DOC DE 21/07/2016 – PP. 46 E 47
EDUCAÇÃO
GABINETE DA SECRETÁRIA
PLANO DE TRABALHO E/OU METAS – 2016
UNIDADE DE TRABALHO: DIRETORIA REGIONAL DEEDUCAÇÃO ITAQUERA
PLANO DE TRABALHO/ METAS 2016
CÓDIGO DE ENDEREÇAMENTO: 16.10.76.000.000.000
GESTOR DA UNIDADE DE TRABALHO: VALTER DE ALMEIDACOSTA – RF 608.856.2. V 2.
Nome da ação: Formação dos Educadores para implantação do Programa de Reorganização curricular.
Tipo da ação: (X)Processo
Responsável pela ação: Mônica Maria Chaves de Souza,RF: 580.873.1/4.
Objetivo a ser atingido: garantir os direitos de aprendizagema todas as crianças, jovens e adultos, matriculadosnas Unidades Educacionais, através da qualidade social daEducação.
Público alvo: Equipe da DRE, Equipe das Unidades Educacionaise Comunidade Escolar.
Justificativa para o desenvolvimento da ação: a qualidadesocial da Educação está relacionada com a formação dos profissionaisque atuam nas Unidades Educacionais. É através doestudo e pesquisa permanentes que os Educadores melhoramsua prática pedagógica e possibilitam aos educandos um ensinoe aprendizagem satisfatórios.
Cronograma contendo as etapas e/ ou o período de execução das mesmas:
1- Elaboração, desenvolvimento e acompanhamento doPlano de formação das Unidades Educacionais com vistas aosprincípios e diretrizes estabelecidas por SME, considerandoas demandas específicas dos territórios, as peculiaridades e oProjeto Político- Pedagógico de cada Unidade. Formação emserviço – durante o ano letivo.
2- Formação desenvolvida pela SME e pelas Diretorias Regionaisde Educação estruturada nos eixos Currículo, Avaliaçãoe Gestão Pedagógica – durante o ano letivo.
3- Realização de Seminários, Semana da Educação, JornadasEstudantis, Congressos e Cursos pela Diretoria Regional deEducação Itaquera em parceria com as Unidades Educacionais,Universidades, Secretarias de Governo, Sociedade Civil – duranteo ano letivo.
4- Formação dos Grupos de trabalho e pesquisa – duranteo ano letivo.
5- Produção de trabalhos de autoria dos Educadores ealunos através de publicações de revistas, jornais, livros, dissertações,na versão digital e gráfica – durante o ano letivo.
Meta 1.1 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): oferecer formaçãocontinuada a 100% dos Profissionais que atuam nas UnidadesEducacionais e MOVA da Diretoria Regional de EducaçãoItaquera.
Meta 1.2 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): as Unidade Educacionaispromovam formação continuada a todos os Educadores,através de planos de formação elaborados e aprovados pelo coletivoda Unidade com vistas ao alcance dos objetivos e metasestabelecidos nos Projetos Político - Pedagógicos.
Nome da ação: Implementação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana
Tipo da ação: (X)Processo
Responsável pela ação: Mônica Maria Chaves de Souza,RF: 580.873.1/4.
Objetivo a ser atingido: construção de uma cultura deAutoavaliação Institucional Participativa que contempla oenvolvimento de todos os atores que integram as práticaseducativas nas Unidades de Educação Infantil: bebês, crianças,suas famílias e responsáveis, docentes, gestoras e gestores, demaiseducadoras e educadores e a própria Secretaria Municipalde Educação, colaborando para o fortalecimento da gestãodemocrática e intensificando os diálogos entre as UnidadesEducacionais, famílias/responsáveis, comunidade e destas comas DREs e SME.
Público alvo: Equipe da DRE, Equipe das Unidades Educacionaisde Educação Infantil e Comunidade Escolar.
Justificativa para o desenvolvimento da ação: provocar abusca de transformações para garantir o direito à EducaçãoInfantil pública de Qualidade Social a todos os bebês e criançasque vivem suas infâncias nas Unidades de Educação Infantil daRede Municipal de Ensino de São Paulo.
Cronograma contendo as etapas e/ ou o período de execução das mesmas:
1- Seminário Regional "Qualidade Social e Avaliação naEducação Infantil" – durante o ano.
2- Autoavaliação institucional participativa com a utilizaçãodos “Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana”e discussão e elaboração do Plano de Ação decorrente daaplicação dos “Indicadores de Qualidade da Educação InfantilPaulistana” com a participação de toda a equipe da UE e representantesdas famílias – abril e maio/2016.
