O SINESP completou 25 anos enfrentando desafios e mostrando que a defesa da categoria e dos trabalhadores brasileiros está em seu DNA! 

Relembre, abaixo, as principais lutas desse ano em defesa dos direitos ameaçados pelas reformas do governo federal e as difíceis negociações com o governo municipal e suas secretarias. Veja também  a participação do Sindicato em diversas frentes!

Maifestacoes 2017 Site 1Dirigentes e filiados do SINESP participaram de manifestações na Av. Paulista e

em outros locais da cidade contra as reformas do governo Temer e no município de São Paulo

Os desafios de 2017 foram enfrentados pelo SINESP com a maturidade de 25 anos de luta

Os trabalhadores brasileiros enfrentaram um bombardeio nesse ano que finda. A emenda limitando os gastos e as reformas trabalhista e previdenciária de Temer dão a medida do ataque. Para os Servidores Municipais houve o acréscimo de se defender de um governo que busca impor uma visão empresarial à administração pública, ampliar a terceirização e a privatização (desfigurando a carreira) reestruturar o IPREM e limitar os direitos da categoria.

O SINESP esteve na linha de frente da mobilização convocada pelas Centrais Sindicais nos dias 8, 15 e 31 de março, 28 de abril, 24 de maio (Brasilia), 20 e 30 de junho, 27 de outubro, e 10 de novembro (veja fotos ao lado).

Maifestacoes 2017 Site 2Também se destacou na defesa da categoria em negociações com o governo e suas secretarias, em ações na Câmara Municipal, nos Conselhos do IPREM, Alimentação Escolar, HSPM, em parceria com o CRECE e impulsionando a unidade da categoria no Fórum das Entidades representatativas dos Servidores Municipais.

Em 2018 os desafios, a resistência dos trabalhadores e o protagonismo do SINESP continuam. Estão todos convocados a se juntarem ao Sindicato na luta!

Veja AQUI um vídeo com algumas imagens da retrospectiva das ações do SINESP no ano de 2017. E veja abaixo a lista dessas ações.

Com luta, foi possível avançar nas conquistas:

● Chamada de Concurso de Acesso para 200 Diretores de Escola e 59 Supervisores Escolares.

Aplicação dos índices de 5% em maio de 2017 e 3,71% em novembro de 2017, em decorrência de negociação na Mesa Central.

Maifestacoes 2017 Site 5O SINESP convocou e os Gestores Educacionais participaram da greve geral no dia 28 de abril - uma caminhada pelo Centro da cidade, com distribuição de boletim informativo sobre as reformas e diálogo com a população, marcou a ação da categoria nesse diaCriação de 96 cargos de Supervisor Escolar através da Lei 16.695/17.

Chamada do Concurso de Acesso para Diretor de Escola e Supervisor Escolar. 

Lançamento do Livro: “Registros que a memória alcança”, que conta a história dos 25 anos do SINESP.

Lançamento do selo Comemorativo pelo Correios em homenagem aos 25 anos do SINESP.

Fornecimento do Cartão do Educador, que possibilita descontos em livros, reivindicação pautada pelo SINESP nas mesas de negociação.

Garantia de representação no Conselho de Alimentação Escolar – CAE – e no Conselho de Representantes de Conselhos de Escola – CRECE –, dos Gestores Educacionais e filiados do SINESP.

Publicação da Portaria 7.111, de 05/09/17, que garante o repasse do PTRF às UEs de forma integral, sem deduções de saldo.

Maifestacoes 2017 Site 4 

Participações do SINESP

Presença em atos, mobilizações, manifestações e frentes de luta contra a Reforma da Previdência, com a palavra de ordem “Nenhum Direito a Menos!”

Seminário sobre a Reforma da Previdência organizado pelas Centrais Sindicais, com apoio do DIEESE.

Divulgação em junho dos Eventos do Mês do Orgulho LGBT, em São Paulo.

17º Congresso Nacional de Previdência da ANEPREM - “Os desafios do RPPS frente à  Reforma da Previdência”.

Maifestacoes 2017 Site 3XI e XII FESED – Fórum Nacional das Entidades Representativas dos Especialistas de Educação, realizados em maio e novembro.

Lançamento do 2º volume “Descobrir-se autor”, com textos de jovens e adultos da RME, na Câmara Municipal, promovido pelo Vereador Eliseu Gabriel.

