FUNDAÇÃO THEATRO MUNICIPAL

AUTORIZAÇÃO DE ABERTURA PARA O TESTE SELETIVO DA ESCOLA DE MÚSICA DE SÃO PAULO

 

8510.2019/0000728-7. À vista dos elementos constantes do presente e na competência que me foi atribuída por intermédio do título de nomeação nº 133/2019, publicado no DOC de 27.08.2019, AUTORIZO a abertura do Edital de Seleção - Processo Seletivo 2020 para Cursos Regulares da Escola de Música de São Paulo, a ser realizado de forma gratuita nas dependências da EMSP, nos períodos indicados na minuta de edital às fls. SEI 021142834. Consequentemente, neste mesmo ato, APROVO a minuta do edital apresentada.

 

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2020 PARA OS CURSOS REGULARES DA ESCOLA DE MÚSICA DE SÃO PAULO

 

8510.2019/0000728-7. A Fundação Theatro Municipal de São Paulo comunica que, após a publicação deste, estarão abertas as inscrições para o processo seletivo dos cursos regulares da Escola de Música de São Paulo, válidos para o ano letivo de 2020. Os cursos compreendidos neste edital são totalmente gratuitos.

 

1. Informações Gerais

1.1. O processo seletivo consiste de uma prova prática de instrumento musical.

1.2. A avaliação ocorrerá na sede da Escola de Música de São Paulo, sito na Praça das Artes, Avenida São João, 281, Centro, São Paulo – SP.

1.3. O candidato deverá se submeter à fase de avaliação do processo seletivo na data e horário estipulado pela Escola de Música de São Paulo, que será publicada conforme item 2.5 deste edital.

 

2. Inscrições

2.1. O período para inscrições deste processo seletivo será do dia 24 de setembro de 2019 ao dia 24 de novembro de 2019.

Para efetuar sua inscrição o candidato deverá preencher corretamente o formulário disponível no site da Fundação Theatro Municipal de São Paulo (www.theatromunicipal.org.br ), na seção Formação/Escola de Música/Processo Seletivo.

2.2. Cada candidato poderá se inscrever somente para um único instrumento. Uma vez feita a inscrição, o candidato não poderá alterar a escolha do instrumento. Caso realize mais de uma inscrição, o candidato estará automaticamente eliminado de todo o processo seletivo.

2.3. Após o envio do formulário o candidato receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição. Não há necessidade de se realizar qualquer tipo de assinatura digital.

2.4. O candidato deverá preservar uma cópia do e-mail de confirmação de inscrição recebida até a publicação da listagem com o deferimento.

2.5. A listagem com todas as inscrições deferidas, bem como as datas e os horários do teste prático/entrevista, será publicada até o dia 2 de dezembro de 2019, no site do Theatro Municipal de São Paulo (www.theatromunicipal.org.br ), na seção Formação/Escola de Música/Processo Seletivo.

2.6. Caso o nome do candidato não esteja na lista de deferidos, ele terá até o dia 9 de dezembro de 2019 para verificar a justificativa do indeferimento, exclusivamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

2.7. Não serão aceitas inscrições presenciais na sede da instituição.

 

3. Documentação exigida

3.1. O processo seletivo é presencial, portanto o candidato deverá comprovar sua identidade por meio da apresentação de documento oficial com foto (RG / RNE / Passaporte / CNH ou Carteira de Trabalho).

3.2. O candidato que não apresentar nenhum dos documentos citados não poderá realizar a prova e será eliminado do processo seletivo.

3.3. Candidatos menores de idade devem estar acompanhados de responsável legal, e ambos devem portar documento oficial com foto.

 

4. Material exigido

4.1. Todos os candidatos deverão trazer seus próprios instrumentos para o teste prático, à exceção dos inscritos para cravo, harpa, percussão e piano.

4.2. Os candidatos aos cursos de tuba e contrabaixo, se assim desejarem, poderão utilizar os instrumentos da própria escola.

4.3. Todos os candidatos deverão trazer suas próprias partituras.

 

5. Cursos de instrumentos

5.1. O repertório a ser apresentado para cada candidato deverá ser aquele indicado na lista de obras agrupadas por faixa etária de seu respectivo instrumento.

