CONCURSOS

SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO

DIVISÃO DE GESTÃO DE CONCURSOS E ESTÁGIOS

Documento: 086286955   |    Comunicado

 

12ª EDIÇÃO DO PRÊMIO “AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO” (2023)

 

A Secretaria Municipal de Gestão torna público o Edital da 12ª EDIÇÃO DO PRÊMIO “AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO” que reconhece, individualmente ou em equipe, estagiários e estagiárias vinculados(as) ao Sistema de Estágio da Prefeitura de São Paulo por meio de concurso realizado pela Coordenação Geral de Estágios (CGE) da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP), em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com a concessão de prêmios. A inciativa ocorre conforme as disposições do Decreto nº 51.337 de 12 de março de 2010, atualizadas pelo Decreto nº 61.705 de 16 de agosto de 2022, no âmbito das previsões do Decreto nº 56.760, de 8 de janeiro de 2016, que regulamenta o Sistema de Estágios da Prefeitura de São Paulo.

 

1. Objetivos

A 12ª EDIÇÃO DO PRÊMIO “AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO” busca reconhecer, valorizar e premiar a atuação criativa, proativa e inovadora dos(as) estagiários(as) na Administração Pública Municipal com os objetivos de:

- Difundir as melhores práticas de estágio no âmbito da Prefeitura, incentivando a participação dos(as) estagiários(as) no desenvolvimento das políticas e serviços públicos praticados pela Administração;

- Incrementar os serviços prestados com propostas de melhoria, elaboradas a partir do conhecimento adquirido pelos(as) estudantes em seus respectivos cursos de formação;

- Divulgar e disponibilizar para as áreas da Prefeitura a contribuição dos(as) estagiários(as) por meio dos projetos premiados.

 

2. Público-alvo

Estagiários(as) de nível superior, vinculados(as) às Secretarias/Órgãos Municipais e Subprefeituras que compõem o Sistema de Estágios da Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

3. Requisitos para participação e impedimentos

- Para participar é necessário que o(a) estagiário(a) esteja com o contrato ativo, condição que deve ser mantida até, pelo menos, o dia 01/09/2023, dia subsequente à data limite para entrega do trabalho;

- Estão impedidos(as) de concorrer estagiários(as) que: a) estejam envolvidos com a elaboração deste Edital; e b) possuam parentesco até segundo grau com os integrantes da Comissão;

- Os trabalhos deverão ser orientados por apenas um supervisor(a) e cada supervisor(a) poderá se responsabilizar por orientar até 02 (dois) trabalhos;

- Cada estagiário(a) pode ter uma única inscrição e em apenas uma única modalidade;

- Os trabalhos apresentados devem ser originais e inéditos;

- Caso uma situação de inobservância dessas regras seja detectada ou se efetive em qualquer das etapas desse Edital, o trabalho em questão será desclassificado;

 

4. Tema dos trabalhos

Os trabalhos inscritos na 12ª EDIÇÃO DO PRÊMIO “AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO” deverão se relacionar com o tema:

CONTRIBUIÇÃO PARA UMA SÃO PAULO MELHOR

A abrangência do tema proposto tem por objetivo viabilizar a participação de estagiários(as) de todas as áreas.

Os trabalhos apresentados podem tanto focar em processos internos, com a proposta de melhorias nos processos e, eventualmente, de novas formas de organização que aprimorem o desempenho do órgão, como nos processos relativos ao atendimento aos cidadãos e/ou às políticas públicas, com foco na qualidade, eficiência e produtividade.

A relação entre a prática no ambiente de trabalho e conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica é uma dimensão importante do estágio e é fundamental que os trabalhos conjuguem esses aspectos a partir das experiências dos(as) estagiários(as).

 

5. Modalidades

Os trabalhos poderão ser apresentados em duas modalidades: a) individual; e b) em Grupo, com a participação de no mínimo 2 (dois) e no máximo 3 (três) estagiários(as).

 

6. Inscrição

A inscrição na Premiação é gratuita e feita em dois passos: a) Pré-inscrição; e b) Entrega do trabalho.

