DOC DE 21/07/2016 – P. 47

EDUCAÇÃO

GABINETE DA SECRETÁRIA

PLANO DE TRABALHO E/OU METAS – 2016

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA

Plano de Trabalho/ Metas

1. Nome e código de endereçamento da unidade de trabalho: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO PIRITUBA – EH: 161071001000000:

2. Nome e registro funcional do gestor da unidade de trabalho:Marcos Manoel dos Santos RF: 742.816.2/2.

I- Eixo 1- Compromisso com os direitos sociais e civis

1.1- Nome da ação: Atendimento na Educação Infantil de 0 a 5 anos

1.2- Tipo da ação: ( ) projeto ( X ) processo

1.3- Nomes dos Responsáveis pela Ação e RFs: SérgioMazurega – RF 576.925.6/2 e Miriam Halcsih Machado – RF678.839.4/1, Robson Novaes da Silva - RF 721.231.3/1, AlessandraPollonServilhaSoprani – RF 747.938.7/1.

1.4- Objetivo a ser atingido: Ampliar a oferta de vagaspara a educação infantil de 0 a 4 anos, assegurando auniversalização do atendimento em pré-escola para crianças de 4 e 5 anos com qualidade.

1.5- Público alvo: Equipe da DRE-PJ, Equipe dos 27 (vintee sete) CEI e 50 (cinquenta) EMEI da rede direta e por meio darede conveniada da DRE-PJ.

1.6- Justificativa para o desenvolvimento da ação: A demandapelo atendimento de crianças de 0 a 3 anos justificaa necessidade de ampliação de vagas para esta faixa etária.Assim como a Lei Nº 12.796, de 04/4/2013, alínea “a”, incisoI e II, do Artigo 4º, que assegura o atendimento da EducaçãoInfantil para as crianças de 4 e 5 anos. Esse segmento requer aformação das equipes gestoras e dos professores, nas diferenteslinguagens, bem como na organização dos tempos e espaços,inclusive ampliando o acesso e aperfeiçoando à qualidade.

1.7- Cronograma contendo as etapas e o período de execução:

a) Análise de novas solicitações de autorização para funcionamentode CEI conveniados – de março a dezembro;

1.8- Meta ou indicador a ser alcançado no final do ciclode avaliação:

1.8.1. Ampliar em 1.800 (mil e oitocentas) vagas nas crechesdestinadas à Educação Infantil;

1.8.2. Garantir que 100% das U.E. de Educação Infantilimplementem as Diretrizes Curriculares Nacionais em seus ProjetosPolíticos Pedagógicos e cumpram as Orientações Normativasda Educação Infantil no município de São Paulo;

1.8.3. Garantir que 100% das U.E. realizem readequaçõesdos Projetos Políticos Pedagógicos, visando ao aprimoramentoconstante da qualidade de ensino.

1.8.4. Evasão escolar reduzida para 5% dos alunos matriculados.Fevereiro – Dezembro.

II . Eixo 2- Desenvolvimento Econômico Sustentável para redução das desigualdades

2.1- Nome da ação: Sustentabilidade.

2.2- Tipo da ação: ( ) projeto ( X ) processo

2.3- Nomes dos Responsáveis pela Ação e RF: Terezinha A.Sebestyian Rocha, RF 551.329.4/1, Ana Maria Cesar Guabiraba,RF 772.309.1/1, Marcos Manoel dos Santos, RF 742.816.2/2 eRobson Novaes da Silva - RF 721.231.3/1

2.4- Objetivo a ser atingido: proteger os recursos naturaisda cidade conservando as áreas de proteção ambiental,ampliando o sistema de áreas verdes e preservandoos recursos hídricos.

2.5- Público alvo: Equipe da DRE-PJ, Equipes dos 27 (vintee sete) CEI e 50 (cinquenta) EMEI, 59 (cinquenta e nove) EMEF,2 (duas) EMEFM, 1 (uma) EMEBS da DRE–PJ e rede de CEIconveniadas.

2.6- Justificativa para o desenvolvimento da ação: Atualmente,os desenvolvimentos social e econômico precisam considerara sustentabilidade ambiental. Surge daí a necessidadede promover ações que sirvam para conscientizar a população,desde as crianças pequenas, sobre a importância de desenvolverações que preservem o meio ambiente e promovam oequilíbrio de sua comunidade com o território local e com os

demais espaços da cidade.

