DOC DE 21/07/2016 – P. 54

EDUCAÇÃO

GABINETE DA SECRETÁRIA

PLANO DE TRABALHO E/OU METAS – 2016

DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO CAPELA DO SOCORRO

EH: 161075000000000

GESTOR DA UNIDADE DE TRABALHO: Paulo César Deloroso- RF 559.641.6/3.

1. Nome da ação: Ampliação do acesso e qualificação da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

2. Tipo da ação: projeto ( ) processo ( X)

3. Responsáveis pela Ação: Ebelsione Pereira de OliveiraPinto RF 653.983.1; Valmelírio Rodrigues dos Santos RF539.218.7; Sueli Aparecida Almeida Stovani RF 556.000.4;Andrea Gonçalves de Jesus RF 620.762.6.

4. Objetivo a ser atingido: Ampliar e qualificar o atendimentona Educação Infantil e Ensino Fundamental.

5. Público-alvo: Equipe da DRE, Equipe dos CECIs, CEIsDiretos, CEIs Conveniados, EMEIs, EMEFs, CIEJA e CEUs.

6. Justificativa: Em conformidade com o compromissosocial assumido pelo Poder Público Municipal estabelecido emseu Plano de Metas 2013 – 2016, a fim de ampliar a ofertade vagas na Educação Infantil e assegurar a permanência dosalunos no Ensino Fundamental (Regular e EJA), buscamos criarcondições para o pleno desenvolvimento das crianças, jovens eadultos, garantindo a todos o acesso à educação de qualidadena perspectiva do desenvolvimento integral e inclusivo pormeio da promoção de vivências nas diferentes linguagens.

7. Cronograma:

Acompanhamento das matrículas e identificaçãode inconsistências nos sistemas EOL e PRODESP (diário);

Articulação entre os setores de Demanda Escolar, Convênios,Prédios e Supervisão Escolar, a fim de otimizar os espaçosexistentes e viabilizar novos espaços (contínuo); Formação daequipe escolar em consonância com as Diretrizes daRede Municipal de Ensino por meio do Programa MaisEducação São Paulo para a Educação Básica (Educação Infantile Ensino Fundamental - Ciclos de Alfabetização, Interdisciplinare Autoral) nas modalidades Regular, EJA e Educação Especial(mensal); Elaboração do Plano de Ação (2º semestre) a partirda Aplicação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil(1º semestre); Aplicação e aperfeiçoamento das práticaseducativas e dos sistemas de avaliação interna e externa pormeio de análises dos processos educacionais para assegurara aprendizagem e a aprovação e evitar a evasão (contínuo);Implementar novo modelo de credenciamento do ProgramaVai e Volta (1º semestre); Implementar o Programa “Paz nasEscolas” (1º semestre).

8. Metas ou indicadores a serem alcançados:

Meta 1.1: Atender 100% da demanda cadastrada comidade de EMEI.

Meta 1.2: Oferecer 2900 novas vagas de 0 a 3 anos nos CEIs.

Meta 1.3: Reduzir em 50% a evasão escolar no Ensinofundamental;

Meta 1.4: Implementar Programa PROJOVEM Urbano em 1 polo;

Meta 1.5 Aplicar em 100% das Unidades de Educação Infantilos Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulista,com exceção do CECI, devido às suas especificidades.

Meta 1.6 Realizar 4 encontros de formação para Professorese Coordenadores Pedagógicos sobre Avaliação paraaprendizagem.

Meta 1.7 Oferecer cursos de formação continuada quecontemplem 100% das Unidades;

Meta 1.8 Atender 100% dos educandos com direito aotransporte escolar;

Meta 1.9: Constituir comissões de conflitos e formação demediadores em 50% das escolas, como parte do Programa “Paznas Escolas”

2. Nome da ação: Escola como espaço emancipatório e inclusivo.

Tipo da ação: projeto ( ) processo ( X)

Responsáveis pela Ação: Ebelsione Pereira de Oliveira PintoRF 653.983.1; Valmelírio Rodrigues dos Santos RF 539.218.7;Sueli Aparecida Almeida Stovani RF 556.000.4; Andrea Gonçalvesde Jesus RF 620.762.6.

Objetivos a serem atingidos: Melhorar a qualidade daaprendizagem na perspectiva integral e inclusiva por meio daimplementação do currículo emancipatório que promova aautoria e o protagonismo dos educandos.

Público-alvo: Equipe da DRE, CEIs, CECI, EMEIs, EMEFs,CIEJA e CEUs.

