GOVERNO MUNICIPAL
RELATÓRIO DE INVESTIMENTOS EM PUBLICIDADE REFERENTES AO 2º SEMESTRE DE 2016 – BASEADO EM LIQUIDAÇÕES OCORRIDAS NO PERÍODO.
Artigo 118 - Lei Orgânica da Cidade de São Paulo
“O Poder Executivo publicará e enviará ao Poder Legislativo, no máximo 30 (trinta) dias após o encerramento de cada semestre, relatório completo sobre os gastos publicitários de administração direta e indireta, para fins de averiguação do cumprimento do disposto no parágrafo 1º, do artigo 37, da Constituição da República.”
ADMINISTRAÇÃO DIRETA
Publicidade institucional R$ 26.510.544,62
Publicação de Editais e Outras Legais R$ 294.765,60
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA – Publicidade Institucional
AUTARQUIAS
AHMSP – Autarquia Municipal Hospitalar R$ 0,00
HSPM – Hospital do Servidor Público Municipal R$ 0,00
IPREM – Instituto de Previdência do Município R$ 0,00
SFMSP – Serviços Funerários do Município de São Paulo R$ 0,00
AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana R$ 0,00
SPTURIS – São Paulo Turismo S/A R$ 13.562,45
FUNDAÇÕES
FUNDATEC – Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia R$ 0,00
TMSP – Fundação Theatro Municipal de São Paulo R$ 16.000,00
EMPRESAS
PRODAM – Cia de Processamento de Dados do Município R$ 0,00
SPDA –Cia. SP de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos R$ 0,00
SPSEC – Cia. Paulistana de Securitização R$ 0,00
COHAB – Cia Metropolitana de Habitação de São Paulo R$ 0,00
SP-URBANISMO – São Paulo Urbanismo R$ 0,00
SP-OBRAS – São Paulo Obras R$ 0,00
SPTRANS – São Paulo Transporte S/A R$ 0,00
CET – Companhia de Engenharia de Tráfego R$ 0,00
SPCINE – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo S/A R$ 0,00
SPNEGÓCIOS – São Paulo Negócios R$ 0,00
ADMINISTRAÇÃO INDIRETA – Publicação de Editais e Outras Legais
AUTARQUIAS
AHMSP – Autarquia Municipal Hospitalar R$ 0,00
HSPM – Hospital do Servidor Público Municipal R$ 0,00
IPREM – Instituto de Previdência do Município R$ 0,00
SFMSP – Serviços Funerários do Município de São Paulo R$ 0,00
AMLURB – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana R$ 0,00
SPTURIS – São Paulo Turismo S/A R$ 46.963,45
FUNDAÇÕES
FUNDATEC – Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia R$ 0,00
TMSP – Fundação Theatro Municipal de São Paulo R$ 431,20.
EMPRESAS
PRODAM – Cia de Processamento de Dados do Município R$ 17.578,09
SPDA –Cia. SP de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos R$ 1.310,56
SPSEC – Cia. Paulistana de Securitização R$ 965,28
COHAB – Cia Metropolitana de Habitação de São Paulo R$ 51.678,60
SP-URBANISMO – São Paulo Urbanismo R$ 10.621,60
SP-OBRAS – São Paulo Obras R$ 1.228,20
SPTRANS – São Paulo Transporte S/A R$ 8.511,10
CET – Companhia de Engenharia de Tráfego R$ 30.742,00
SPCINE – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo S/A R$ 2.507,10
SPNEGÓCIOS – São Paulo Negócios R$ 0,00.
CAMPANHAS REALIZADAS - ADMINISTRAÇÃO INDIRETA
Publicidade Institucional
TMSP – Fundação Theatro Municipal de São Paulo
ELEKTRA
CONCEITO
CAMPANHA INSTITUCIONAL.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
ANÚNCIO NA REVISTA CONCEITO
PERÍODO DE VEICULAÇÃO: outubro/16
PUBLICO-ALVO: Público frequentador de óperas e concertos.
TOTAL DE INVESTIMENTOS: R$ 8.000,00
TMSP – Fundação Theatro Municipal de São Paulo
FOSCA
CONCEITO
CAMPANHA INSTITUCIONAL.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
ANÚNCIO NA REVISTA CONCERTO
PERÍODO DE VEICULAÇÃO: dezembro/16
PÚBLICO-ALVO: Público frequentador de óperas e concertos.
TOTAL DE INVESTIMENTOS: R$ 8.000,00
SÃO PAULO TURISMO
Pensou Eventos, pensou ANHEMBI
CAMPANHA INSTITUCIONAL
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
Anúncio em revistas
TOTAL DE INVESTIMENTOS: R$ 13.500,00
SÃO PAULO TURISMO
Divulgação da marca
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
Internet
TOTAL DE INVESTIMENTOS: R$ 62,45
CAMPANHAS REALIZADAS - ADMINISTRAÇÃO DIRETA
Publicidade Institucional
Conceitos para entendimento desta publicação:
- Cinema – Meio de grande eficácia em vista de seu baixíssimo índice de dispersão ao contar com um público extremamente relaxado e apto a receber informações. Possui características de segmentação e visibilidade junto às classes A, B e C.
