A Diretoria do SINESP, em defesa do Concurso Público como forma de provimento dos Cargos de Gestores Educacionais, empenhou-se em buscar uma audiência com Secretários Municipais da Prefeitura de São Paulo para tratar das chamadas e prorrogação do Concurso de Acesso de Diretor de Escola e Supervisor Escolar.

site homeO SINESP logrou êxito em seu empenho. Na tarde do dia 28 de setembro de 2017, o Presidente do SINESP Luiz Carlos Ghilardi, acompanhado da Vice Presidente Maria Benedita de Castro de Andrade, a Benê, e dos Dirigentes Sindicais Ana Maria Dünkel Bonalumi e Christian de Mello Sznick reuniu-se com os Secretários de Relações Governamentais Milton Flavio, de Gestão Paulo Uebel e da Educação Alexandre Schneider, no Edifício Sede da Prefeitura de São Paulo.

O SINESP apresentou o histórico de suas lutas em defesa do Concurso Público. A Vice Presidente Benê enfatizou toda a trajetória do Concurso para Supervisor Escolar, que teve sua primeira chamada em 1995, a partir de pioneira e forte ação do SINESP.

O Sindicato solicitou todo o empenho do governo para a prorrogação dos Concursos de Acesso de Diretor de Escola e Supervisor Escolar que vencerão no mês de abril de 2018, considerando a necessidade do provimento da RME com gestores concursados.

site 2A importância da atuação do Supervisor Escolar foi defendida, perante o grupo de Secretários, pela Dirigente Sindical Ana Dünkel Bonalumi, que enfatizou a ação supervisora como promotora e garantidora da política educacional.

Os Dirigentes relataram aos Secretários toda a luta empreendida pelo SINESP para que o Projeto de Lei de criação dos novos 96 cargos de Supervisor Escolar fosse elaborado, em especial a ação realizada neste ano de 2017 para a tramitação e aprovação pela Câmara Municipal de São Paulo e a consequente sanção pelo Prefeito da Lei nº 16.695/2017. Eles cobraram que os 96 cargos criados com a nova Lei integrem os atuais 336 cargos já existentes na Rede Municipal de Educação, com a chamada de aprovados no Concurso de Acesso de Supervisor Escolar.

site 3A importância da ação do Supervisor Escolar, frente ao acompanhamento dos Planos de Trabalho da rede parceira a partir do novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, foi ressaltada pelos Dirigentes do SINESP. As novas configurações das políticas educacionais da Secretaria Municipal de Educação exigem agilidade na chamada imediata desses profissionais.

A rede direta possui 1.507 Unidades Educacionais e, desde 2007, só a rede parceira (conveniada) cresceu 289%, elevando a pressão sobre o trabalho realizado pelos Supervisores Escolares.  

Cronogramas

Diante dos Secretários Municipais, o SINESP manifestou a necessidade de que sejam estabelecidos cronogramas, visando o preenchimento dos cargos de Gestores Educacionais na Rede Municipal de Ensino.

Os Secretários Municipais da Gestão, Educação e Relações Governamentais compreenderam a necessidade do provimento desses cargos. Manifestaram que o Governo Dória defende a questão técnica de provimento dos cargos.

O SINESP cobrou que não se pode adentrar o ano de 2018 sem uma definição desses importantes pontos. Em resposta, os Secretários Municipais afirmaram que tanto a prorrogação dos Concursos Públicos como a distribuição dos 96 cargos será pauta de uma nova reunião com o SINESP, que ocorrerá no mês de dezembro.

Foi retomado com o Secretário de Educação, diante dos demais Secretários, a necessidade de um cronograma de chamada dos cargos já existentes e vagos na Rede Municipal de Educação (Diretor de Escola e Supervisor Escolar). A tramitação da autorização de chamada já foi iniciada no dia 13 de setembro de 2017, a partir de insistente cobrança do SINESP.

O Secretário de Educação firmou compromisso de, até o final de outubro,  fechar com o SINESP o cronograma da chamada e definição dos números de  convocados para Escolha de Vagas de Diretor de Escola e Supervisor Escolar.

Foi também relembrado pelo SINESP aos Secretários Municipais que o Concurso de Coordenador Pedagógico já está com autorização para sua realização em andamento. Luiz Carlos, Presidente do SINESP solicitou a agilização para a realização do Concurso, que conta com mais de 25% dos cargos vagos de Coordenador Pedagógico.

O SINESP continuará empenhado para a garantia do Concurso Público, como forma de provimento dos Cargos de Gestores Escolares, em todos os espaços e fóruns de discussão municipais e nacionais.

site 4  

0
0
0
s2sdefault