5.2. Os candidatos que possuírem conhecimento no instrumento pretendido ou em canto serão submetidos a uma leitura à primeira vista proposta pela banca, de acordo com a sua faixa etária.

5.3. Estão abertas vagas para os cursos de regulares dos seguintes instrumentos:

 

Canto Lírico – A partir de 16 anos completos até novembro de 2019

Se quiser, o candidato poderá trazer um pianista (correpetidor) ou utilizar o profissional designado pela escola. Neste caso, no momento do teste prático, o candidato deverá oferecer ao pianista da escola a partitura para canto e piano (vocal score) das obras a serem apresentadas. Não será oferecido qualquer tipo de ensaio ou repasse prévio caso o candidato opte pelo pianista da instituição.

De 16 a 20 anos:

01 ária antiga da coletânea "Parisotti".

De 21 a 24 anos:

02 peças, sendo uma delas:

a) 01 canção brasileira, com texto em português, escolhida entre as de autoria dos seguintes compositores: Lorenzo Fernandez, Carlos Gomes, Camargo Guarnieri, Waldemar Henrique, Osvaldo Lacerda, Francisco Mignone, Alberto Nepomuceno, Marlos Nobre, Cláudio Santoro, H. Villa-Lobos, Edino Krieger, E. Villani-Côrtes ou Gilberto Mendes;

b) 01 ária antiga da coletânea "Parisotti" ou 01 canção em língua estrangeira, escolhida entre as dos seguintes compositores: Johannes Brahms, Franz Schubert, Robert Schumann, Hugo Wolf, Richard Strauss, Claude Debussy, Gabriel Fauré, Francis Poulenc ou Maurice Ravel.

De 25 anos em diante:

03 peças, sendo uma delas:

a) 01 canção brasileira, em português, do repertório erudito, escolhida entre as dos seguintes compositores: Lorenzo Fernandez, Carlos Gomes, Camargo Guarnieri, Waldemar Henrique, Osvaldo Lacerda, Francisco Mignone, Alberto Nepomuceno, Marlos Nobre, Cláudio Santoro, H. Villa-Lobos, Edino Krieger, E. Villani-Côrtes e Gilberto Mendes;

b) 01 canção em língua estrangeira escolhida entre as dos seguintes compositores: Johannes Brahms, Franz Schubert, Robert Schumann, Hugo Wolf, Richard Strauss, Claude Debussy, Gabriel Fauré, Francis Poulenc e Maurice Ravel;

c) 01 ária de ópera escolhida entre as dos seguintes compositores: W. A. Mozart, Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, A. Carlos Gomes, Charles Gounod, Georges Bizet, Richard Wagner e Richard Strauss.

 

Clarinete – A partir de 10 anos completos até novembro de 2019

De 10 a 14 anos:

a) 01 peça do método "Le Clarinettiste Debutant - Vol. 1", de Jean-Noël Crocq, “Die Forelle", de Franz Schubert ("sequence" 17, pag. 26) ou 1º movimento da Sonata número 3 de Jean-Xavier Lefèvre;

b) 01 peça de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca);

De 15 a 19 anos:

a) 01 peça do método "Elementarschule für Klarinette - III. Tonleiter Studien", de Friedrich Demnitz, Estudo nº 14, pág. 20 ou 1º movimento da Sonata nº 3 do Carl Stamitz;

b) 01 peça de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca).

De 20 a 27 anos:

a) H. Rabaud, Solo de Concours Op. 10 ou Concertino em Mib Maior de C. M. von Weber;

b) 01 peça de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca).

28 anos em diante:

a) W. A. Mozart, Concerto em Lá Maior KV. 622, 1º movimento ou as 3 Peças Solo de Igor Stravinsky;

b) 01 peça de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca).

