Veja AQUI a transmissão AO VIVO

das conferências e palestras do 21º Congresso do SINESP, "A Educação na Pós-modernidade".

 

Dia 26 de setembro - 3ª feira

  • 9h45   Abertura solene
  • 11h00 às 11h30 – Apresentação do Grupo de Câmara do Instituto Bacarelli
  • 11h30 às 12h00 - Vídeo de resgate do percurso do SINESP
  • 14h00 – Plenária de Abertura à Aprovação do Regimento do Congresso
  • Jorge Forbes Site14h30 - Conferência de abertura: “O mundo pós-moderno e a Educação” com Dr. Jorge Forbes

Vivemos atualmente profundas transformações sociais, políticas e econômicas. Tais transformações têm alterado o panorama mundial e têm se dado de forma muito rápida, colocando em xeque os paradigmas estabelecidos que, até então, eram considerados eficazes no sentido de diagnosticar e resolver questões postas pela prática social. Por isso, refletir sobre os desafios postos à educação é uma tarefa tão difícil quanto necessária. O quadro se acentua quando associamos à esta discussão o tema da pós-modernidade.

Psicanalista e Médico Psiquiatra; Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP - Faculdade de Medicina (Neurologia); Mestre em Psicanálise pela Universidade Paris VIII. A.M.E; Analista Membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Escola Europeia de Psicanálise; Membro da Associação Mundial de Psicanálise – AMP; Presidente do Instituto da Psicanálise Lacaniana – IPLA. Diretor da Clínica de Psicanálise do Centro do Genoma Humano – USP. Criador do ProgramaTerradois para a TV Cultura. Autor de vários artigos e livros. Prêmio Jabuti.

 

JoseVicente Site27 de setembro – 4ª feira

  • 09h00 – Palestras por eixos temáticos:

v    Riqueza da diversidadeàPalestra "Riqueza da diversidade e o respeito aos Direitos Humanos" com Prof. Dr. José Vicente

Advogado, Mestre em Administração, Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Fundador e presidente do Instituto Afrobrasileiro de Ensino Superior. Fundador presidente da Afrobras - Sociedade Afrobrasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural. Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República – CDES; do Conselho da Cidade da Prefeitura de São Paulo; do Conselho de Auto-regulação Bancária – Federação Brasileira de Bancos –Febraban; do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP; do Conselho Consultivo do Centro de Integração Empresa Escola – CIEE; do Movimento Nossa São Paulo; do Movimento Todos Pela Educação e do Conselho do Memorial da América Latina. Conselheiro diretor da Fundação Care/SP.

 

v    PedroGanzeliGestão educacionalàPalestra "Gestão Educacional e os desafios cotidianos" com Prof. Dr. Pedro Ganzeli

Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Departamento de Política, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE), coordenador do Laboratório de Gestão Educacional (LAGE). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1993) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Diretor da Associação Nacional de Política e Administração da Educação - Seção São Paulo (ANPAE/SP) gestão 2011/2015 e membro da diretoria nacional 2016/2017.

 

 EmiliaCiprianoValorização do trabalhador à Palestra "Valorização do trabalhador e as condições de trabalho dos

educadores da Rede Municipal de São Paulo" com Profª. Drª. Emilia Cipriano 

Graduada em Serviço Social e Pedagogia; mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Pesquisadora do IEE - Instituto de Estudos Especiais da PUC São Paulo; Pesquisadora da Infância da Rede de Contextos Integrados USP/SP; Especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais. Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pedagoga efetiva da Secretaria da Assistência Social da Prefeitura Municipal de São Paulo; fundadora do Fórum Paulista de Educação Infantil, fundadora do Fórum da Pedagogia Freinet, coordenadora do Instituto Aprender a Ser Pesquisa e Formação na Área Educacional e ex-Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, infância, letramento e alfabetização, formação de professores e gestão educacional. Professora titular do Conselho Municipal de Educação.    

katia smole newRepensando o currículo  à  Palestra "Repensando o currículo: a Base Nacional Comum Curricular" com Profª Drª. Katia Smole.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, na área de ensino de Ciências e Matemática, possui mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo na área de didática, especialização e aperfeiçoamento em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da USP, graduação em bacharelado e licenciatura plena pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Moema. Atualmente é coordenadora do grupo Mathema de formação e pesquisa, membro do conselho consultivo das revistas Pátio, Pátio Educação Infantil e membro do conselho editorial da revista Pátio Ensino Médio.  

  • 12h30 – Almoço

 

 

 

  • 14h00 –Diálogo: “Perfil do aluno contemporâneo e os desafios da convivência” com Profª. Drª. Marta Relvas e Prof. Dr. Joe Garcia

O mundo contemporâneo atravessa enormes modificações econômicas, sociais, políticas e culturais. Vivemos um momento marcado pela internacionalização da tecnologia. Ocorre um processo de universalização da cultura, dos produtos, das trocas, dos custos e do capital. A educação não está imune a este processo. Hoje, exige-se do novo aluno certo desenvolvimento de capacidades intelectuais, de abstração, de rapidez de raciocínio e de visão crítica mais ampla que valorize mais do que a racionalidade baseada apenas na informação. Sendo assim, aNeurociência quando dialoga com a Educação promove caminhos para o professor tornar-se um mediador do como ensinar com qualidade através de recursos pedagógicos que estimulem o aluno a pensar sobre o pensar. Nesse processo de interação do aluno com o conhecimento, o docente deve tornar  sua aula mais agradável , motivadora e prazerosa. É necessário estimular a convivência e solidariedade mediante os valores democráticos e éticos. Isso significa ouvir o outro, respeitar as diferenças, aperfeiçoar as técnicas de comunicação, indicar formas mais competentes do conhecimento expressivo.

MartaRelvas Alta

Marta Relvas possui graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências e Tecnologia Maria Thereza. Bióloga. Certificada por Reggio Emilia Study Abroad Program - Italy, em Abordagens Pedagógicas da Educação de Reggio Emília (2017). Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, Membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia. Mestrado em Psicanálise pela Faculdade de Educação Teológica de São Paulo (2007). Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Anatomia Humana. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética e Didática do Ensino Superior. Autora de livros na área de Neurociência e Aprendizagem, editora WAK, Rio de Janeiro.

 

JoeGarcia 2 SiteJoe Garcia é licenciado em Ciências pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983), e Bacharel em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1983). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1995), e Doutor em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Tuiuti do Paraná, onde atua no Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação. Tem atuado no campo educacional há trinta anos, lecionando na Educação Básica e na Educação Superior, e na última década tem investigado práticas pedagógicas inovadoras, com foco em interdisciplinaridade, teorias de currículo e indisciplina escolar. 

 

 

 OBS: A Conferência: “A Educação e a emergência de múltiplos paradigmas: novos tempos, novas atitudes”, com o Prof. Dr. Mario Sérgio Cortella, será realizada na quinta-feira à tarde SEM TRANSMISSÃO AO VIVO, por determinação do palestrante.

 

0
0
0
s2sdefault