2.7. Cronograma contendo as etapas e o período de execução:

a) Realização de formações com professores de diferentesáreas e coordenadores pedagógicos para que promovam açõesnos Parques Ecológicos Municipais e outras áreas de preservação com seus alunos- de maio a novembro;

b) Promover campanhas para que as U.E.s promovamcoleta seletiva e incentivem essa prática junto a seus alunos efuncionários- de junho a dezembro;

c) Acompanhar a construção do trecho norte do Rodoanele atuar na reflexão e ação dos possíveis impactos sobre a populaçãoescolar da região próxima à obra- de abril a dezembro;

d) Realizar parcerias com ONGs e grupos promotores deeducação ambiental para realização de cursos, formações,seminários, palestras, gincanas e atividades junto aos alunos efuncionários das U.E. - de junho a dezembro;

2.8- Meta ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação:

2.8.1. 25% Professores das 27 (vinte e sete) CEI, 50 (cinquenta)EMEI, 59 (cinquenta e nove) EMEF, 2 EMEFM e 1 EMEBScapacitados para realização de estudos de meio em parquesecológicos e outras áreas de preservação;

2.8.2. 50% das unidades realizando coleta seletiva;

2.8.3. Fomentar pelo menos 01 atividade de promoção daeducação ambiental em cada uma das U.E.

Nome da ação: Jornada dos alunos do Ensino Fundamental.

2.2- Tipo da ação: ( ) projeto ( X ) processo

2.3- Nome do Responsável pela Ação e RF: Terezinha AparecidaSebestyian Rocha, RF 551.329.4/1 e Ana Maria CesarGuabiraba, RF 772.309.1/1

2.4- Objetivo a ser atingido: Ampliar a jornada dos alunosdo Ensino Fundamental através da adesão ao programa MaisEducação

2.5- Público alvo: Equipe da DRE-PJ e Equipes das 59(cinquenta e nove) EMEF, 2 (duas) EMEFM e 1 (uma) EMEBSda DRE -PJ.

2.6- Justificativa para o desenvolvimento da ação: Medianteos resultados alcançados nas avaliações externas e a necessidadede oportunizar o protagonismo infanto-juvenil, a equipeda DRE-PJ e das U.E. devem ofertar atividades sistematizadasde caráter educacional, no contra turno do horário regular dosalunos, possibilitando a melhoria do processo de aprendizagemdas crianças e jovens, assim como possibilitar ampliação dorepertório cultural e o desenvolvimento do seu protagonismo.

2.7- Cronograma contendo as etapas e o período de execução:

a) Programa “Recuperação Paralela” – de março a novembro;

b) Torneio Regional por Equipes e Individual de Xadrez – demarço a novembro;

c) Programa Aluno Monitor – de março a novembro;

d) Programa “Nas Ondas do Rádio” / Imprensa Jovem – demarço a novembro;

e) Programa de Educação em Direitos Humanos – de marçoa dezembro;

f) Recreio nas Férias – Janeiro e Julho;

g) Olimpíadas Estudantis – de março a novembro;

h) Festival de Bandas e Fanfarras – de março a dezembro;

i) Mais Educação MEC - Oficinas no contra turno escolar:capoeira dança, teatro, musicalização - de março a dezembro;

j) Ações que promovam a cultura da paz por meio das múltiplaslinguagens – junho a novembro;

k) Ações de integração com a Secretaria Municipal deSaúde no Programa Saúde na Escola e Visão do Futuro – marçoa novembro;

l) Projeto “CEU Aberto” – agosto a dezembro;

m) Visitas monitoradas a espaços culturais e de interessehistórico da cidade – de março a dezembro;

n) Divulgação de atividades dos clubes escola e CEU daregião – março a novembro

2.8- Meta ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação:

2.8.1. 5 (cinco) horas de aula para 100% dos alunos doEnsino Fundamental;

2.8.2. 7 (sete) horas de aula no mínimo, para 10% das cinquentae oito escolas do Ensino Fundamental, Médio e EMEBS,implementando projetos de recuperação paralela, desenvolvimentocultural e de protagonismo infanto–juvenil.