 

Contrabaixo – A partir de 13 anos completos até novembro de 2019

De 13 a 16 anos:

a) Execução de 01 escala maior de livre escolha em uma oitava. (trazer uma cópia da partitura para a banca, sugestão apenas, não é obrigatório);

b) 01 pequena peça ou estudo infantil de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca, sugestão apenas, não é obrigatório);

De 17 a 20 anos:

a) Execução de 01 escala maior de livre escolha em duas oitavas, com variações de arcadas;

b) 01 peça avulsa ou estudo de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca);

c) Leitura à primeira vista.

De 21 a 24 anos:

a) Execução de 01 escala maior e 01 escala menor de livre escolha em duas oitavas;

b) 01 peça avulsa ou movimento de concerto de livre escolha do repertório original para contrabaixo (trazer uma cópia da partitura para a banca);

c) Leitura à primeira vista.

De 25 anos em diante:

a) Execução de qualquer escala maior ou menor a ser demandada pela banca examinadora em duas oitavas.

b) Execução do primeiro e o segundo movimentos com cadências de um dos concertos a seguir: Karl Ditters von Dittersdorf em Mi Maior (concerto n° 2), Johann Vanhal em Ré Maior, Giovanni Bottesini em si menor (concerto n° 2), Sergei Koussevitzky em fá# menor

 

Cravo – A partir de 12 anos completos até novembro de 2019

De 12 a 16 anos:

a) 01 peça de livre escolha oriunda do repertório barroco (trazer uma cópia da partitura para a banca);

b) Leitura à primeira vista proposta pela banca examinadora;

De 17 a 24 anos:

a) 01 “Invenção a duas vozes” ou 01 “Sinfonia” de J. S. Bach;

b) 02 movimentos contrastantes de sonata ou suíte barroca

c) Leitura à primeira vista proposta pela banca examinadora;

De 25 anos em diante:

a) 01 Prelúdio e Fuga do Cravo bem temperado (os dois volumes), de J.S. Bach;

b) 01 “Tocata” de Frescobaldi;

c) 01 “Peça de Ordem” ou “Suite” de F. Couperin;

d) Leitura à primeira vista proposta pela banca examinadora;

 

Flauta Doce – A partir de 9 anos completos até novembro de 2019

De 09 a 11 anos

2 (duas) peças de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca).

De 12 a 15 anos

a) 1 (uma) peça de métodos para flauta doce de Helmut Monkemeyer, Franz Julius Giesbert ou Mário Videla.

De 16 a 29 anos

a) 1 (um) movimento de uma sonata do período barroco ou 1 (uma) peça do repertório de música renascentista ou moderna;

b) Leitura à primeira vista.

De 30 anos ou mais

a) 1 (uma) peça do repertório avançado do instrumento;

b) Leitura à primeira vista.

 

Flauta Transversal – A partir de 9 anos completos até novembro de 2019

De 09 a 12 anos:

a) 01 peça de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca);

b) 01 Exercício do “Méthode complète de flûte”, de Taffanel & Gaubert, escolhido entre o exercício n° 39 a 43.

De 13 a 17 anos:

a) 01 obra do período barroco;

b) Leitura à primeira vista.

De 18 a 29 anos:

a) 01 obra do período barroco ou 01 obra do período romântico;

b) 01 obra do século XX e Improviso para flauta solo de Osvaldo Lacerda;

c) Leitura à primeira vista.

De 30 anos em diante:

a) “Concerto” de Jacques Ibert ou “Sonata em si menor, BWV 1030”, de J. S. Bach, ou o “Concerto em Sol maior, KV.313”, de W.A. Mozart;

b) Leitura à primeira vista.

 

Fagote – A partir de 12 anos de idade completos até novembro de 2019

De 12 a 17 anos:

Aceitam-se iniciantes para o instrumento, desde que na entrevista o candidato exiba interesse e disponibilidade de horários para cursar a grade curricular da Escola de Música.

De 18 a 29 anos:

a) 1º movimento da Sonata em fá menor de Georg Philipp Telemann;

b) 01 movimento de uma das 6 Suítes para Violoncelo de J.S. Bach, listados a seguir: Suíte I:Courante, Minuet I e II, ou Gigue; Suíte III: Courante, Boureé I e II;Suíte IV: Courante; ou Suíte V: Sarabande.

c) Leitura à primeira vista.