Justificativa: Considerando o compromisso pela qualidadeda Educação, são necessárias ações articuladas com as equipesdas UEs, com vistas a propiciar condições favoráveis para a promoçãodas aprendizagens dos alunos, de acordo com a idade/ano/ciclo/etapa, respeitando as especificidades de cada fase dodesenvolvimento, por meio de ações pedagógicas que favoreçam experiências lúdicas, criativas, desafiadoras e significativas.

Cronograma:

Implementar práticas de acompanhamento eavaliação das atividades de ampliação de jornada e educação

em tempo integral (Programa São Paulo Integral, extensãode jornada nos CEUs e Programa Mais Educação) (contínuo);Encontros de formação para Coordenadores Pedagógicos (mensais);Cursos para professores (mensais); Curso para EquipeGestora (de junho a dezembro); Acompanhamento do desenvolvimentode ações para melhoria de qualidade da aprendizagem(contínuo); Encontros formativos entre os setores da

DRE e funcionários das UEs para aperfeiçoamento do trabalho(mensais); Divulgação e socialização dos TCAs e dos projetosdesenvolvidos nas UEs através de mídias, oficinas e encontrosde educadores (contínuo).

Metas ou indicadores a serem alcançados:

Meta 2.1: Implantar o Programa São Paulo Integral em 4Unidades;

Meta 2.2: Ações de formação em serviço e presencial realizadaspara 100% das UEs (Currículo Integrador da InfânciaPaulistana, Reorientação curricular do Ensino Fundamental).

Meta 2.3: Implantar o Programa “Academia Estudantil deLetras” em 2 Unidades.

Meta 2.4: Ampliar o Programa “Imprensa Jovem” paramais 1 Unidade;

Meta 2.5: Implantar corais em 10% das EMEFs;

Meta 2.6: Implementar as Olimpíadas Estudantis e Cirandado Movimento Humano em 100% das Unidades;

2.7: Implementar cinemas em 100% dos CEUS;

Meta 2.8: Realizar 2 Jornadas Pedagógicas;

Meta 2.9: Participação de 100% das EMEIs no ProjetoINFANTEC (Tecnologia para a Infância)

3. Nome da ação: Gestão democrática e modernização

Tipo da Ação: projeto ( ) processo ( X)

Responsáveis pela Ação: Ebelsione Pereira de Oliveira PintoRF 653.983.1; Valmelírio Rodrigues dos Santos RF 539.218.7;Sueli Aparecida Almeida Stovani RF 556.000.4; Andrea Gonçalvesde Jesus RF 620.762.6.

Objetivo a ser atingido: Fortalecer e ampliar os espaços dediálogo e participação potencializando o direito à informação,a construção coletiva e a emancipação dos sujeitos sociais epolíticos.

Público-alvo: Equipe da DRE e profissionais das UEs e CEUs.

Justificativa: A apropriação dos espaços sociais demandao fortalecimento de vínculos e a criação de relações de pertencimento,pressupondo o aprimoramento dos mecanismos departicipação e transparência nas ações e tomada de decisões,o empoderamento e a responsabilidade social.

Cronograma:

Constituir e consolidar a rede de proteção social em diálogocom outras secretarias e governo local (contínuo); Assegurara participação dos estudantes no 1º Encontro Municipal Infanto-juvenilde Grêmios (junho); Assegurar a participação efetivados estudantes e comunidade nos Conselhos de Escola e representaçãono CRECE (contínuo); Consolidar o CRECE (contínuo);Fortalecer o diálogo com a Rede direta e entidades conveniadas(contínuo); Implementar o Plano Municipal de Educação (PME)(1º semestre); Assegurar a capacitação da equipe da DRE paraa implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) (1ºsemestre); Implementar e aperfeiçoar o sistema de convêniosEOL (2º semestre).

Metas ou indicadores a serem alcançados:

Meta 3.1: Eleger Grêmio em 10% das EMEFs;

Meta 3.2: Subsidiar 100% das UEs no fortalecimento dasações do Conselho de Escola;

Meta 3.3: Eleger CRECE regional;

Meta 3.4: Garantir a participação da DICEU e 100% dosCEUs no processo de formação dos “500 dos CEUs”;

Meta 3.5: Assegurar a presença e ações de diferentes setoresda DRE em 100% das Unidades;

Meta 3.6: Debater o Plano Municipal de Educação (PME)em 100% das escolas;

Meta 3.7: Realizar 100% dos processos de evolução funcionalno Sistema Eletrônico de Informação (SEI);

Meta 3.8: Realizar 100% da prestação de contas e pagamentosde convênios por meio do EOL convênios

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