Conselho Municipal de Educação

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO

CONSELHEIROS TITULARES

SUELI APARECIDA DE PAULA MONDINI -   PRESIDENTE

Licenciada em Matemática pela PUC Campinas – 1.974;

Bacharel em Matemática pela UNICAMP – 1.975;

Bacharel em Ciência da Computação pela UNICAMP (especialização em Matemática Aplicada) – 1.977;

Licenciada em Pedagogia pela Inst. Salesiano D. Bosco – 1.979;

Curso de Especialização em nível de pós- graduação em Matemática: Transformações Geométricas na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Bragança Paulista;

 Curso de Especialização em nível de pós- graduação em Matemática: Cálculo Avançado na UNESP Rio Claro;

Curso de pós- graduação - Psicanálise e Educação (lato sensu) no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Na Rede Estadual, exerceu os cargos/funções de Professor de Matemática, Assistente de Diretor e Diretor de Escola no período de 1.972 até 1.995.

Na Rede Municipal, a partir de 1.996, exerceu os cargos/funções de Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Supervisor Escolar, quando se aposentou em fevereiro de 2.003. A partir da aposentadoria, exerceu cargo de Assistente Técnico nas Diretorias Regionais de Educação Pirituba, Lapa e Ipiranga até 2.009. A partir de 2.009 até janeiro de 2.013 exerceu cargos de Assessor Técnico e de Chefe de Assessoria Técnica e de Planejamento na Secretaria Municipal de Educação.

Esteve como Suplente no Conselho Municipal de Educação no período de março/2.010 a março/2.012, quando assumiu mandato de 6 anos na condição de Conselheiro Titular.

Membro do CACS FUNDEB representado o Conselho Municipal de Educação a partir de março/2.012 com mandato de 2 anos, sendo reconduzida até abril/2.016.


CARMEN LÚCIA BUENO VALLE - VICE-PRESIDENTE

Doutora em Letras e Mestre em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Possui graduação em Tradutor e Intérprete pelo Centro Universitário Ibero-Americano (1985) e graduação em Letras - Português e Inglês pelo Centro Universitário Ibero-Americano (1985). Tem experiência na área de Educação, com ênfase no ensino de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: lusofonia, estudos culturais, sociolinguística, Linguística Textual, ensino da Língua Portuguesa, Educação, Educação Linguística.


CARMEN VITÓRIA AMADI ANNUNZIATO

Pedagoga formada pela Universidade de São Paulo (USP) – Habilitações: Orientação Educacional, Administração Escolar e Supervisão Escolar. Especialização Tecnologia da Educação (FMU-SP) e em Análise Ocupacional – Deficientes Auditivos (PUC-SP). Foi professora do Ensino Fundamental, Coordenadora Pedagógica, Orientadora Educacional, Diretora de Escola, Supervisora Escolar e Assessor Técnico de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação do Município de São Paulo onde se aposentou em 1992. Na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo foi professora das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental, Assessor Técnico de Gabinete – Equipe de Municipalização, Assessoria Parlamentar e Assessoria de Relações Institucionais. Foi Secretária Adjunta da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo – (2006-2007). Foi professora assistente de Orientação Vocacional/Princípios e Métodos de Orientação Educacional – Faculdades Integradas Campos Salles  ,  professora adjunta – Orientação Vocacional/Análise Ocupacional – Faculdade de Educação – Universidade Presbiteriana  Mackenzie  e  professora assistente – Fundamentos de Orientação Profissional para Deficientes – Centro de Estudos Superiores do Carmo.  Membro titular do Conselho Municipal de Educação de São Paulo – 2010-2016.