De 30 anos em diante:

a) 1º e 2º movimentos do “Concerto para fagote e orquestra” de W. A. Mozart, bem como uma cadência para o 1º movimento;

b) Leitura à primeira vista.

 

Harpa Sinfônica – A partir de 13 anos de idade completos até novembro de 2019

De 13 a 29 anos:

Nesta faixa etária o curso de harpa aceita iniciantes em música, desde que na entrevista o candidato possua conhecimento teórico-musical básico (leitura musical as claves de sol e clave de fá), demonstre interesse, comprometimento com o estudo e disponibilidade de horários para cumprir a grade curricular da Escola.

De 30 anos em diante:

Deverão apresentar duas peças ou movimentos contrastantes do repertório do instrumento.

 

Oboé – A partir de 9 anos completos até novembro de 2019

De 9 a 13 anos:

Aceitam-se iniciantes neste instrumento, desde que na entrevista o candidato possua conhecimento teórico-musical básico (leitura musical básica).

De 14 a 16 anos:

a) 01 escala e um exercício técnico (na mesma tonalidade) de Salviani nº 2;

b) 01 peça de livre escolha dos períodos clássico ou barroco ou os 3 (três) Romances de R. Schumann;

c) Leitura à primeira vista.

De 17 anos em diante:

a) Concerto em dó de Joseph Haydn ou Concerto em dó, K 314 de W. A. Mozart ou Concerto em ré de Richard Strauss;

b) Leitura à primeira vista.

 

Percussão – A partir de 12 anos completos até novembro de 2019

Todos os candidatos deverão trazer baquetas, assim como 01 cópia da partitura para banca examinadora.

De 13 a 15 anos:

Aceitam-se iniciantes para esse curso, desde que no dia da entrevista o candidato possua conhecimento teórico-musical básico (leitura musical básica), demonstre interesse, comprometimento com o estudo e disponibilidade de horários para cumprir a grade curricular da Escola.

De 16 a 17 anos:

Instrumento obrigatório - Caixa Clara: um estudo ou leitura (que pode ser técnico), ou solo que contenha um ou mais dos rudimentos básicos pedidos, que são: toque simples (single stroke), flam (apogiatura simples), drag (apogiatura dupla), paradiddle simples, rulo duplo ou militar (papa-mama ou open roll) e rulo de 5 articulações (five stroke roll).

Sugerimos estudos dos métodos Elementar ou Intermediário de Mitchel Peters.

De 18 a 24 anos:

a) Instrumento obrigatório - Caixa Clara: um estudo ou leitura (que pode ser técnico) ou solo que contenha um ou mais dos rudimentos básicos pedidos, que são: toque simples (single stroke), flam (apogiatura simples), drag (apogiatura dupla), paradiddle simples, rulo duplo ou militar (papa-mama ou open roll) e rulo de 5 articulações (five stroke roll). Sugerimos estudos dos métodos Elementar ou Intermediário de Mitchel Peters;

b) Teclados de Percussão: Xilofone, Marimba ou Vibrafone. Um estudo ou leitura (que pode ser técnico) ou solo tocado que contenha escalas ou tonalidades maiores c/ divisão rítmica até colcheias e tocado c/ 2 baquetas. Sugerimos estudos dos métodos de teclados de Mitchel Peters, Morris Goldenberg, ou Gargwood Whaley.

De 25 anos em diante:

a) Caixa Clara: Solos avançados dos métodos de caixa clara: Avançado de Mitchel Peters ou J. Delécluse (12 estudos ou Keiskleiriana);

b) Teclados (Xilofone, Vibrafone ou Marimba): Solo avançado do repertório para o instrumento, de preferência tocado com 4 baquetas, suíte para xilofone e piano de Osvaldo Lacerda ou um movimento de algum dos concertos para teclados de percussão e orquestra (sugerimos o concerto de David Carey);

c) Tímpanos: Solo avançado para 4 tímpanos do repertório para o instrumento.

Sugerimos solos do caderno de Solos para Tímpanos de Mitchel Peters ou do caderno das 8 peças solo de Elliot Carter.