6.1. Pré-inscrição

A pré-inscrição será feita exclusivamente pela internet, por meio do FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO acessível no link abaixo, de 12/07/2023 a 31/07/2023.

- FORMULÁRIO DE PRÉ-INSCRIÇÃO: https://forms.gle/t7wHBCMmj2HPfQtW8

O modelo do FORMULÁRIO se encontra no ANEXO 1.

A pré-inscrição deverá ser acompanhada do TERMO DE CONSENTIMENTO (ANEXO 2) de cada participante. O termo deve ser preenchido, assinado e inserido no campo indicado do formulário.

Ao final do prazo de pré-inscrição, a CGE encaminhará pelo e-mail oficial do Prêmio Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a confirmação do recebimento da pré-inscrição, em comunicação com cópia para o respectivo(a) Coordenador(a) Setorial de Estágio.

A relação de inscritos(as) bem como das eventuais inscrições indeferidas será publicada no Diário Oficial de Cidade de São Paulo (DOC) até 04/08/2023.

Da data de divulgação dos inscritos até o prazo final para a entrega dos trabalhos, os(as) estagiários(as) poderão enviar dúvidas sobre a elaboração dos seus trabalhos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e participar de encontros on-line. A agenda dos encontros será comunicada por e-mail aos(às) estagiários(as) inscritos(as) para o Prêmio, que poderão indicar seu interesse em participar no horário adequado. Os(as) supervisores(as) e coordenadores(as) setoriais também serão informados para que possam liberar a participação dos(as) estagiários(as) para essa atividade que tem caráter de treinamento.

6.2. Entrega do trabalho

Os trabalhos serão enviados por meio do FORMULÁRIO DE ENTREGA DO TRABALHO acessível no link abaixo no período de 04/08/2023 a 31/08/2023.

FORMULÁRIO DE ENTREGA DO TRABALHO: https://forms.gle/L1yehJfhjsNkC5XH6

Ao final do prazo de envio dos trabalhos, a CGE encaminhará pelo e-mail oficial do Prêmio Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. a confirmação do recebimento do trabalho, em comunicação com cópia para os(as) Coordenadores(as) Setoriais de Estágio.

O DPGC/CGE ficará responsável pelo encaminhamento dos trabalhos para a Comissão Julgadora para avaliação, a partir de 05/09/2023, data em que será publicada em Diário Oficial também a relação dos trabalhos recebidos.

 

7. Requisitos e formas de apresentação do trabalho

O trabalho deve seguir a estrutura de um relatório técnico contemplando os conteúdos conforme indicação abaixo, contendo no mínimo 8 (oito) páginas e no máximo 12 (doze) páginas, incluindo a capa, as referências bibliográficas e notas.

Cláusula de anonimato: Por se tratar de um concurso, é obrigatório que o trabalho NÃO contenha nenhuma identificação do(a) autor(a) ou dos(as) autores(as), nem agradecimentos ou informações que levem à identificação dos(as) autores(as) e pessoas que os(as) orientaram, direta ou indiretamente. O descumprimento das orientações para cláusula de anonimato dos(as) autores(as) no corpo do trabalho será motivo para desclassificação.

7.1. Conteúdos básicos do relatório técnico

Título do trabalho

Resumo: Apresentar de forma sintética objetivo, desenvolvimento, resultados ou proposta de melhorias e conclusões. Deverá obrigatoriamente identificar a Unidade e Órgão em que o trabalho ocorre sem, contudo, desrespeitar a cláusula de anonimato.

Introdução: Apresentação do trabalho com caracterização do problema tratado, atores envolvidos e potenciais beneficiários.

Objetivo: Definição dos objetivos visados no tratamento do problema.

Desenvolvimento: Apresentação dos métodos e técnicas utilizados para o tratamento do problema e construção da proposta apresentada.

Conceitos e/ou melhores práticas de referência: Indicar conceitos utilizados e/ou referências a outras experiências desenvolvidas por outros governos para enfrentamento do problema.

Diagnóstico do problema ou descrição da situação inicial: Apresentar a situação inicial do problema, utilizando dados e suas fontes, estudos pré-existentes, que sustentaram a proposta apresentada e/ou implementada.

