A leitura e a discussão dos Planos de Governo de cada candidato são imprescindíveis para o voto consciente. Eles revelam muito da visão de mundo e do projeto político, econômico e social que cada candidato e partido defendem. E isso é instrumental para a elaboração de análises e ações em defesa daquilo em que acreditamos.

SINESP possibilita essa escolha

Recentemente o Sindicato disponibilizou no seu portal os programas de governo dos candidatos à presidência, com alerta quanto à importância de submetê-los a uma análise crítica.

Conhecer também as propostas para a Educação é essencial para o Educador. Pensando nisso, o SINESP as disponibiliza para a sua apreciação (veja ao final).

Gestores Educacionais têm propostas debatidas nos Congressos da categoria

Para uma análise criteriosa dos Planos de Governo para a Educação, é essencial aos Gestores conhecerem ou reverem o Plano de Lutas construído pela categoria, rediscutido e ampliado anualmente, a cada Congresso Sindical e Educacional do SINESP. Ali está implícito o projeto de país que a categoria almeja, as necessidades educacionais que considera importantes para a população, bem como as demandas, ações e lutas diárias que trava frente aos governos que se sucedem.

Defesas sindicais amplas são marca do SINESP

Os Gestores Educacionais do Município de São Paulo construíram no SINESP um amplo leque de lutas que extrapolam o âmbito municipal. Dizem respeito à defesa da democracia, aos direitos humanos, meio-ambiente, educação de qualidade social, respeito à diversidade, condições de trabalho, salário digno tanto na vida laborativa como na aposentadoria.

Esse Plano de Lutas é o que direciona, de forma independente e combativa, a ação sindical do SINESP.

Veja AQUI os princípios e lutas aprovados no 21º Congresso do SINESP, realizado em 2017.

Também é tradição do SINESP levar ao Congresso, nos anos eleitorais, as propostas dos candidatos aos cargos majoritários. Em 2016, por exemplo, compareceram os candidatos Luiza Erundina (PSOL), Fernando Haddad (PT), João Dória (PSDB) e o representante do então candidato Celso Russomano (PRB).

Defesas pontuais, muitas históricas, também estão na pauta do SINESP

  • Concurso público e valorização da carreira do magistério, fazendo jus à luta que deu origem à sua fundação. Nessa defesa, o SINESP participou ativamente de todo o processo de construção dos Planos Municipal e Nacional de Educação e nas CONAEs – Conferência Nacional de Educação – nos âmbitos Municipal, Estadual e Federal. Luta também pela implementação de metas e estratégias dos Planos de Educação.
  • Profissionalização da Gestão Educacional, da formação de qualidade, com respeito aos artigos 64 e 67 da LDB e melhores condições de trabalho. Para encaminhar essa luta o SINESP integra o FESED – Fórum Nacional das Entidades Sindicais de Especialistas de Educação -, que promove debates e ações conjuntas em nível nacional.
  • Defesa de recursos públicos para a educação pública. Essa luta ganha maior ênfase frente à terceirização que avança freneticamente na RME. O crescimento da rede terceira – ironicamente chamada “parceira” – constitui instrumento de entrega de Unidades Educacionais a entidades privadas, com destinação crescente de recursos públicos.
  • Valorização dos Gestores com tabela específica, valorização da hora trabalho, ampliação da oferta de formação e destinação de tempo dentro da jornada para isso, reflexo nos vencimentos das múltiplas atribui­ções previstas na legislação municipal, melhoria da verba de locomoção e criação de mais cargos.

Para a Diretoria do SINESP, questões centrais como essas e outras de igual importância devem estar em mente dos educadores na análise dos planos de governo de candidatos a cargos eletivos.  

Propostas para a Educação:

Álvaro Dias

Cabo Daciolo

Ciro Gomes

Geraldo Alckmin

Guilherme Boulos

Henrique Meirelles

Jair Bolsonaro

João Amoedo

João Goulart Filho

José Maria Eymael

Luiz Inácio Lula da Silva

Marina Silva

Vera Lúcia

0
0
0
s2sdefault