ATOS DA CMSP

Documento: 084540741   |    Comunicado

CCI-1 - EQUIPE DE EVENTOS

ABERTURA DE INSCRIÇÕES E REGULAMENTO DO PRÊMIO ANASTÁCIA DE FORRÓ 2023

A Câmara Municipal de São Paulo torna público o Regulamento do Prêmio Anastácia do Forró, 1ª Edição, conforme abaixo:

REGULAMENTO 2023

1. O PRÊMIO

1.1. O Prêmio foi criado em homenagem à Lucinete Ferreira, que nasceu no Recife há 80 anos e ficou conhecida como Anastácia, a Rainha do Forró. Cantando profissionalmente durante pelo menos 65 anos e gravando cerca de 30 discos, destacou-se como um dos maiores nomes do Forró.

A Câmara Municipal de São Paulo, instituiu, por meio da Resolução N° 10/2021, o Prêmio Anastácia de Forró, que visa reconhecer pessoas ou entidades que tenham realizado contribuições significativas ao cenário do Forró no Município de São Paulo.

2. CATEGORIAS

1. Dança: engloba obras e seus respectivos agentes que promovam fomento e difusão do Forró por meio da dança: professor/dançarino/produtor/coreógrafo/espetáculo;

2. Música: engloba obras e seus respectivos agentes que promovam fomento e difusão do Forró por meio da música: compositor/letrista/instrumentista/intérprete/ professor/produtor/espetáculo;

3. Comunicação: engloba obras e seus respectivos agentes que promovam fomento e difusão do Forró por meio dos meios de comunicação e/ou seus respectivos profissionais: assessor de imprensa, jornalista, radialista, programa de rádio, programa de TV, aplicativos, blogs e sites, entre outros;

4. Produção Cultural: engloba todas as ações/obras e seus respectivos agentes que promovam fomento e difusão por meio das linguagens do Forró nos setores: Artes Plásticas (artesãos/ figurinistas e afins), Audiovisual e Teatro (roteirista/cineasta/ diretor), Educação (curso/oficina/palestra/método/professor), Feiras (exposições/curadoria), Agentes: Escritor/Produtor/Gestor/ Literatura (oralidades/contação de histórias);

5. Pesquisa: engloba a produção de conhecimento sobre o Forró e suas aplicações nos seus diversos aspectos: história, mapeamentos, sociologia, etnomusicologia, musicologia, antropologia, medicina (física e psíquica), pedagogia, e outras áreas afins.

Parágrafo único - Cada pessoa ou entidade poderá se inscrever em no máximo 2 (duas) categorias.

3. INSCRIÇÕES

3.1. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas até o dia 18 de agosto de 2023, às 23h59, somente por meio de envio dos seguintes documentos para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.:

1. Formulário de inscrição, devidamente preenchido, disponível no portal da Câmara Municipal: https://www.saopaulo.sp.leg.br/premio-anastacia-2023/, que deverá ser baixado, preenchido e encaminhado juntamente com o material;

2. Currículo artístico/release salvo em arquivo de texto com extensão PDF ou DOC;

3. Material anexo obrigatório:

a) Link de vídeos e/ou áudios - Devem ser salvos na nuvem e o link de acesso informado;

b) Release/Currículo;

c) Portfólio/Fotos;

d) Link da pesquisa/ PDF da tese (item obrigatório somente para a categoria pesquisa)

4. Material anexo não obrigatório:

a) Mídia social

5. Caso o responsável pela inscrição não receba a confirmação, entre em contato com a Equipe de Eventos através do (11) 3396-4311 ou para 3396-4569 para verificar sua efetivação

OBS: Não será permitido realizar a inscrição nos anos subsequentes para aqueles que foram contemplados com a Salva de Prata.

4. JULGAMENTO

A Comissão Julgadora é composta por 2 (dois) membros oriundos do Poder Público Municipal, 2 (dois) membros de Instituições Técnicas Especializadas e 2 (dois) membros da Sociedade Civil, descritos da forma que segue:

i. Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de São Paulo;

ii. Representante da Secretaria Municipal de Cultura;

iii. Titular do Departamento de Artes da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) ou representante por ela indicado;

iv. Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em São Paulo ou representante por ela indicado;

v. 2 (dois) representantes da comunidade cultural do Forró.

vi. A Comissão Deliberativa fará a avaliação das inscrições tendo em vista sua adequação aos aspectos relacionados à categoria proposta no art. 2º do Prêmio Anastácia de Forró, conforme Regulamento da edição;

vii. A Comissão Deliberativa definirá dentre os inscritos avaliados quais serão os agraciados como contemplados, um em cada categoria, habilitando-os à consagração do mérito de homenagem por meio do Prêmio proferido, definindo mais dois finalistas em cada categoria.

5. OS PRÊMIOS

1. Serão conferidas Salvas de Prata aos contemplados de cada categoria e diplomas para os 2 finalistas de cada categoria;

2. Para os inscritos aptos, serão entregues um certificado de participação;

3. Os inscritos aptos terão seus nomes publicados no Diário Oficial do Município junto a pontuação final.

6. A PREMIAÇÃO

A cerimônia de premiação será realizada no dia 16 de outubro de 2023, em Sessão Solene na Câmara Municipal de São Paulo.

ORGANIZAÇÃO:

CCI.1 - Equipe de Eventos