 

Atuação Sindical

Admissão, em 30 de outubro de 2017, como amicus curiae na Ação Direta de Inconstitucionalidade 5.658, contra a Emenda Constitucional 95/2016 (teto de gastos), junto ao Supremo Tribunal Federal, promovida pelo Partido Democrático Trabalhista, cuja Relatora é a Ministra Rosa Weber.  

Maifestacoes 2017 Site 6Reuniões com todos os Diretores Regionais de Educação para apresentação dos problemas locais elencados nas Reuniões de RELTs Regionalizadas e reivindicação das soluções necessárias.

Atuações nas Mesas Setorial, Bilateral e Central do SINP para reivindicações das prioridades dos Gestores Educacionais, defesa da Carreira do Magistério e da melhoria da Qualidade do Ensino.

Audiência com o então Secretário de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, para tratar do SAMPAPREV.

Audiências com Secretários da Fazenda, Gestão, entre outros, para apresentar reivindicações da categoria e solicitar resolução imediata de problemas enfrentados pelos Gestores Educacionais na RME.

Ações permanentes em 2017 na Câmara Municipal de São Paulo, junto aos Vereadores, Comissões de Maifestacoes 2017 Site 7Educação, Cultura e Esportes, Constituição, Justiça e Legislação Participativa, Finanças e Orçamento e Audiências Públicas, contra o SAMPAPREV e demais assuntos de interesse da categoria.

Questionamentos em reuniões do Conselho Deliberativo do IPREM, pelos Conselheiros do IPREM e Dirigentes do SINESP, contra o SAMPAPREV. 

Mobilização nos dias 08, 15 e 31/03, 28/04, 20 e 30/06, 27/10 e 10/11/2017 contra a Reforma Previdenciária e Trabalhista.

Manifestação “Ocupe Brasília”, organizado pelas Centrais Sindicais, em Brasília, no dia 24/05/17.

Participação do SINESP – Diretoria e Filiados – na CONAE/18 – Etapas Regional e Municipal.

Realização da Pesquisa Qualificada “Retrato da Rede/2017”, para levantamento dos problemas ocorridos nas UEs.

Lançamento da Revista Retrato da Rede/ISEM 2017.

Atuação de Filiados do SINESP como Conselheiros nos Conselhos do IPREM, HSPM, CAE, FUNDEB, CME e CRECE.

Visitas à base pela Diretoria e Agentes Sindicais.

Elaboração conjunta com outras Entidades do funcionalismo municipal de pauta unificada da Campanha Salarial/17.

Abertura de ação judicial da URV, para aplicar a Lei Federal 8.880/94.

Ações junto ao Ministério Público contra o corte de repasse do PTRF para as UEs.

Entrega do Retrato da Rede para Líderes de Bancada, Vereadores integrantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal de São Paulo, Executiva do CRECE e  Fórum das Entidades Representativas dos Servidores Municipais.

Criação de Grupos de Trabalho para resolução de problemas emergenciais da categoria e propor encaminhamentos: prestação de contas e uso de recursos financeiros, “Ação supervisora em foco”, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, PL 608/17 (Transformação de cargos da Educação Infantil).

Audiência Pública do Conselho Nacional de Educação, em São Paulo, sobre a Base Nacional Curricular Comum – BNCC, realizada em 25/08/17.

Mobilização pela chamada dos aprovados nos concursos de Diretor de Escola e Supervisor Escolar e prorrogação dos mesmos

Encaminhamento de Moções elaboradas no 21º Congresso do SINESP, em várias instâncias.

 

Defesas específicas

Pela Carreira do Magistério, com provimento de cargos por concurso público.

Luta constante pela isonomia salarial entre educadores da ativa e aposentados.

Ação judicial pela extensão aos aposentados das duas referências criadas na Carreira do Magistério.

Aplicação das Leis 16.275/2015 e 16.416/2016, que definem os percentuais mínimos de reajuste salarial sendo: 5% em maio de 2017, 3,71% em novembro de 2017, 4,76% em maio de 2018, 3,71% em novembro de 2018, 1,83% em janeiro de 2019 e 1,83% em novembro de 2019.

Pelo direito à Evolução Funcional para os Gestores de CEI, com contagem de tempo anterior à passagem para a SME, conforme Ação Judicial Coletiva impetrada pelo SINESP.