III - Eixo 3- Gestão Descentralizada, participativa e transparente

3.1. Nome da ação: Implantação de gestão participativa, democrática e transparente.

3.2. Tipo da ação: ( ) projeto ( X ) processo

3.3. Nomes dos Responsáveis pela ação e RF: Robson Novaesda Silva, RF 721.231.3/1, Terezinha A. Sebestyian Rocha, RF551.329.4/1 e Olga Kalil Figueiredo RF 119.605.7/2.

3.4. Objetivo a ser atingido: Tornar realidade em todasas unidades da rede os princípios da gestão democrática eparticipativa.

3.5. Público Alvo: Equipe da DRE-PJ e Equipe dos vinte eoito (28) CEI e cinquenta (50)EMEI, das 59 (cinquenta e nove) EMEF, das 02 (duas) EMEFMe de uma (01) EMEBS da DRE-PJ.

3.6. Justificativa para o desenvolvimento da ação:

A gestão democrática está prevista em toda legislação educacional.Ademais, as estratégias de democratização da gestãotem se mostrado excelentes formas de resolução dos problemasque inviabilizam a construção da educação de qualidade. Ésabido, que nas unidades escolares onde há maior participaçãoda comunidade no conjunto das decisões, os conflitos tendem aser resolvidos de forma a buscar consensos e a contemplar asopiniões divergentes com relação ao corpo diretivo.

3.7. Cronograma contendo as etapas e o período de realização:

3.7.1. Formação para os membros dos conselhos de escoladas U.E.s – junho a novembro;

3.7.2. Realização de rodas de conversa e atividades deformação com alunos para fortalecimento e reorganização dosgrêmios estudantis – junho a novembro;

3.7.3. Participação nas Conferências lúdicas, regionais, municipais,estaduais e nacionais de educação e temas correlatos.– junho a dezembro;

3.7.4. Revisão e reformulação dos PPP (Projetos políticosPedagógicos) das 59 (cinquenta e nove) EMEF, 2 EMEFM e 1EMEBS – fevereiro a dezembro.

3.8. Meta ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação

3.8.1. Participação de ao menos 2 representantes por unidades,das 60 unidades no curso de formação para conselheirosde conselhos de escola;

3.8.2. Rearticulação e incentivo de grêmios estudantis em50% das unidades;

3.8.3. Constituída a rede de proteção social em diálogocom outras secretarias e governo local;

3.8.4 consolidada a participação da DRE no governo local;

3.8.5 Assegurada a participação de estudantes da DRE no1º encontro municipal infanto-juvenil de grêmios - 15 EMEFScom grêmios eleitos;

3.8.6 CRECE regional eleito e em funcionamento;

3.8.7 Debatido o PME em 100 unidades escolares;

3.8.8 Assegurada reuniões periódicas da DRE com as redesdireta e conveniada assegurando a visita em todas as unidadesescolares;

3.8.9 Estruturado canal de comunicação da DRE com asredes direta e conveniada;

3.8.9.1 Garantida a participação da DICEU e de 100% dosCEUs no processo de formação 500 dos CEUs.

3.1- Nome da ação: Alfabetização dos alunos do ensino fundamental na idade certa

3.2- Tipo da ação: ( ) projeto ( X ) processo

3.3- Nomes dos Responsáveis pela Ação e RF: RobsonNovaes da Silva - RF 721.231.3/1 e Ana Maria Cesar Guabiraba,RF 772.309.1/1.

3.4- Objetivo a ser atingido: Garantir a alfabetização naidade certa (até 8 anos) para todos os alunos matriculados,melhorar a qualidade da educação para todos osalunos e melhorar o IDEB nos últimos anos dos ciclos deAlfabetização e Autoral do Ensino Fundamental. CL))

3.5- Público alvo: Equipe da DRE-PJ e Equipes das59 (cinquenta e nove) EMEF, 2 (duas) EMEFM e 1 (uma)EMEBS da DRE-PJ.