Cronograma e registro das atividades: Enumeração das etapas percorridas até a elaboração da proposta e suas atividades, especificando tempo e duração.

Resultados alcançados ou esperados: Apresentação dos resultados alcançados ou esperados, destacando sua contribuição para as políticas públicas municipais e/ou a melhoria dos serviços prestados ao cidadão.

Referências bibliográficas: Seguindo as normas técnicas, organizar as referências bibliográficas utilizadas na elaboração desse trabalho.

Formato e normas técnicas:

- O trabalho deverá ser escrito em português, conformando-se às regras gramaticais vigentes e as normas da ABNT.

- Deve utilizar fonte Times New Roman ou Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, margem esquerda e superior de 3 cm, margem direita e inferior de 2 cm, tamanho A4 (21 X 29,7 cm), com numeração sequencial no canto inferior direito.

- Deverá ser enviado exclusivamente por meio do FORMULÁRIO DE ENTREGA DE TRABALHO, em formato PDF, com tamanho máximo de 4MB.

 

8. Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora será formada por 12 (doze) integrantes, entre 3 (três) indicados pelo CIEE e 9 (nove) indicados pela SEGES - Secretaria de Gestão da Prefeitura da Cidade de São Paulo.

A avaliação e classificação final dos trabalhos a serem premiados serão realizadas em duas etapas. Na primeira etapa, cada trabalho deverá ser lido por pelo menos 2 (dois) avaliadores; cada integrante da Comissão será responsável pela leitura e avaliação dos trabalhos que lhes forem destinados, atribuindo uma pontuação de 0 a 10 em cada um dos critérios determinados no presente Edital. A nota a ser conferida a cada trabalho, na primeira etapa, será a média que resultar da soma de pontos atribuídos pelos avaliadores que o examinaram dividida pelo número de avaliadores que pontuaram o trabalho.

Na segunda etapa, até seis trabalhos mais bem pontuados em cada categoria (individual ou grupo), considerando-se a média obtida na primeira etapa, necessariamente superior a 60% dos pontos possíveis, serão os finalistas e seus(suas) autores(as) o apresentarão, publicamente, perante banca constituída por parte dos integrantes da Comissão Julgadora (no mínimo três avaliadores).

É atribuição da Comissão decidir, em conjunto com a Coordenação Geral de Estágios da SEGES, sobre situações e casos não previstos no regulamento relacionados à avaliação dos trabalhos na presente edição deste Prêmio.

 

9. Avaliação dos trabalhos

9.1. Primeira Etapa: Avaliação do trabalho escrito

Leitura e avaliação dos trabalhos apresentados cuja inscrição tiver sido deferida. Nessa etapa, pelo menos 2 (dois) integrantes da Comissão Julgadora avaliarão cada trabalho segundo os critérios abaixo especificados, concedendo a cada critério uma pontuação de 0 a 10, perfazendo um total máximo de 40 (quarenta) pontos:

CRITÉRIO

DESCRIÇÃO DO CRITÉRIO

PONTUAÇÃO

Critério 1

Articulação, concisão, correção, coerência de ideias e clareza de objetivos.

0-10 pontos

Critério 2

Desenvolvimento do trabalho e sua fundamentação.

0-10 pontos

Critério 3

Proposta de melhoria qualitativa ou quantitativa em relação à prática anterior.

0-10 pontos

Critério 4

Viabilidade de implementação, do ponto de vista técnico.

0-10 pontos

A Coordenação Geral de Estágios (CGE) fará o processamento das notas atribuídas pelos(as) avaliadores(as), apontando até 6 (seis) trabalhos melhores ranqueados em cada modalidade (individual e em grupo) como finalistas. Havendo empate entre dois trabalhos ou mais, estará classificado aquele que tiver a maior pontuação no Critério 3 “Proposta de melhoria qualitativa ou quantitativa em relação à prática anterior”. Persistindo o empate, será considerado melhor classificado o trabalho que tiver o maior número de 10 pontos. Se não houver 10 ou ocorrer empate nessa quantificação, será considerado o maior número de 9 pontos e assim por diante.