3- Desenvolvimento, acompanhamento e avaliação doPlano de Ação – de junho a dezembro de 2016.
Meta 2.1 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): que as Unidades deEducação Infantil elaborem e desenvolvam seus Planos de Açãoa partir da autoavaliação institucional participativa.
3- Nome da ação: Ampliação do atendimento na Educação Infantil
Tipo da ação: (X) Processo
Responsável pela ação: Alexandre Pereira da Silva, RF:720.973.8/2.
Objetivo a ser atingido: Ampliar o número de vagas naEducação Infantil.
Público alvo: Equipe da DRE, Equipe das Unidades Educacionaise Comunidade Escolar.
Justificativa para o desenvolvimento da ação: proteção edesenvolvimento das potencialidades das crianças e valorizaçãodas mesmas.
Cronograma contendo as etapas e/ ou o período de execuçãodas mesmas:
1- Ampliação de Entidades cadastradas e interessadas ematender crianças de zero a três anos – durante o ano.
2- Mapeamento das regiões com maior necessidade deatendimento a demanda de Educação Infantil com vistas anovos conveniamentos – durante o ano.
3- Aditamentos para acerto de fluxo, utilização de espaçose adequação a demanda da região – durante o ano.
4- Atendimento da demanda em classes mistas, conformePortaria de Matrícula – durante o ano.
5- Racionalização do uso do Transporte Escolar Gratuito-Vai e Volta para atendimento das crianças de 4 a 5 anos –durante o ano.
Meta 3.1 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): redução em no mínimo 50% no número de crianças cadastradas considerando onúmero de crianças cadastradas em 04/12/2015, ou seja, 9.133(nove mil cento e trinta e três crianças).
Meta 3.2 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): 100% das criançasde 4 e 5 anos matriculadas.
4. Nome da ação: Gestão Democrática.
Tipo da ação: Processo.
Responsáveis pela ação: Dionel da Costa Júnior, RF:724.151.8/2; Paulo Sérgio Rocato, R.F: 694.847.2/1.
Objetivo a ser atingido: fortalecimento da gestão democrática da educação e dos princípios que a fundamentam.
Público alvo: Equipe da DRE, Equipe das Unidades Educacionaise Comunidade Escolar.
Justificativa para o desenvolvimento da ação: a qualidadesocial da Educação pressupõe uma Escola que estabeleça seusobjetivos e metas coletivamente, com a participação efetivade todos os segmentos que compõe a Escola: professores,educandos, funcionários, famílias e comunidade do entorno. Aqualidade política vem da participação e a Escola deve ofereceressa possibilidade a todos que dela participam.
Cronograma contendo as etapas e/ ou o período de execução das mesmas:
1- Fortalecimento dos Conselhos de Escola/CEI/Gestor –durante o ano.
2- Implementação e fortalecimento da participação dosConselhos de Escola/CEI/Gestor no CRECE – durante o ano.
3- Reuniões distritais dos Conselhos de Escola/CEI/Gestor -primeiro semestre de 2016.
4- Promoção de seminário de Gestão Democrática – segundosemestre de 2016.
5- Promoção de reuniões do CRECE com outros colegiados– segundo semestre de 2016.
6- Viabilização da participação dos Conselheiros Escolaresno processo formativo – durante o ano.
7- Constituição e fortalecimento dos grêmios estudantis –durante o ano.
8- Promoção de encontros formativos para assessorar osgrêmios já existentes e incentivar a criação de novos grêmiosestudantis nas Unidades – durante o ano.
9- Implementação do Plano Municipal de Educação – duranteo ano.
10-Criação do Fórum Regional de Educação – durante o ano.
Meta 4.1 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): que as UnidadesEducacionais promovam amplo debate com sua comunidadesobre o Plano Municipal de Educação.
Meta 4.2 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): que as UnidadesEducacionais elaborem seus Projetos Políticos-Pedagógicospara atendimento às proposta do Plano Municipal de Educação- PME.
Meta 4.3 ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): no mínimo 40%das Unidades de Ensino Fundamental da Diretoria Regional deEducação Itaquera tenha grêmios eleitos.
Meta 4.4 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): que as UnidadesEducacionais tenham ampla participação na constituição doFórum Regional de Educação.
Nome da ação: Avaliação para a aprendizagem.
Tipo da ação: (X)Processo
Responsáveis pela ação: Eliene Gomes Vanderlei Mardegan,RF: 720.537.6/3 e Mônica Maria Chaves de Souza, RF:580.873.1/4
Objetivo a ser atingido: qualificação do processo avaliativocom vistas à melhoria das aprendizagens e taxa de aprovaçãodas Unidades de Ensino Fundamental.