3.6- Justificativa para o desenvolvimento da ação:

Garantir os direitos sociais e civis de todas as criançasexige que estejam alfabetizadas até os 8 (oito) anos de idadecom o objetivo de que possam desenvolver plenamente suascompetências e habilidades, sejam incluídas no convívio social epossam ter acesso à produção dos bens culturais. O pleno domínio da língua escrita é importante para a inclusão socioculturale o total usufruto dos direitos.

3.7- Cronograma contendo as etapas e o período deexecução:

a) Acompanhamento a todas as U.E., por meio de encontrosmensais entre a Supervisão Escolar, Diretor Regional, Diretoresde Divisão, Supervisão Técnica com as equipes gestoras– de junho a dezembro;

b) Acompanhamento sistemático às escolas – Visitas daSupervisão Escolar – de março a dezembro;

d) Formação continuada de Coordenadores Pedagógicos,Diretores e Supervisores – de Março a Novembro;

c) Formação continuada de Professores: POIE, POSL; - deMarço a dezembro.

d) Formação continuada para professores do Ensino Fundamentalnas diferentes áreas de Conhecimento em cursosoptativos – março a dezembro;

e) Formação continuada para equipes escolares, professoresSAAI e estagiários CEFAI – Educação Especial -encontrosmensais - março a dezembro;

f) Formação em serviço para professores e gestores do Ciclode Alfabetização (200 profissionais), Ciclo Interdisciplinar eAutoral (1600), Currículo Integrador (350). Educação de Jovense Adultos (50).

g) Formação equipe de apoio e administrativa (500 vagas).

3.8- Meta ou indicador a ser alcançado no final dociclo da avaliação:

3.8.1. 100% dos alunos alfabetizados até os 8 (oito) anos;

3.8.2. Aumentar os índices do IDEB para todos matriculadosno Ensino Fundamental;

3.8.3. 100% dos alunos com deficiência auditiva(EMEBS) alfabetizadas até o final do ciclo I.

4. Nome da ação: Valorização dos profissionais da Educação.

4.2- Tipo da ação: ( ) projeto ( X ) processo

4.3- Nomes dos Responsáveis pela Ação e RFs: TerezinhaAparecida Sebestyian Rocha RF 551.329.4/1, Ana Maria CesarGuabiraba, RF 772.309.1/1, Robson Novaes da Silva RF721.231.3/1, Jesse Pereira Felipe RF 579.260.6/3 e MarcosManoel dos Santos RF: 742.816.2/2.

4.4- Objetivo a ser atingido: Valorizar os profissionaisda Educação por meio de uma política de formaçãocontinuada

4.5- Público alvo: Equipe da DRE-PJ, Equipes dos 27 (vinte esete) CEI e 50 (cinquenta) EMEI, 59 (cinquenta e nove) EMEF, 2(duas) EMEFM, 1 (uma) EMEBS da DRE –PJ.

4.6- Justificativa para o desenvolvimento da ação: Há o entendimentoque, na atualidade, as mudanças sociais, econômicas,culturais e educacionais se processam rapidamente, torna-seimprescindível sobre todos os aspectos a valorização dos profissionaisda educação na sua ação cotidiana, fornecendo-lhessubsídios para seu aperfeiçoamento profissional: incentivandona divulgação/ apresentação de suas práticas em diferentesmomentos; na participação em atividades culturais e de lazere incentivo à participação nos movimentos sociais nas diversasinstâncias de articulação territorial, promovendo a participaçãoe o controle social na administração pública municipal.

4.7- Cronograma contendo as etapas e o período de execução:

Reuniões mensais do Diretor Regional com a Supervisão,DIPED e representantes das unidades – de Fevereiro - novembro;Mesas Redondas de Diferentes Temas da conjuntura atual– durante o ano; Curso de Xadrez – abril a novembro; Curso deformação em serviço do pessoal de apoio e administrativo –junho a novembro; Cursos que atendam à formação docente noâmbito do uso pedagógico e capacitação do uso das TIC – deabril a novembro; Cursos optativos que envolvem as questõesde deficiências/ inclusão – de maio a dezembro; Semináriostemáticos e cursos optativos para ampliação da discussãosobre a lei 10639/03 e 11645/08 (História e cultura indígena,africana e afrobrasileira) – abril a dezembro; CURSOS OPTATIVOSPARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ENSINOFUNDAMENTAL E EJA – Março a dezembro; Oferta de formaçãopara 1600 professores em 38 turmas para professores do ciclointerdisciplinar e autoral, baseada no documento “DiálogosInterdisciplinares a Caminho da Autoria”. Junho – Novembro;Formação continuada dos estagiários “Parceiros da Aprendizagem”.Março– Novembro; Formação de Gestores. Março– Dezembro; Acompanhamento do processo de realização dosTrabalhos Colaborativo Autoral (TCA). Agosto – Dezembro;Acompanhamento da equipe de DIPED as formações oferecidaspela Secretaria Municipal de Educação (SME-SP). Fevereiro– Dezembro; Formação e acompanhamento pedagógico dasunidades envolvidas no Projeto Parque Educador PinheirinhoD’Água. Março – Dezembro; Acompanhamento e formaçãopara professores e equipe gestora da Educação de Jovens eAdultos (EJA). Fevereiro – Dezembro; Acompanhamento daformação dos educadores, mantenedores e coordenadores doMOVA. Fevereiro – Dezembro; Acompanhamento e formaçãopara implementação do documento currículo integrador dainfância paulistana. Fevereiro – Dezembro; Aplicação e acompanhamentodos indicadores de qualidade da educação infantil.Fevereiro – Dezembro;

u) Levantamento de ações realizadas em unidades relacionadasàs Leis 10.639/03 e 11.645/08 e formação de umGrupo de Trabalho que discuta estas temáticas. Fevereiro – Dezembro;Formação de educação em Direitos Humanos. Junho– Dezembro; Gestão democrática, fortalecimento de conselhos.Março – Dezembro; Fortalecimento dos Conselhos de Escolae protagonismo juvenil. Março – Dezembro; Formação a 121coordenadores pedagógicos das Emefs, Emefems, Emebs, Ciejas.Fevereiro – junho; ProjovemUbano em 2 polos; Corais em 30emefs; Programa na mesma mesa; 4 AELs em funcionamento,sendo 2 novas; 24 equipes de imprensa jovem, sendo 12 novas;SP Cine em dois CEUs; Ampliada a velocidade da internet nasunidades escolares; 2 novos polos UNICEU; Ações voltadas àsOlimpiadas estudantis em 100% das unidades escolares; Implementadasas olimpiadas estudantis e ciranda do movimentohumano em 60 unidades escolares; Ampliar para 10 emefs oprograma São Paulo Integral; 100% da meta da implantaçãodas leis 10.639/2003 e 11.545/2008; Utilizada a plataformaCEU-FOR em 100% das ações de formação da DRE; 4 encontrosde formação para professores e coordenadores sobre avaliaçãopara aprendizagem; Devolutivas pedagógicas relativas a provaMais Educação.

4.7.1- Cronograma contendo as etapas e o período deexecução – CEFAI

a) CEFAI – Atendimento Itinerante e abertura de Sala deApoio e Acompanhamento À Inclusão, nas Unidades Educacionaisque necessitam do serviço - fevereiro a dezembro.

b) CEFAI - “Formação Mensal para Professores Regentes deSAAI” – fevereiro a dezembro

c) CEFAI - Formação Mensal oferecida pelo aos estagiáriosque acompanham educandos (as) com Deficiências, TGD e AltasHabilidades/Superdotação - fevereiro a dezembro;

d) NAAPA - Realizar o serviço itinerante, mediante as necessidadesapontadas pelas Unidades Educacionais – fevereiroa dezembro;

e) NAAPA - Realizar avaliação multidisciplinar, com enfoquepedagógico, a qual efetivamente contribua para as açõespedagógicas, envolvendo os educadores das Unidades Educacionaiscom a participação das famílias e/ou responsáveis e, sepreciso for, de profissionais que compõem a Rede de ProteçãoSocial do território - fevereiro a dezembro;

4.8- Meta ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação:

4.8.1- 100% de participação de representantes das equipesgestoras nas reuniões setoriais,

4.8.2- 1.400 (mil e quatrocentas)vagas para aperfeiçoamento profissional com o objetivode implementar, consolidar e acompanhar Programas e Projetospara melhoria da qualidade de ensino;

4.8.3- Acompanhar a implantação do campus Pirituba doInstituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia em Pirituba.

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