A lista dos trabalhos finalistas tem previsão de divulgação até o dia 10/10/2023.

9.2. Segunda etapa: apresentação dos trabalhos à Comissão

A apresentação dos trabalhos finalistas está prevista para o dia 31/10/2023, de forma presencial e seguirá as seguintes regras:

- Os(as) finalistas devem apresentar seu trabalho a banca formada por parte dos membros da Comissão, podendo utilizar apresentação, áudio ou vídeo, no tempo máximo de 15 minutos.

- A apresentação deverá englobar todos os itens incluídos no trabalho submetido ao Prêmio.

- Ao término de cada apresentação, a Comissão Julgadora poderá pedir esclarecimentos e/ou tirar dúvidas, podendo esse complemento à apresentação durar no máximo mais 10 (dez) minutos.

Cada avaliador atribuirá a cada trabalho uma pontuação de 0 a 10 nos quatro critérios já elencados na Primeira Etapa, acrescidos de um quinto critério para avaliar a qualidade da apresentação do trabalho (clareza, concisão e abrangência de todo o conteúdo do trabalho escrito), perfazendo um total máximo de 50 pontos; será calculada a média de pontos de cada trabalho apresentado, de maneira análoga à calculada na Primeira Etapa. Para a obtenção da pontuação final, a pontuação média atribuída a cada trabalho nesta Segunda Etapa será somada à pontuação média obtida na Primeira Etapa, resultando a pontuação máxima a ser atingida igual a 90 (noventa) pontos.

 

10. Premiação

A premiação dos trabalhos vencedores, em cada modalidade (individual e em grupo), acontecerá no dia 22/11/2023, no Edifício Matarazzo ou outro local da Prefeitura Municipal de São Paulo.

O evento será presencial para os(as) finalistas, convidados(as) e equipes das Secretarias concorrentes, além de integrantes da Comissão Julgadora e da organização, com transmissão pela plataforma YouTube.

Serão premiados até 8 (oito) trabalhos, sendo 4 (quatro) trabalhos da modalidade individual e 4 (quatro) trabalhos da modalidade grupo. Todos receberão certificados e um prêmio em dinheiro conforme sua colocação final, a saber:

- MODALIDADE INDIVIDUAL:

1º colocado: prêmio de R$ 3.000 (três mil reais)

2º colocado: prêmio de R$ 2.500 (dois mil e quinhentos reais)

3º colocado: prêmio de R$ 2.000 (dois mil reais)

4º colocado: prêmio de R$ 1.500 (um mil e quinhentos reais)

Valor total da premiação na modalidade individual: R$ 9.000,00.

- MODALIDADE EM GRUPO:

1º colocado: prêmio de R$ 6.000 (seis mil reais), sendo R$ 3.000 ou R$ 2.000 para cada integrante
2º colocado: prêmio de R$ 5.000 (cinco mil reais), sendo R$ 2.500 ou R$1.667 para cada integrante
3º colocado: prêmio de R$ 4.000 (quatro mil reais), sendo R$2.000 ou R$ 1.333 para cada integrante
4º colocado: prêmio de R$ 3.000 (três mil reais), sendo R$ 1.500 ou R$ 1.000 para cada integrante
Valor total da premiação na modalidade em grupo: R$ 18.000,00.

VALOR TOTAL DAS PREMIAÇÕES DA 12ª EDIÇÃO: R$ 27.000,00

- O pagamento do prêmio será realizado por depósito na conta do(a) estagiário(a). Na modalidade “em grupo”, o pagamento do prêmio será dividido pelo número de integrantes e será efetuado de maneira individualizada.

- Os(as) supervisores(as) dos(as) estagiários(as) premiados(as) receberão um Certificado de Menção Honrosa e os integrantes da Comissão Julgadora receberão um Certificado de Participação.

