HOMEO SINESP defendeu, na Conferência Municipal da CONAE 2018, o Concurso Público como requisito para acesso aos cargos de Gestor Escolar, contra propostas de provimento por eleição ou por critérios políticos de indicação - Conquista vem sendo reafirmada em 3 CONAEs!

Dirigentes, Conselheiros e filiados do Sindicato participaram da etapa Municipal da 3ª CONAE de forma intensa nos dias 26 a 28 de maio de 2017, no Palácio das Convenções do Anhembi.

A defesa pelo Concurso Público foi o principal ponto de mobilização dos Gestores Escolares na Conferência, comprometidos com o fortalecimento da Gestão Democrática e da educação pública de qualidade.

No debate sobre Gestão Democrática, combateram a proposição de eleições como forma de provimento aos cargos de gestão das instituições de educação básica, que foi adicionada ao texto em completo descompasso com o Plano Nacional de Educação em vigor, e propostas mistas que remetem ao uso de critérios políticos de indicação.

Abertura na sexta

A abertura da CONAE, na sexta-feira, 26 de maio, contou com apresentações que valorizaram o protagonismo dos servidores e alunos da rede Municipal de Educação.

O Secretário Municipal de Educação Alexandre Alves Schneider, em sua fala, valorizou a construção de um currículo que valorize o protagonismo dos alunos.

A Coordenadora Geral do Fórum Municipal de Educação, Kezia Santos, saudou lembrou da importância do envolvimento de todos para a realização das Conferências Regionais e da etapa Municipal, fruto do envolvimento de muitos setores e segmentos da Sociedade.

A mesa de abertura contou ainda com a presença da Presidente do Conselho Municipal de Educação, Sueli Modini, e do aluno Sávio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus São Paulo.

Daniel Cara, Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, proferiu Palestra sobre a Educação no Brasil, destacando a importância do Plano Nacional de Educação e a defesa da Escola Pública e contra Projetos como o Escola sem Partido.

Debates intensos com participação ampla do SINESP

A III CONAE Etapa Municipal se caracterizou pela participação dos Gestores em todos os eixos e na mesa central, primando pela condução dos debates dos diversos temas que permeiam a Educação com transparência e democracia.

A discussão dos eixos foi realizada no sábado, 27 de maio, de forma intensa, com algumas salas indo além do horário programado para poder garantir a realização dos debates do texto base, vindo com as modificações e s soma das discussões das regionalizadas.

O SINESP contou com as Diretoras Letícia Grisólio Dias, Rosana Capputi Borges e Maria Benedita de Castro de Andrade na coordenação das discussões, que contaram com 8 eixos de discussão divididos em 6 espaços, tomando todo o Palácio de Convenções do Anhembi.

Também participaram das discussões o Presidente do SINESP Luiz Carlos Ghilardi e os dirigentes Egle Prescher Iaconelli, Maria Cristina Ribeiro, Christian de Mello Sznick, Rui Ferreira da Silva Junior e Norma Lúcia Andrade dos Santos.

eixos Leticia

EIXO ROSANA

BENE EIXO

 Na Plenária Final o Dirigente Sindical João Alberto Rodrigues de Souza compôs a coordenação da Mesa, conduzindo o trabalho dentro do Regimento estabelecido pela Coordenação do evento.

JOAO

A III CONAE, em sua Etapa Municipal, teve um espaço para a participação das crianças, que puderam, na Plenária final, apresentar os resultados das discussões que fizeram sobre os temas do Plano Nacional de Educação.  

apresentaçao CRIANCAS

 Ao final da tarde do domingo foi realizada a eleição dos Representantes dos Gestores para a Etapa Estadual, contando com expressiva participação de Diretores Sindicais e gestores filiados ao SINESP. 

ELEITOS

CONCURSO: LUTA PERMANENTE

A luta pela defesa do Concurso Público foi iniciada na construção do Estatuto do Magistério em São Paulo, momento em que nascia o SINESP. Ela se fortaleceu com o avanço do concurso como instrumento de acesso ao cargo público de Supervisor Escolar. Nas três edições da Conferência Nacional de Educação, o SINESP firmemente manteve sua defesa pelo Concurso, conseguindo desmobilizar interesses de retorno a um passado de indicações políticas. 

0
0
0
s2sdefault