A luta da alimentação escolar como direito humano e o controle social também é pauta do SINESP permanente!

Dirigente do SINESP eleita Presidente do CAE!

Com esta tônica foi realizada a posse dos novos Conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar da Cidade de São Paulo para o período de 2021 a 2025. A reunião de posse foi virtual e contou com o auxílio do SINESP, entre outras entidades para sua organização e realização.

A Presidente da Comissão Eleitoral e CREP 2020 do SINESP Monica Odete Fernandes ressaltou o trabalho em plena pandemia para a renovação do Conselho de Alimentação Escolar, dentro da importância de se ter a continuidade do acompanhamento dos programas existentes e a democracia como principio durante todo o processo eleitoral.

A atual Conselheira do CAE e Coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais representativas dos Servidores da Prefeitura de São Paulo Margarida Genofre abordou sobre a importância do Conselho de Alimentação Escolar no controle do Programa de Alimentação Escolar e a luta empreendida pelo CAE no aumento de participantes, sendo condizente com o número de habitantes da maior cidade brasileira. A Alimentação Escolar na RME é um programa referência para a Organização das Nacões Unidas - FAO, por não ter equivalência e tamanho em nenhum outro lugar e sobretudo por ser gratuíto a crianças, bebês e alunos da Rede.

O Presidente da Comissão de Educação Cultura e Esporte Vereador Eliseu Gabriel celebrou a resistência do Conselho de Alimentação Escolar na defesa de direitos das famílias e dos alunos. O fortalecimento do CAE é um ato da maior importância citando a atual Vice Presidente do Conselho e Dirigente do SINESP, Marcia Fonseca Simões. Eliseu relata a necessidade do Estado ter a supremacia no atendimento dos anseios da população e não setores como o financeiro pautarem as ações e direitos e agradeceu ao CAE na luta em defesa da população e retomou a luta realizada no Comitê de Crise Emergencial da Educação em 2020, informando que este Comitê já foi retomado em 2021 (Clique aqui e confira a atuação do SINESP na 1º Reunião de 2021)

A Drª Valéria Paschoal, da VP Centro de Nutrição Funcional explicou a importância do alimento orgânico na Alimentação Escolar, e a acolhida do agricultor para que faça a transição agricológica para o orgânico. A especialista ressaltou a importância da criança ser o “dedo verde” de transformação da alimentação junto às suas famílias e ressaltou o trabalho voluntário dos Conselheiros do CAE.

Sobre o tema da Segurança Alimentar teve palavra André Luzzi de Campos do Fórum Estadual de Segurança Alimentar que explanou sobre o conjunto de práticas que são necessárias para garantir o direito humano à alimentação como algo efetivo, e em sua fala ressaltou a importância do Comitê de Crise Emergencial da Educação na Câmara como espaço de debate e exposição das lutas. .

Josselia Fosia da Fontoura, Coordenadora Geral da Coordenadoria de Alimentação Escolar da SME, e representando o Secretário Municipal de Educação parabenizou o trabalho realizado pelo CAE e todas as demais entidades envolvidas com a Alimentação Escolar, ressaltou a parceria dos Conselhos de Controle Social na construção das políticas públicas.

Greve pela vida

A luta desde 2020 em defesa à vida passou pelo CAE que buscou a implementação e a universalização dos cartões merenda como programa de segurança alimentar voltado às crianças, bebês e alunos da Rede Municipal de Educação. A Greve em defesa à vida foi ressaltada na fala de diversos membros envonvendo não apenas os Profissionais de Educação, mas toda a comunidade escolar. 

Posse dos Conselheiros

O Presidente do Conselho do FUNDEB de São Paulo e CREP 2020 do SINESP Dr. Emílio Celso de Oliveira parabenizou o trabalho do CAE e a transição que também está sendo realizada no Conselho do FUNDEB e deu a posse dos membros do Poder Executivo.

Conselheiros representantes das famílias e das Organizações sem fins lucrativos que estão se despedindo da Gestão anterior agradeceram as experiências no CAE e procederam a posse dos novos Conselheiros.  

Foram empossados para o período 2021-2025 representando os Gestores Educacionais os Diretores de Escola Geraldo Guedes Fagundes e Marcia Fonseca Simões como titulares e Christian de Mello Sznick e Maria Vilany Rodrigues da Silva como suplentes.

Dirigente do SINESP eleita Presidente do CAE

Em reunião no dia 17 de março de 2021 foi eleita com votos de todos segmentos (profissionais de Educação, entidades representativas da alimentação, familias  e com imensa maioria total a Diretora de Escola e Dirigente de Imprensa do SINESP Marcia Fonseca Simões para o mandato de 4 anos como Presidente do Conselho de Alimentação Escolar.  

A atuação da Dirigente Marcia foi destacada na reunião na Gestão anterior do CAE como Vice Presidente, exercendo diversas vezes o papel de Presidente e na condução de reuniões e representações do Conselho em Fóruns e no Comitê de Crise Emergencial da Educação. 

0
0
0
s2sdefault