FATIMA APARECIDA ANTONIO

Bacharel em Jornalismo;

Licenciatura em História

Especialização em Didática do Ensino de História

Licenciatura em  Pedagogia, Supervisão e Administração Escolar,

Pós Graduação em Gestão Escolar

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

A - Prefeitura do Município de São Paulo:

Diretora da Coordenadoria Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação – desde Dezembro de 2015

Diretora da Divisão do Ensino Fundamental e Médio na Secretaria Municipal de Educação – Maio de 2013 à Novembro de 2015

Presidente do Comitê de implantação/implementação dos Programas - PDDE – PDE do Governo Federal / MEC

Coordenadora Municipal do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – MEC na Secretaria Municipal de Educação- Desde fevereiro de 2013

Diretora de Escola Titular – 2005 a 2012

Coordenadora Regional de Educação – Pirituba, Jaraguá - 2003/2004.

Assessoria de Gabinete da Coordenadoria de Educação Pirituba, Jaraguá, Lapa e Perus, 2001 a 2002.

Coordenadora Pedagógica Titular – 1997 a 2001

Professora Titular de Ensino Fundamental e Médio, disciplina História – 1987 a 1997.

B - Governo do Estado de São Paulo

Professora de Ensino Fundamental, disciplinas História e Geografia – 1982 a 1985.

C - SENAI – São Paulo e Rede Particular

Professora de História – 1985 a 1987

           


HILDA MARTINS FERREIRA PIAULIN0

Licenciada em Pedagogia e Letras, graduada em Direito, pós-graduada em Administração Escolar, MBA em Gestão Universitária.

Exerceu, até se aposentar como Supervisor de Ensino, no ano de 1996, na   Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo,  os seguintes cargos/ funções: Professor  das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental; Assistente de Diretor; Diretor de Escola; Supervisor de Ensino; Delegado de Ensino (de Diadema/SP) e Serviços Técnicos Educacionais junto ao Gabinete da Secretaria de Estado de Educação (SEE).

Exerceu os seguintes cargos/funções na Rede Municipal de Educação do Município de São Paulo: Professor I, Supervisor Escolar, Serviços Técnicos Educacionais junto à SUPEME/SME, Assessor Técnico de Gabinete e Chefe de Assessoria Técnica e de Planejamento da SME.

Atualmente exerce o cargo de Supervisor  Escolar do Município na  DRE Santo Amaro.

Foi Conselheiro Suplente do Conselho Municipal de Educação no período compreendido entre 2006 a 2010. Em 2010 assumiu a condição de Conselheiro Titular (Gestão  2010-2016).

Exerce a Presidência da Câmara de Educação Básica (2012/2014).

Membro do Conselho do FUNDEB - representando o Conselho Municipal de Educação do ano de 2009 a 2012.

Foi Vice- Presidente e Diretor de Política Salarial da APASE – Sindicato dos Supervisores de Ensino – Estado de São Paulo.


JOÃO GUALBERTO DE CARVALHO MENESES

 

TRAJETÓRIA ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO PROFESSOR DOUTOR JOÃO GUALBERTO DE CARVALHO MENESES

Educador que fez sua carreira no magistério público como professor no ensino primário (1949/1956); no ensino normal (1963/65); no ensino superior (a partir de 1962), passando por cargos de direção de escola (1956/59), inspetor (supervisor) escolar (1956/61), até a docência na Universidade de São Paulo, onde se aposentou na Faculdade de Educação (1963/81). De 1973 a 1978 foi Professor Titular e Chefe de Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Franca (incorporada à UNESP).

É Professor Normalista (1950), Bacharel e Licenciado em Pedagogia (1960/61). Pós-Graduado – Especialização – em Administração Escolar (USP) (1964/66); Doutor em Educação – (USP – 1972) e Livre Docente em Administração Escolar (UNESP-1977).

 Tem publicado: cerca de 20 livros e capítulos em livros; dezenas de artigos em revistas e jornais, em Anais de congressos e reuniões;  Pareceres técnico-educacionais; verbetes em enciclopédias etc.

Realiza palestras e conferências em encontros acadêmicos e profissionais. Participa de Congressos nacionais e internacionais. Orienta trabalhos acadêmicos de mestrado e doutorado. Constitui Bancas de Concursos.

