Pensamento Político Moderno

Duração: às quartas-feiras, de 8 a 29 de maio  

Vagas: 50

Formato: on-line, pela plataforma Zoom

Obs: Curso livre, sem pontuação

INSCRIÇÕES: de 18 a 30 de abril, das 9h às 17h, pelos telefones do Sinesp: 3255-9794, 3116-8400 e pelo WhatsApp.       

Curso de Pensamento Político Moderno analisa obra do inglês Thomas Hobbes

O curso promovido pelo CFCL Benê do SINESP, sob orientação do Prof. Dr. Jean Rodrigues Siqueira, visa a lançar luz sobre a formação das ideias políticas que começaram a se consolidar no Ocidente a partir do advento dos Estados-nações e do desenvolvimento do modo de produção capitalista, estabelecendo as bases da teoria política moderna a partir da exploração de fragmentos de textos que deram forma à nossa modernidade nessa área.

Depois de se debruçar sobre a obra de Nicolau Maquiavel, o curso lançará luz sobre o pensamento de um dos formuladores da teoria contratualista, o inglês Thomas Hobbes, autor de um dos clássicos da teoria política, O Leviatã.  

Prof. Dr. Jean Rodrigues Siqueira

Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do ABC – UFABC (2020), Doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – MACKENZIE (2017), Licenciado em História pelo Centro Universitário Nove de Julho – UNINOVE (2007), Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2005), Bacharel em Filosofia pela Universidade São Judas Tadeu – USJT (2001). Membro dos grupos de pesquisa Estudos do Idealismo (GPEI), da UNESP/Marília, e Estética e Política, do UNIFAI. Foi coordenador do curso de Graduação em Filosofia da Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO – de 2011 a 2015, e professor da instituição de 2008 a 2017. Desde 2014 é professor do curso de Graduação em Filosofia do Centro Universitário Assunção – UNIFAI – e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Filosofia e Pensamento Político Contemporâneos, História, Civilização e Pensamento Medieval, História: Arte, Patrimônio e Cultura dessa instituição. Foi professor das disciplinas de Ética e responsabilidade profissional e Sociedade e tecnologia em cursos de Graduação da FATEC Mogi das Cruzes. É autor do livro Berkeley e o esse est percipi: um exame de duas interpretações da justificação do princípio fundamental da filosofia imaterialista (Autografia, 2005) e coordenador da coleção Desconstruindo o lugar-comum, sob a qual foram lançados os livros Comunismo (2019), Racismo (2019) e Evolucionismo (2021), todos pela Editora Fibra/Edições Brasil.

Inscreva-se e participe dessa importante formação política oferecida aos filiados pelo CFCL Benê do SINESP.

Juntos Seguimos Mais Fortes!

0
0
0
s2sdefault