Público alvo: Equipe da DRE, Equipe das Unidades Educacionaise Comunidade Escolar.
Justificativa para o desenvolvimento da ação: garantir aampliação do estudo, reflexão e ressignificação das práticasavaliativas com vistas à promoção de intervenções que asseguremas aprendizagens de todos os educandos.
Cronograma contendo as etapas e/ ou o período de execução das mesmas:
1- Promoção de reuniões setoriais para estudo, reflexão eacompanhamento conjunto DRE/U.E. do processo avaliativo ede aprendizagem – durante o ano.
2- Análise e acompanhamento dos processos de aprendizagemdos educandos com dificuldades nos processo de escolarização,com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento-TGDe altas habilidades/superdotação – durante o ano.
3- Formação de PRP’s – durante o ano.
4- Formação dos Profesores regentes de SAAI- durante o ano.
5- Formação dos Professores e Gestores que atuam naEducação Infantil de forma a garantir o acesso, permanênciae qualidade no atendimento dos educandos com deficiência,Transtornos Globais do Desenvolvimento-TGD e altas habilidades/superdotação– durante o ano.
6- Promoção de encontros formativos dos Estudantes dePedagogia no que tange a Educação Especial (Estagiários) comênfase no atendimento educacional especializado.
7- Promoção de encontros bimestrais formativos sobre a temática da avaliação educacional (interna e externa) – durante o ano.
8- Participação de todas as U.E.s na Prova Mais EducaçãoSão Paulo e nos encontros de formação para interpretaçãopedagógica dos dados – durante o ano.
9- Análise e acompanhamento dos processos de aprendizagematravés dos relatórios avaliativos do SGP – durante o ano.
Meta 5.1 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): que 100% das equipesGestoras das Unidades de Ensino Fundamental participemdas reuniões setoriais para estudo, reflexão e acompanhamentoconjunto DRE/U.E. do processo avaliativo e de aprendizagem.
Meta 5.2 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): que todas as Unidadesgarantam nos Projetos Políticos-Pedagógicos, os planosde atendimento individual, a 100% dos educandos com deficiência,Transtornos Globais do Desenvolvimento-TGD e altashabilidades/superdotação.
Meta 5.3 ou indicador a ser alcançado no final do cicloda avaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): que todas asUnidades garantam nos Projetos Políticos-Pedagógicos o desenvolvimentode formação sobre avaliação das aprendizagens.
Meta 5.4 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): que todas as EMEFscumpram o cronograma estabelecido para os registros no SGPpara 100% das classes.
Nome da ação: Ampliação das modalidades e Qualificação no atendimento da Educação de Jovens e Adultos
Tipo da ação: (X)Processo
Responsáveis pela ação: Eliene Gomes Vanderlei Mardegan,RF: 720.537.6/3 e Mônica Maria Chaves de Souza, RF:580.873.1/4.
Objetivo a ser atingido: promover a ampliação do acessodos jovens e adultos a Educação através da flexibilização curricular,acolhimento das necessidades dos educandos e ressignificaçãodos tempos e espaços das Unidades.
Público alvo: Equipe da DRE, Equipe das Unidades Educacionaise Comunidade Escolar.
Justificativa para o desenvolvimento da ação: a necessidadede oferecer oportunidades diferenciadas de acesso epermanência, considerando a pluralidade de jovens e adultosque frequentam a EJA, a diversidade social, geracional, étnico -racial, ritmos de aprendizagens e trajetórias de vida.
Cronograma contendo as etapas e/ ou o período de execução das mesmas:
1- Implantação do Programa PROJOVEM Urbano – duranteo ano.
2- Implantação da EJA Modular – durante o ano.
3- Formação em serviço para educadores e gestores doPROJOVEM Urbano – durante o ano.
4- Promoção de encontros formativos para educadores egestores da EJA quanto à diversidade, currículo e direitos deaprendizagens na EJA – durante o ano.
Meta 6.1 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): implantar 01 polodo Programa PROJOVEM Urbano.
Meta 6.2 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): implantar 01 poloda EJA Modular.
Meta 6.3 ou indicador a ser alcançado no final do ciclo daavaliação (Campo 7 do Instrumental – RT): garantir que 100%das Unidades com Educação de Jovens e Adultos tenham emseus Projetos Políticos-Pedagógicos planos de trabalho específicopara atendimento a EJA que contemplem a formação eo currículo.