Saúde do trabalhador: Divulgação da campanha “Outubro Rosa”, para alertar sobre a importância de exames preventivos contra o câncer de mama e da campanha “Novembro Azul”, para alertar contra o câncer de próstata.

Contra a MP 746 que fez a reforma do Ensino Médio. 

Contra o Acórdão do STF que restringe os direitos dos trabalhadores da educação a participarem de greve.

Pela proteção previdenciária da população, prejudicada pelas propostas de Reforma da Previdência (PEC 287/2016).

Por direitos trabalhistas não “flexibilizados” ou dizimados como proposto e aprovado na Reforma Trabalhista.

A favor de Diretrizes específicas para EJA, na Base Nacional Curricular Comum, que não constam no texto.

Pela não elevação da contribuição previdenciária aos Servidores Municipais.

Pelo provimento dos cargos por concurso público de modo a fortalecer os Regimes Próprios de Previdência, o que fica prejudicado pela política de privatizações,  convênios e terceirizações.

Pela manutenção do número de professores nos módulos das UEs, prejudicada pelo estabelecido na Lei 7.779/17 e Portaria 7.663/17.

Pelo enfrentamento ao movimento “Escola sem partido” (PLS 193/2016, PL 1411/2015 e PL 867/2015), que visa eliminar a liberdade de expressão no ambiente escolar, restringindo conteúdos de ensino e impedindo o trabalho educacional frente às  diferenças.

 

Forum Site 

Formação como prioridade!

 

FÓRUM EDUCACIONAL E SINDICAL

“Previdência: por que a Educação é especial?”, realizado nos dias 25 e 26/04/17, que deu origem à Carta do Fórum, com os princípios norteadores e conclusões. Contou com a participação dos palestrantes: Prof. Dr. Eduardo Fagnani, Prof. Dr. Wanderley Codo, Mestre em Economia Joana Mostafá, Dra. Adriane Bramante de Castro Ladenthin, Dra. Magda Barros Biavaschi e Prof. Dr. Salvador Antonio Mireles Sandoval.

 

21º CONGRESSO “A Educação na Pós-modernidade”

Congresso SiteRealizado de 26 a 29 de setembro, contou com a participação do Dr. Jorge Forbes e dos Profs. Drs. Mário Sérgio Cortella, José Vicente, Pedro Ganzeli, Emilia Cipriano, Kátia Smole, Marta Relvas e Joe Garcia. Foi comemorado no dia 26 o Dia do Gestor Educacional da RME, cuja lei é de iniciativa do Vereador Eliseu Gabriel. Apresentação cultural na abertura, com o Quarteto de Cordas do Instituto Baccarelli e encerramento com o show de Luciana Mello. Foi realizado o lançamento do selo Comemorativo pelos 25 anos do SINESP e dos livros de Marta Relvas e de Joe Garcia. Exposição dos pôsteres que divulgaram os projetos de algumas UEs com o tema “Conviver: é uma arte ou um aprendizado?”.

 

Atividades presenciais

colagem formacao “Pra começo de conversa – O Gestor Educacional e o cotidiano escolar”, realizado em duas turmas de 18 a 25/03/17 e de 22 a 29/03/17.

“Inglês para Viagem”, de 10 a 14/07/17.

“Fotografia no Celular”, de 10 a 13/07/17.

“História, Cultura e Sociedade no Continente Africano”, dias 28/10, 11/11 e 25/11/17.

“Educação Financeira”, por técnicos do DIEESE – Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos – realizada no dia 30/05/17.

Cursos EAD

“Formação Cidadã”, realizado no dia 01/03/17.

“Mediação de conflitos nas Unidades Educacionais”, realizado de 04/04 a 06/05/2017.

“Estratégias Pedagógicas no trabalho com Dificuldades de Aprendizagem”, realizado de 04/05/17 a 10/06/17.

“Diversidade de Gênero”, em parceria com a Universidade Municipal de São Caetano do Sul –, realizado de 12/06 a 01/07/17.

● Cursos de Extensão Universitária em parceria com a Faculdade Campos Elíseos, realizados de 27/06 a 12/08 e de 26/09 a 30/10/17.

“Políticas de Inclusão: Onde estão?”, realizado de 24/08 a 16/09/17.

“Continuando a conversa: Cotidiano do Gestor Escolar e suas Ações”, realizado de 16/10 a 25/11/17.

