Imagens: SINESP

O CFCL Benê do SINESP realizou, no dia 15 de março, uma edição especial do Música em Debate. A intérprete e pesquisadora Adriana Moreira apresentou, para uma plateia de filiados e Dirigentes Sindicais, um espetáculo com repertório dedicado à música afro-brasileira, em especial ao samba, em que evidenciou a importância das mulheres para o gênero. 

Adriana Moreira interpreta clássico "Zé do Caroço", sucesso de Leci Brandão

Visibilizar a potência da contribuição feminina nas ciências, na política, nas construções sociais, no esporte e na arte é de fundamental importância para a elaboração de políticas públicas que deem às mulheres o lugar de protagonismo que a elas é devido. Além de cantar com extremo brilhantismo, Adriana Moreira, acompanhada pelo músico Matheus Crippa, conduziu um bate-papo emancipador e marcante sobre a força das mulheres, sobretudo afro-brasileiras, para a construção do cenário musical do país. 

Adriana Moreira compartilhou com o público sua trajetória de vida, entrelaçada às histórias de três mulheres fundamentais para o samba: Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara e Leci Brandão.

Além de apresentar composições das três estrelas da música, a artista levou aos presentes breves biografias, histórias e curiosidades que mostram o papel fundamental dessas mulheres na consolidação e na massificação do samba Brasil afora.

Foi mais uma tarde inesquecível de música, conhecimento e emoção. O evento mostrou a importância e a força de mulheres incríveis que, infelizmente, nem sempre recebem o devido reconhecimento.

Resgatar e enfatizar a relevância da mulher nos mais variados papéis sociais é uma forma de garantir uma reparação histórica a personagens femininas tão importantes para o Brasil, mas que foram silenciadas por um sistema machista e patriarcal.

Acompanhe o site e as redes socias do SINESP e fique por dentro de todas as atividades do Centro de Formação, Cultura e Lazer Benê do SINESP.

Participe!    

0
0
0
s2sdefault