Aconteceu no SINESP
Tools
0
0
0
s2sdefault

É a valorização do diálogo com a comunidade que se mostrou ainda mais importante e crucial nesse período de pandemia de covid-19; o estabelecimento de reuniões mensais e a sistematização da escuta das famílias junto à SME é uma vitória do CRECE

A pressão do Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola (CRECE) por escuta por parte da Secretaria Municipal da Educação (SME) resultou na mediação do Ministério Público, que intercedeu para garantir a Gestão Democrática, atendendo à demanda das entidades representativas dos gestores municipais e das famílias.

Assim, reuniões mensais começaram a ser realizadas junto à SME, abrindo-se um caminho de interlocução entre CRECE e a secretaria em uma AGENDA PERMANENTE, com os devidos encaminhamentos já trazendo alguns frutos e princípios de soluções para problemas que vinham se arrastando nas escolas durante a pandemia - como a entrega e funcionamento de tablets e noteboooks, distribuição de material e de uniforme e o cabeamento das salas digitais, questões também levantadas e levadas pelo SINESP e pelo CRECE nas reuniões do Comitê de Crise da Educação na Câmara Municipal de São Paulo.

Uma comissão executiva composta por nove representantes - sendo alguns da Gestão, duas dirigentes do SINESP atuantes no CRECE, além de membros do colegiado, incluindo gestores e as as famílias - debate problemas de infraestrutura nas unidades escolares, evidenciados sobretudo na pandemia -  muitos já revelados pela pesquisa Retrato da Rede em série histórica nesses últimos 14 anos. Essas questões estão sendo detalhadas à Gestão em reuniões sistemáticas que vêm acontecendo desde o começo do mês de outubro.

O SINESP já há muito tempo participa dessas ações de Gestão Democrática e a pandemia só estreitou essa parceria. "É o SINESP sempre presente na base", reforça a dirigente Flordelice Magna Ferreira.Quando reúne diretor, gestão, escola e família, tudo fica muito mais potente”, salientou Marcia de Fonseca Simões, dirigente do SINESP e membro do CRECE.

“Além de fortalecer a parceria dos gestores educacionais com as famílias, essa união veio para desmistificar um excesso de responsabilização da figura do gestor. Assim, as famílias entendem como se dá a administração das escolas e se torna protgonista do processo”, sublinha Flordelice .

SINESP em seus princípios apoia e incentiva a participação das famílias e alunos nas Unidades Educacionais nos órgãos colegiados!

O atual contexto da pandemia, reforça a constante orientação do SINESP aos Gestores Educacionais pela atuação junto às famílias no cotidiano escolar. Por isso a parceria do SINESP com o Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola, CRECE, é uma realidade que já vem de longa data.

O CRECE é um colegiado importante para a defesa dos instrumentos de participação escolar. Ele é uma ponte para configurar uma ação conjunta entre a Gestão das Escolas e as famílias. Assim, SINESP também ratifica junto ao CRECE sua missão de fortalecer e garantir a Gestão Democrática.

A ação conjunta do SINESP com o CRECE já trouxe algumas conquistas, como visto no trabalho conjunto feito durante a greve sanitária, lembra Marcia Simões. “O CRECE, na defesa dos seus filhos, contribuiu para que os educadores se protegessem, o que foi crucial para deter o avanço da pandemia”, aponta.

Adicionar comentário


0
0
0
s2sdefault