Palestras para os RELTS - Representantes do Local de Trabalho

“A liderança do Gestor nas relações de trabalho”, com Emília Cipriano.

“Devolutiva dos resultados alcançados pelo GT - Verbas para a Educação”, com diretoria e filiados.

“A Reforma Política na Atual Conjuntura Brasileira”, com José Álvaro Moisés.

Painel “A participação do SINESP em órgãos colegiados: CAE, HSPM, FUNDEB, IPREM, CRECE e CME”, com diretoria do SINESP e filiados.

Palestras para o CREP – Conselho de Representantes

“Reforma Política”, com Rogério Baptistini Mendes.

“Desafios e Tarefas”, com João Guilherme Vargas Neto.

“Comunicação Sindical e o engajamento da Base” - Professor Milton Pomar.

Painel: “A participação do SINESP em órgãos colegiados: HSPM e CRECE”, com Diretoria e filiados.

Conjuntura Nacional e Reforma da Previdência”. - Enrico Monteiro Ribeiro.

CFCL-SINESP ampliou as atividades sócios-culturais

colagem cfcl okO CFCL-SINESP foi inaugurado em março de 2016 para oferecer atividades culturais, de lazer e formativas para os filiados ativos e aposentados. Nesse ano as opções foram ampliadas com o objetivo de atender mais filiados, com foco nas necessidades e intenções levantadas junto a eles próprios.

Esse reforço na programação realça a consolidação do Centro de Formação, Cultura e Lazer do SINESP como espaço privilegiado de aprendizado e convívio para os filiados. Em 2018 esse trabalho segue se aprofundando com oportunidades cada vez mais abrangentes. Fique atento às novas turmas e aos novos projetos.

Todos são bem-vindos para o convívio alegre e dinâmico que o CFCL do SINESP proporciona.

Atividades permanentes

Coro do SINESP

Idiomas: inglês, francês, italiano e espanhol

Dança Circular

Ioga

Pilates.

Clube de Leitura com roda de debate

“1808”, de Laurentino Gomes;

“As intermitências da Morte”, de José Saramago;

“Elogio da Madrasta”, de Mario Vargas Llosa;

“A Sombra do Vento”, de Carlos Ruiz Zafon;

“Eu fui Vermeer – A lenda do falsário que enganou os nazistas”, de Frank Wynne;

“Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector;

“Caixa de Pássaros”, de Josh Malerman

Cine debate

“Tomates Verdes Fritos”;

“Cerejeiras em Flor”;

“Grande Hotel Budapeste”;

“Medos Privados em Lugares Públicos”;

“Babel”;

“As Horas”.

Comemorações de datas especiais

Dia Internacional da Mulher, com várias atividades realizadas de 07 a 11 de março: curso de auto-maquiagem, design de sobrancelhas e massagem facial e corporal; aula de zumba; vivência: “Ioga e Meditação”; palestra: “História do Feminismo, do 8 de março e a situação da mulher de hoje”.

Chá da Tarde pelo Dia das Mães, realizado no dia 12/05/17.

Festa Junina no CFCL, realizada no dia 29/06/17.

Ação Solidária para arrecadação de fraldas geriátricas, meias e toucas, entregues em Institutos de Longa Permanência para Idosos, em junho de 2017

Confraternização de final de ano entre os filiados, realizada no dia 02/12/17, na Casa de Portugal.

Ação Solidária de Natal para arrecadação de brinquedos a serem distribuídos em abrigos infantis da cidade de São Paulo.

Bazar de Natal com trabalhos artesanais de filiados e familiares, com arrecadação de peças para doação em entidades filantrópicas para idosos.

Visitas

Museu Lasar Segall, em 14/09/17.

Ações do Coro do SINESP

Participação no 8º Festival “Canta Del-Rei” de 2 a 4 de julho.

Realização do “SINESP Recebe os Coros”, com a participação da AFPESP e Vox Jubili e o Grupo Vocal “Sim, Nós Cantamos”, em 19/10/17.

Apresentação na reunião do CREP em 17/11/17.

Apresentação no encerramento do curso: “História, Cultura e Sociedade no Continente Africano” em 25/11/17.

Apresentação na reunião de RELT em 06/12/17.

Apresentações natalinas em diversos eventos.

 

 

0
0
0
s2sdefault