- Internet - Agrega valores tecnológicos e de modernidade, gera interatividade, tem alta capacidade para construção de data-base, boa penetração no público jovem, além de ser um meio mensurável.
- Jornal - Meio pontual, tem agilidade e agrega credibilidade em suas informações, tem maior penetração nas classes A,B e C, especialmente entre formadores de opinião.
- Jornal de Bairro – meio que permite segmentação regional, penetração no público-alvo e maior afinidade com o leitor. Possui também um considerável poder de pulverização de mensagens.
- Materiais Gráficos – folders, flyers, folhetos, cartazes, dentre outros.
- Mídia Alternativa - meios não convencionais - saco de pão, outdoor social em comunidades
- Mídia Indoor - Meio localizado em lugares fechados, com grande fluxo de pessoas, e contato direto com o público-alvo.
- Mobiliário Urbano - divulgação em relógios e pontos de ônibus da cidade
- Mobile - mídia no celular, envio de SMS, banners em aplicativos de smartphones.
- Rádio - O meio possui características de segmentação, linguagem regional, alta penetração em todas as classes sociais e faixas etárias, oferece lazer e prestação de serviços de forma dinâmica e instantânea.
- Revista - Meio gerador de informação, com alta penetração nas classes A e B, formadora de opinião.
- TV Aberta - Meio de maior penetração no público-alvo, além de possuir o maior retorno, conta com maior capacidade para rápida construção de cobertura.
- TV Fechada - Meio de maior afinidade com o público formador de opinião e capaz de segmentar seu público-alvo.
OBRAS
CONCEITO
Prestar contas e informar os munícipes sobre as principais obras em andamento promovidas pela Prefeitura de São Paulo, em especial nas áreas de saúde, educação e infraestrutura.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
Mobiliário Urbano
PERÍODO DE VEÍCULAÇÃO: set/2015
PÚBLICO-ALVO: munícipes em geral
TOTAL DE INVESTIMENTOS: R$ 13.560,00
DENGUE
CONCEITO
Conscientizar sobre os perigos da dengue e incentivar a participação dos moradores no combate ao mosquito. São Paulo registrou este ano, até o início de setembro, mais de 99 mil casos confirmados da doença e cerca de 85% dos criadouros estão dentro das residências.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
Produção
PERÍODO DE VEICULAÇÃO: dez/2015
PÚBLICO ALVO: munícipes em geral
TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 30.000,00
BALANÇO
CONCEITO
Prestar contas e informar os munícipes sobre as entregas da gestão nas diversas áreas de investimentos da Prefeitura, como saúde, educação, transporte, esporte e lazer, cultura, serviços e infraestrutura.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
Produção.
PERÍODO DE VEICULAÇÃO: dez/2015
PÚBLICO ALVO: munícipes em geral
TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 72.000,00
ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO – 462 anos
CONCEITO
Campanha Institucional para divulgar as atrações e eventos do aniversário da cidade de São Paulo.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
Internet, Mídia Alternativa.
PERÍODO DE VEICULAÇÃO: Janeiro/2016
PÚBLICO ALVO: munícipes e visitantes
TOTAL DE INVESTIMENTO: R$ 109.074,76
CARNAVAL DE RUA SP 2016
CONCEITO
Divulgar a programação e os serviços que a Prefeitura de São Paulo prestados durante o período do Carnaval de Rua.
Instalação de banheiros químicos, postos médicos, lixeiras e etc. Os eventos serão descentralizados. Além de abordar temas como: descarte de líquidos e resíduos sólidos; assédio sexual: como as mulheres podem prevenir-se e denunciar abusos; respeito ao próximo e tolerância.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
Internet.
PERÍODO DE VEICULAÇÃO: Fevereiro/2016
PÚBLICO ALVO: cidadãos e foliões
TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 151.747,56
CIDADE
CONCEITO
Comunicar os munícipes sobre as transformações na cidade, realizadas por meio da implementação de políticas e serviços públicos que colocam o cidadão como protagonista, demandante e usuário central dos serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo e que preparam a cidade para o futuro mais moderno.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
Tv aberta, Tv Paga, Rádio, Internet, Cinema, Produção.
PERÍODO DE VEICULAÇÃO: Maio e Junho/2016
PÚBLICO ALVO: munícipes em geral
TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 25.391.553,22
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL
CONCEITO
Campanha sobre as ações executadas pela Prefeitura de São Paulo em observação a Lei de Responsabilidade Fiscal, com o objetivo de informar e prestar contas a população.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
Produção e jornal.
PERÍODO DE VEICULAÇÃO: Jun/2016
PÚBLICO ALVO: munícipes em geral
TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 478.439,38
AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA COMUNICAÇÃO E AÇÕES PMSP
CONCEITO
Pesquisa de avaliação do impacto da comunicação e das ações da Prefeitura de São Paulo, com o objetivo de investigar o nível de conhecimento, avaliar as percepções e impacto destas ações junto aos munícipes e como a comunicação impactou a população.
ESTRATÉGIA DE MÍDIA
Pesquisa.
PERÍODO DE VEICULAÇÃO: Julho/2016
PÚBLICO ALVO: munícipes em geral
TOTAL DO INVESTIMENTO: R$ 264.170,00
Publicado no DOC de 25/01/2017 – pp. 34 e 35