macha assis negroConheça o site da iniciativa e baixe a foto!

O escritor Machado de Assis foi o fundador e primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1897, cujo objetivo era o cultivo da língua portuguesa e da literatura brasileira. Machado de Assis, jornalista, contista, cronista, romancista, poeta, teatrólogo e autor de obras literárias como Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Quincas Borba, foi o nome brasileiro mais reconhecido no exterior, traduzido para inúmeras línguas, estudado e aclamado pôr mais de um século..

A campanha foi lançada pela Faculdade Zumbi dos Palmares, ação pede que leitores e leitoras imprimam nova imagem e colem sobre a tradicional foto do autor em seus livros.

A campanha “Machado de Assis Real”, explica que nos livros de história, há uma foto clássica do autor, onde ele aparece branco. “Machado de Assis era um homem negro. O racismo o retratou como branco. É hora de reparar essa injustiça”, diz o texto da campanha.

De acordo com a campanha, a errata foi feita para impedir que o racismo seja perpetuado na literatura e para encorajar novos escritores negros,  dando chance da sociedade se retratar com o maior autor do Brasil.

Uma foto do Machado de Assis real está disponível a no site http://machadodeassisreal.com.br/para ser colada sobre a foto antiga, preconceituosa”.

Foto com o reitor da FZP 1Dirigente Rosana e José Vicente, Reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares: Presença confirmada na 23ª edição do Congresso SINESP em 2019Também faz parte da campanha um abaixo-assinado online que pede que as editoras troquem a antiga imagem de Machado de Assis por essa nova versão. “Criamos este abaixo-assinado para que as editoras e livrarias deixem de imprimir, publicar e comercializar livros em que o escritor aparece embranquecido e substitua a imagem preconceituosa pela foto de Machado de Assis Real”, diz a petição. A meta é chegar a 7.500.

É um exercício importante para fazer com nossos educandos!

AJUDE A CORRIGIR A MAIOR INJUSTIÇA RACIAL DA LITERATURA, ASSINE VOCÊ TAMBÉM!

Faculdade Zumbi dos Palmares promove 6º CONCURSO FLINKSAMPA DE LITERATURA

FlinkSampa – Festa do Conhecimento,  Literatura  e Cultura NegraA realização do 6º Concurso FlinkSampade Literatura acontece em 2019 e marca a Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra. A edição atual do concurso tratará a questão do protagonismo do negro, tendo como referências suas trajetórias, experiências literárias e acadêmicas.

Este ano o homenageado será o autor consagrado Machado de Assis. O tema “Machado de Assis Real” é um exemplo do direito do negro à liberdade, de expressão individual e coletiva, de exercer qualquer trabalho ou profissão e, sobretudo, o direito de ir e vir.

Acesse o regulamento do 6º Concurso FlinkSampa, clique aqui!

0
0
0
s2sdefault