Normativa Nº 17 de 5 de abril de 2022 e suas alterações ou revogações.
3. DO PROCESSO SELETIVO
Etapas do processo seletivo
I - Envio de declaração de acúmulo de cargos;
II- Entrega do plano de aula direcionado à língua-alvo pretendida na seleção, conforme especificações do anexo I, no ato da inscrição e;
III - Entrevista com a Comissão de Seleção.
Especificidades do processo seletivo
I - O candidato que não participar ou não entregar a documentação para qualquer uma das fases estará automaticamente eliminado;
II- Para fins de gerenciamento do Processo Seletivo, será constituída pela Divisão de Currículo DC - COPED/SME uma Comissão de Seleção;
III - O processo seletivo será realizado por meio do ensalamento dos candidatos em turmas organizadas pelas línguas-alvo na plataforma Google Sala de Aula (GSA);
IV - O candidato deverá postar as atividades de acordo com as datas e propostas a serem divulgadas na plataforma Google Sala de Aula;
V - O plano de aula deverá ser postado em formato PDF no Google Sala de Aula conforme cronograma apresentado na plataforma;
VI - A entrevista será realizada por meio da ferramenta google meet em horário previamente agendado pela Comissão de Seleção;
VII - A divulgação da Classificação Final do Processo Seletivo ocorrerá através de publicação no Diário Oficial e postagem no Google Sala de Aula.
VIII - O candidato interessado em interpor recurso referente ao processo deverá apresentá-lo pela plataforma Google Sala de Aula, até dois dias após a divulgação dos resultados;
IX - O servidor designado exercerá as atribuições relativas à função de Professor de CELP, com prejuízo de suas funções e sem prejuízo de vencimentos. A designação ocorrerá pelo Secretário Municipal de Educação, a partir de instrução processual de SME/COPED;
X - Os casos omissos ou excepcionais serão resolvidos pela Comissão de Seleção instituída nos termos do item 4 deste Comunicado.
Este Comunicado revoga os Comunicados nº 1.417 de 16/12/2021 e Comunicado nº 432 de 27/05/2022 e mantém em vigência o Comunicado SME no 289, de 03 de março de 2023.
ANEXO 1 - Conhecimento linguístico esperado
Língua Estrangeira Conhecimentos
Alemão Intermediário
- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.).
- Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal.
- Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.
Espanhol Avançado
- Compreensão de um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos.
- Produção de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras.
- Uso da língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais.
- Expressão sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Francês Intermediário
- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.);
- Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal;
- Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.
Inglês Avançado
- Compreensão de um vasto número de textos longos e exigentes, reconhecendo os seus significados implícitos;
- Produção de forma fluente e espontânea sem precisar procurar muito as palavras;
- Uso da língua de modo flexível e eficaz para fins sociais, acadêmicos e profissionais;
- Expressão sobre temas complexos, de forma clara e bem estruturada, manifestando o domínio de mecanismos de organização, de articulação e de coesão do discurso.
Italiano Intermediário
- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.);
- Produção de discurso simples e coerente sobre assuntos que familiares ou de interesse pessoal;
- Descrição de experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como exposição de razões e justificativas para uma opinião ou um projeto.
Japonês Básico
- Compreensão de assuntos familiares (temas abordados no trabalho, na escola e nos momentos de lazer etc.);
- Produção de frases isoladas e expressões frequentes sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal;
- Descrição simples de experiências e eventos relativos à sua formação e meio circundante ou ainda referências a assuntos relacionados com necessidades imediatas.
ANEXO 2 - Orientação para elaboração do Plano de Aula
(Elaboração no idioma pretendido)
Identificação;
Tema;
Objetivos;
Conteúdos;
Tempo (duração);
Recursos didáticos;
Procedimento metodológico;
Avaliação e;
Indicação bibliográfica.
Documento autorizado = 087317048
Bruno Lopes Correia
Secretário Municipal de Educação em Exercício
Publicado no DOC de 31/07/2023 – pp. 148 e 149