 

Piano – A partir de 12 anos completos até novembro de 2019

De 9 e 10 anos

a) 02 peças originais para piano de livre escolha, (trazer uma cópia da partitura para a banca);

b) Leitura à primeira vista.

De 11 a 13 anos (programa mínimo obrigatório):

a) 01 peça do Pequeno Livro de Anna Magdalena Bach;

b) 01 estudo ou 01 movimento de sonata ou de sonatina;

c) 01 peça original para piano de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca);

d) Leitura à primeira vista.

De 14 a 16 anos (programa mínimo obrigatório):

a) 01 Invenção a duas vozes de J. S. Bach;

b) 01 estudo ou 01 movimento "allegro" de sonata;

c) 01 peça original para piano (erudita) de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca);

d) Leitura à primeira vista.

De 17 anos em diante (programa mínimo obrigatório):

a) 01 Sinfonia ou 01 Prelúdio e Fuga do “Cravo bem temperado” de J. S. Bach;

b) 01 estudo;

c) 01 movimento "allegro" de sonata;

d) 01 peça original para piano (erudita) de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca);

e) Leitura à primeira vista.

 

Saxofone – A partir de 10 anos completos até novembro de 2019

De 10 a 15 anos:

a) O Estudo n º 10 (pág. 29) do Método para Saxofones H. Klosé, Edição Brasileira;

b) Leitura à primeira vista

De 16 a 21 anos:

a) O Estudo n º 04 (pág. 57) do Método para Saxofones H. Klosé, Edição Brasileira;

b) Leitura à primeira vista.

De 22 anos em diante:

a) O Estudo n º 09 (pág. 59) do Método para Saxofones H. Klosé, Edição Brasileira;

b) Leitura à primeira vista

 

Trombone – A partir de 12 anos completos até novembro de 2019

De 12 a 14 anos:

Aceitam-se iniciantes desde que na entrevista o candidato demonstre conhecimentos básicos de trombone, possua conhecimento teórico-musical básico (leitura musical básica), demonstre interesse, comprometimento com o estudo e disponibilidade de horários para cumprir a grade curricular da Escola.

a) Conhecimento de escalas maiores (até dois bemóis e dois sustenidos) ou qualquer peça básica escrita para o instrumento.

De 15 a 17 anos:

a) de escalas maiores e menores (até quatro bemóis e quatro sustenidos), e serie harmônica do instrumento (1 oitava e meia).

b) Executar qualquer peça do repertório básico para trombone (solo ou com acompanhamento);

c) Leitura à primeira vista.

De 18 a 21 anos:

a) Conhecimento de todas as escalas maiores e menores, e série harmônica do instrumento (2 oitavas).

b) Executar peça do repertório intermediário do trombone (que tenha acompanhamento de piano);

c) Leitura à primeira vista.

De 22 a 25 anos:

a) Executar peça do repertório avançado do trombone, escrita para solista de Banda ou Orquestra;

b) Excertos orquestrais clássicos ou românticos;

c) Leitura à primeira vista.

De 26 anos em diante:

a) Executar Concerto do repertório avançado para trombone (02 movimentos contrastantes).

b) Excertos orquestrais modernos ou contemporâneos (com técnica estendida);

c) Leitura à primeira vista.

 

Trompa – A partir de 12 anos completos até novembro de 2019

De 12 a 14 anos:

01 obra de livre escolha do candidato (trazer uma cópia da partitura para a banca);

De 15 a 17 anos:

01 exercício do método Book Two de Pottag - Hovey.

De 18 a 21 anos:

A partir desta faixa etária o candidato deverá demonstrar na entrevista conhecimento teórico-musical básico (leitura musical básica), interesse, comprometimento com o estudo e disponibilidade de horários para cumprir a grade curricular da Escola.

a) Camille Saint-Saëns – Romance;

b) 01 estudo do método Maxime Alphonse – Volume 01;

Concerto nº 01 – W. A. Mozart.

c) 22 a 29 anos:

a) Concerto nº 03 ou nº 04 – W. A. Mozart ou Concerto nº 01 – Richard Strauss;

b) 01 estudo do método Maxime Alphonse – Volume 03;

c) Leitura à primeira vista.

