Plataforma de robótica em nuvem permite aplicações mais diversas para os alunos com muita praticidade para professores

bett educar 15 04 19As novas gerações de robôs trazem grandes potenciais, mas também grandes desafios para as escolas que trabalham com a robótica educacional. É necessário ambientes ricos e dinâmicos, além de capacitação e treinamento dos professores, para se trabalhar pedagogicamente com os robôs móveis com atuadores (braços) para manipulação de objetos, sensores de detecção (de proximidade), recursos de visão (reconhecimento de objeto, face, voz, emoções humanas), fala (reconhecimento de voz em diferentes línguas), localização e navegação autônoma, etc. Em geral, os laboratórios físicos nas escolas oferecem possibilidades restritas de práticas e, portanto, não exploraram todas as possibilidades que essa nova geração de robôs trazem.

Os laboratórios físicos demandam tempo dos educadores, ou de uma equipe técnica própria, para a montagem e desmontagem de diferentes cenários para explorar os recursos desses robôs. Eles exigem ainda cuidados com a segurança dos alunos no uso dos robôs, assim como recursos para controle de acesso dos alunos ao que o laboratório oferece. Além disso, a quantidade de robôs de um determinado modelo restringe práticas aprendizagem. Isso ocorre tanto nos experimentos personalizados, com um robô para cada aluno, quanto para experimentos coletivos, para resolver problemas que envolvem soluções estratégicas e colaborativas.

Diante desse cenário, o laboratório em nuvem é um ambiente seguro para o aprendiz manipular qualquer tipo de robô, criar e desenvolver soluções de problemas reais explorando diferentes modelos de robôs. A NTU é uma startup brasileira que desenvolveu uma Plataforma de Robótica em Nuvem com aplicações em educação e capacitação e treinamento. A Plataforma Robótica oferece um Laboratório de Robótica Online para práticas de aprendizagem STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), Inteligência Artificial e Desenvolvimento de Aplicações em Robótica Social.

Atualmente, a NTU está realizando programas pilotos com alunos do Ensino Fundamental II, dos Ensinos Médio, Técnico e Superior. Nesses pilotos cada aluno acessa o ambiente virtual, executa práticas de aprendizagem STEAM, IA, programação de robôs e prototipação e simulação das aplicações robótica em cenários 3D.  A consolidação da aprendizagem ocorre com a implantação da solução simulada em robôs reais. Desse modo, o Laboratório de Robótica Online potencializa o uso dos robôs físicos.

A NTU vai fazer demonstrações que integram o mundo virtual online e o mundo real com diferentes robôs físicos durante a Bett Brasil Educar. Para visitar a feira, basta fazer o credenciamento aqui. A entrada é gratuita.

*reprodução: Bett Educar

0
0
0
s2sdefault