 

11. Disposições Finais

- A inscrição no Prêmio implicará na cessão de todos os direitos de uso dos trabalhos à Prefeitura de São Paulo e ao CIEE, sem qualquer tipo de ônus, garantidos os créditos dos(as) autores(as). Ao se inscreverem, automaticamente os(as) participantes autorizam a utilização de nome, imagem e voz para divulgação em qualquer meio de comunicação e implantação do projeto/trabalho. Fica igualmente franqueado aos autores(as) dos projetos/trabalhos vencedores o uso do resultado para o mesmo fim.

- A decisão da Comissão Julgadora em relação à avaliação, classificação dos trabalhos e da classificação final é soberana, não cabendo recursos.

- Os casos omissos no presente regulamento serão submetidos à Comissão ou, em instância máxima, à Coordenação Geral de Estágios, responsável pela coordenação do Prêmio.

- Os itens deste Edital poderão sofrer eventuais alterações, atualizações ou acréscimos, enquanto não consumada a providência ou evento que disserem respeito à referida mudança, circunstância que será comunicada e publicizada por meio do Diário Oficial.

- Os(as) vencedores(as) premiados(as) deverão atender a convites da Administração, por meio da COGEP/DPGC/CGE, para apresentação dos respectivos trabalhos em eventos promovidos pelas diversas áreas da PMSP.

 

12. Cronograma Consolidado

ETAPA

DATA

Publicação do Edital

12/07/2023

Período de pré-inscrição

12/07/2023 a 31/07/2023

Publicação no DOC da lista de inscritos

Até 04/08/2023

Período de envio dos trabalhos

04/08/2023 a 31/08/2023

Publicação no DOC da relação dos projetos/trabalhos recebidos

Até 05/09/2023

Período para avaliação dos trabalhos pela Comissão Julgadora

05/09/2023 a 04/10/2023

Publicação no DOC da relação de até 6 melhores projetos/trabalhos em cada categoria (individual; em grupo)

Até 10/10/2023

Apresentação dos trabalhos finalistas à Comissão Julgadora

31/10/2023

Cerimônia de Entrega da Premiação

22/11/2023

Publicação no DOC da classificação definitiva dos trabalhos vencedores

23/11/2023

 

ANEXOS

 

Anexo I - Modelo do Formulário de Inscrição

Serão preenchidos de forma online, no link informado no Edital:

1 - DADOS PESSOAIS DOS(AS) ESTAGIÁRIOS(AS): Nome, Nacionalidade, Naturalidade, Gênero, Raça/Cor, Data de Nascimento, RG, CPF, Endereço, E-mail e Telefone.

2 - DADOS ESCOLARES: Instituição de Ensino, Curso, Semestre Atual e Previsão de Término.

3 - DADOS DO ESTÁGIO: Data de Início do TCE (Termo de Compromisso de Estágio), Data de Término Prevista no TCE (Termo de Compromisso de Estágio), Secretaria/Órgão, Unidade de Estágio (Coordenadoria/Departamento/Divisão) e Endereço da Unidade.

4 - DADOS DO(A) SUPERVISOR(A) RESPONSÁVEL: Nome do(a) Supervisor(a), Registro Funcional (RF), Cargo, Secretaria/Órgão, E-mail e Telefone.

5 - DADOS DO(A) COORDENADOR(A) SETORIAL DE ESTÁGIO: Nome do(a) Coordenador(a) Setorial de Estágio, E-mail e Telefone.

 

Anexo II - Termo de Consentimento

Pelo presente instrumento, e na forma de Direito, eu, __________________________________________________________, RG _______________________, estagiário(a) da Secretaria/Órgão/Subprefeitura ______________________________ estudante do curso de ____________________________________, participante da 12ª EDIÇÃO DO PRÊMIO “AS MELHORES PRÁTICAS DE ESTÁGIO NA PREFEITURA DE SÃO PAULO”, declaro estar de acordo com o regulamento integral do Prêmio.

São Paulo, _______ de _________________ de 2023.

________________________

Assinatura do(a) Estagiário(a)

*Para a modalidade “Grupo”, cada integrante do grupo deve preencher e assinar um Termo de Consentimento.

 

Publicado no DOC de 12/07/2023 – pp. 248 a 250

0
0
0
s2sdefault