30 anos em diante:

a) Leitura à primeira vista;

b) Concerto nº 01 - Richard Strauss

c) Concerto nº 02 W. A. Mozart

 

Trompete – A partir de 10 anos completos até novembro de 2019

De 10 a 13 anos:

a) Executar exercícios do método de Robert Getchell de 1 a 10;

b) Leitura à primeira vista.

De 14 a 19 anos:

a) Executar exercícios do método J.B. Arban’s: 16, 21, 40, 47;

b) Leitura à primeira vista.

De 20 a 29 anos:

a) Executar 01 estudo característico de nº1 a nº14 do Método J.B. Arban’s ou 01 estudo transcendental de Theo Charlier nº1 ou nº2;

b) Executar 1º movimento do Concerto para trompete de Hummel, Haydn ou Neruda.

c) Leitura à primeira vista.

De 30 anos em diante:

a) Executar um Concerto para Trompete - todos os movimentos de H.Tomasi ou A. Jolivet (Concertino).

b) Leitura à primeira vista.

 

Tuba/Eufônio – A partir de 10 anos completos até novembro de 2019

De 10 a 15 anos (Tuba ou Eufônio):

a) Apresentar duas escalas maiores e duas menores (duas oitavas);

b) Um estudo melódico;

c) Leitura à primeira vista.

De 15 a 20 anos (Tuba):

a) Todas as escalas maiores e menores (duas oitavas);

b) Estudo nº 09 do método para Tuba de Vladislav Blazhevich;

c) 1º movimento do Concertino para Tuba de Arthur Frackenpohl;

d) Leitura à primeira vista.

De 15 a 20 anos (Eufônio):

a) Todas as escalas maiores e menores (duas oitavas);

b) Estudo nº 04 do método para trombone de Joannes Rochout;

c) Rhapsody for Eufônio de James Curnow;

d) Leitura à primeira vista.

De 20 anos em diante (Tuba):

a) Concertino for Tuba (James Curnow);

b) Excertos orquestrais dos “Mestres Cantores de Nuremberg” de Wagner;

c) Excertos orquestrais da “Sinfonia Fantástica” de Berlioz;

d) Leitura à primeira vista.

20 anos em diante (Eufônio):

a) Fantasy (Phillip Sparke);

b) Excertos orquestrais dos “Planetas” (Holst);

c) Excertos orquestrais da 7ª Sinfonia de Gustav Mahler;

d) Leitura à primeira vista.

 

Viola Sinfônica – A partir de 13 anos completos até novembro de 2019

De 13 a 17 anos:

a) Executar escalas em duas oitavas na primeira posição;

b) 01 peça ou estudo de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca);

c) Leitura à primeira vista.

De 18 a 22 anos:

a) Executar escalas em três oitavas;

b) 02 peças ou estudos (rápido/lento) de Telemann, Kayser, Kreutzer ou Mazas (nível médio);

c) Leitura à primeira vista.

De 23 anos em diante:

a) 02 peças ou movimentos contrastantes de repertório avançado. Como por exemplo: Suítes de J. S. Bach, Concertos Clássicos (Stamitz, Christian Bach, Hoffmeister) e estudos avançados;

b) Leitura à primeira vista.

 

Violão – A partir de 13 anos completos até novembro de 2019

De 13 ou 14 anos:

a) Executar a peça "Lágrima” de F. Tarrega, do livro "Iniciação ao violão vol. 1", do Prof. Henrique Pinto;

b) 01 peça de livre escolha.

De 15 a 17 anos:

a) Executar a "Bourreé", de J. S. Bach, do livro "Iniciação ao violão vol. 1", do Prof. Henrique Pinto;

b) 01 peça de livre escolha;

c) Leitura à primeira vista.

De 18 a 22 anos:

a) Executar 01 peça do repertório avançado a escolher dentre os compositores: H. Villa-Lobos, Manuel Ponce, F.M. Torroba, M. Castelnuovo - Tedesco, F. Mignone, A. Tansman, J.Turina, A. Carlevaro, G. Santorsola, I.Sávio;

b) Leitura à primeira vista.

De 23 anos em diante:

Executar 01 peça escolhida entre os Estudos 2, 3, 5, 7, 10 ou 12 de H.Villa-Lobos ou 01 dos Prelúdios das 4 “Suítes para Alaúde” (BWV 995, 996, 997 e 1006) ou o Prelúdio do “Prelúdio, Fuga e Allegro “BWV 998 de J.S.Bach.

 

Violino – A partir de 9 anos completos até novembro de 2019

De 9 a 10 anos

Somente nesta faixa etária não será exigida experiência e sim aptidão.

a) Cordas soltas e escalas;

b) Uma peça livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca).;

De 11 a 13 anos

a) Escalas (duas ou mais);

b) Estudo de Kayser inteiro.

c) Concertino de Rieding, (opus 34 ou opus 35) ou Seitz concerto nº 2 ou 5.

De 14 a 16 anos

a) Escalas;

b) 01 estudo de Mazas, Hans Sitt Op. 32 (a partir do n°26) e Kayser op.20 (a partir do n°3);

c) 01 movimento de um concerto de Vivaldi em Sol maior ou Sol menor ou do concerto em lá menor de J.S.Bach.

De 17 a 20 anos

a) Escalas e Arpejos em três oitavas;

b) 01 estudo de Kreutzer ou Mazas;

c) 01 movimento de concerto de Accolay ou Viotti concerto n° 22 ou 23 ou Haydn ou Mozart.

De 21 anos em diante

a) Escalas e arpejos em três oitavas;

b) 01 estudo de Kreutzer (a partir do estudo n° 12), Fiorillo, Rode, Dont;

c) Um movimento de concerto do período romântico ou Mozart nº 3, 4 ou 5 com cadenza.

 

Violoncelo – A partir de 9 anos completos até novembro de 2019

De 09 a 12 anos:

01 peça de livre escolha (trazer uma cópia da partitura para a banca).

De 13 a 16 anos:

a) Estudo nº 1 op 57 de F.A.Kummer;

b) Leitura à primeira vista.

De 17 a 21 anos:

a) Estudo nº 11 de Duport;

b) Leitura à primeira vista.

De 22 a 27 anos:

a) Estudo nº 7 op 73 de Popper;

b) Leitura à primeira vista.

De 28 em diante:

a) Concerto Clássico ou Romântico;

b) Leitura à primeira vista.

 

6. Datas e horários das provas

6.1. A fase prática do processo seletivo será realizada entre os dias 3 de fevereiro de 2020 ao dia 8 de fevereiro de 2020, na sede da Escola Municipal de Música de São Paulo à Avenida São João nº 281, Praça das Artes.

6.2. O horário e o dia para o candidato realizar a prova sairão na listagem de candidatos deferidos no site da Fundação Theatro Municipal de São Paulo (http://www.theatromunicipal.org.br ), na seção Formação/Escola de Música de São Paulo/Processo Seletivo, conforme item 2.5 deste edital.

6.3. A avaliação é prática e individual.

6.4. A Escola de Música de São Paulo não efetuará troca de data e/ou horário.

6.5. O não comparecimento ou atraso implicará em eliminação automática do candidato, não cabendo qualquer tipo de recurso ou justificativa.

 

7. Avaliação

7.1. O candidato será avaliado pelo seu desempenho na prova prática de instrumento por uma banca examinadora.

7.2. A banca examinadora será formada pelo corpo docente e artístico da Escola de Música de São Paulo.

7.3. O candidato será classificado em ordem crescente, através de uma avaliação que será definida por uma escala de nota de 0,0 a 10,0.

7.4. Serão chamados, conforme disponibilidade de vagas, os candidatos que obtiverem as maiores pontuações em suas notas na prova prática.

7.5. Se o número de candidatos for superior ao número de vagas ofertados, os mesmos ficarão em uma lista de espera para cada instrumento.

7.6. O candidato em lista de espera poderá ser chamado para ocupar a vaga até dezembro de 2020, período que termina a vigência da lista de espera.

7.7. O não comparecimento ou atraso implicará em eliminação automática do candidato, não cabendo qualquer tipo de recurso ou justificativa.

 

8. Resultados

A lista com os candidatos classificados para as vagas será publicada no site do Theatro Municipal de São Paulo (www.theatromunicipal.org.br), na seção Formação/Escola de Música/Processo Seletivo, na data de 11 de fevereiro de 2019.

 

9. Matrícula

9.1. Os candidatos chamados para as vagas disponíveis deverão realizar a matrícula através do site da Fundação Theatro Municipal de São Paulo (http://www.theatromunicipal.org.br/ ), na seção Formação/Escola de Música/Processo Seletivo, preenchendo corretamente o formulário eletrônico de matrícula.

9.2. O Período para a realização da matrícula será do dia 11 de fevereiro de 2020 até o dia 14 de fevereiro de 2020.

9.3. O candidato deverá trazer na primeira semana do semestre letivo, a partir do 2 de março de 2020 ao dia 7 de março de 2020, cópia do documento de identidade, RG/RNE e CPF; duas fotos 3x4 recentes e cópia de comprovante de residência.

9.4. Alunos menores de idade deverão trazer, além dos documentos citados no item 10.3 deste edital, cópia de documento de identidade, RG/RNE e CPF do(s) responsável(eis) legal(is); atestado de matrícula do ensino regular do candidato, e atestado médico simples de saúde, também do candidato.

9.5. A não realização da matrícula, ou a entrega da documentação exigida, incompletas ou fora do prazo, estipulado nos itens 10.2 e 10.3 deste edital, implicará em eliminação do candidato classificado para a vaga disponível.

9.6. A decisão da banca examinadora na avaliação é soberana e inquestionável.

 

10. Cronograma

Período de inscrição                       24 de setembro de 2019 ao dia 24 de novembro de 2019;

Candidatos deferidos                      2 de dezembro de 2019;

Período de provas                           3 de fevereiro de 2020 ao dia 8 de fevereiro de 2020, horários a definir.

Resultado do Processo Seletivo   11 de fevereiro de 2019.

Período de matrícula                       11 de fevereiro de 2020 até 14 de fevereiro de 2020.

Primeira semana de aula                A partir do 2 de março de 2020 ao dia 7 de março de 2020.

 

11. Informações adicionais do curso regular

11.1. Os alunos deverão cumprir as normas do Regimento Interno da Escola de Música de São Paulo.

11.2. O Regimento Interno se encontra disponível para consulta no site da Fundação Theatro Municipal de São Paulo (http://www.theatromunicipal.org.br/ ), na seção Formação/Escola de Música/Regimento Interno.

11.3. Os novos alunos quando ingressam na Escola de Música de São Paulo, devem frequentar obrigatoriamente a disciplina de instrumento e disciplina teórica musical.

11.4. Todos os alunos deverão fazer, de acordo com a indicação do professor de instrumento e durante o período de duração do seu curso de instrumento, quatro semestres de Grandes Conjuntos e seis semestres de Música de Câmara.

11.5. Teoria Musical para crianças; de 9 a 13 anos de idade; duração de seis semestres;

11.6. Teoria Musical para adultos; a partir de 14 anos de idade; duração de seis semestres;

11.7. Alunos ingressantes com até 13 (treze) anos de idade completos são obrigadas a participar também da disciplina Coral Infanto juvenil.

11.8. Harmonia, a partir da conclusão do quarto semestre de Teoria Musical para adultos; duração de quatro semestres.

11.9. Contraponto, a partir da conclusão do sexto semestre de Teoria Musical para Adultos.

11.10. História da música, a partir do primeiro semestre de harmonia, duração de seis semestres.

11.11. História da Música Brasileira, a qualquer momento do curso, duração de um semestre;

11.12. Apreciação Musical, a partir do sexto semestre de Teoria Musical para adultos, duração de dois semestres;

11.13. Os cursos da Escola de Música de São Paulo são semestrais, sendo obrigatória a rematrícula a cada seis meses em datas estipuladas pela coordenação.

 

Publicado no DOC de 20/09/2019 – pp. 94 a 96

0
0
0
s2sdefault