Na administração do sistema de educação do estado de São Paulo foi Diretor de Educação (1961/62); Diretor do DRHU – Departamento de Recursos Humanos (1984); Membro do Conselho de Planejamento da Secretaria de Educação (1984). Foi Conselheiro Estadual de Educação, em quatro mandatos (1990/2004), tendo sido Presidente do Conselho em dois mandatos (1990/1991). Presidiu o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação (1990).

No Ensino Superior Privado exerceu atividades docentes e administrativas em Universidades e Faculdades. Desenvolveu de 1997 a 2013 funções acadêmicas na UNICID – Universidade Cidade de São Paulo e de Professor Titular do Programa de Metrado em Educação.

Na CETESB – Companhia Estadual de Tecnologia de Saneamento Ambiental foi Diretor-Presidente da (1991/1993), Membro do Conselho de Administração e Coordenador (1987-1995).

Na Prefeitura do Município de São Paulo exerceu o cargo de Secretário Municipal de Educação (1998/2000). Conselheiro do Conselho Municipal de Educação, nos mandatos (1994/2000, 2000/2006, 2006/2018) e Presidente do Colegiado em seis mandatos: (1994-1996 / 1996-1998/ 2006-2008/ 2008-2010/ 2012-2014/ 2014-2016).

Presidiu a UNCME – União Nacional de Conselhos Municipais de Educação (1996/98). É fundador e foi Presidente da UPCME – União Paulista de Conselhos Municipais de Educação (1997), atualmente, seção estadual de São Paulo na UNCME.

No Centro do Professorado Paulista é sócio desde 1952; membro do Conselho Superior, desde 1961; membro do Conselho da Medalha “Sud Mennucci”; exerceu diversas atividades do CPP e foi membro da Diretoria.

Coordenou os primeiros Fóruns de Debates de Educação. Representou o CPP em congressos nacionais e internacionais.

É membro associado de entidades acadêmicas, científicas e educacionais, entre as quais a ABRADE – Associação Brasileira de Direito Educacional (membro do Conselho Científico); ANPAE – Associação Nacional de Política e Administração da Educação; WAER – World Association of Educational Research; ANPEd – Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação. CEDES – Centro de Estudos Educação e Sociedade. INTEREDUC – International Educational Association. É Acadêmico Titular da Cadeira Nº 5 da Academia Paulista de Educação – Presidente Emérito e Diretor Presidente (2003-06 e 2006-2009).

Recebeu Condecorações, Medalhas e Títulos. Entre outros: Medalha de Defesa Civil do Estado de São Paulo; Diploma de Professor Emérito da Cidade de São Paulo; Medalha e Diploma “Paul Harris” do Rotary Club International.

Diploma “Melvin Jones” do Lions Club International.


MARIA AUXILIADORA ALBERGARIA PEREIRA RAVELLI 

Possui curso superior – Pedagogia – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (UNESP – Marília-SP - curso superior – Bacharel em Direito, na Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) São Paulo – Curso de Pós Graduação em Psicologia Educacional “Stricto Sensus” – Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

Concursos realizados – Concurso Público de Diretoresdo Ensino Secundário e Normal do Estado de São Paulo – Certificado de aprovação – 1967; Concurso Público de Supervisores de Ensino do Estado de São Paulo – Certificado de aprovação – 1981.

Atividades Profissionais exercidas :

1)Diretora Efetiva das Escolas : Estadual Normal – Ginez Carmona Martinez – Rinópolis – SP – 1967,

2) Colégio Vocacional Osvaldo Aranha  - São Paulo-SP- 1970 – 1971;

3) Orientadora Educacional no Anglicano de Santo Amaro – 1972;

4) Supervisora de Ensino da Rede Pública Estadual - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – 1981 – 1983;

5) Delegada de Ensino da 17ª Delegacia da Capital - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – 1984 – 1985;

6) Diretora da Divisão de Ensino Técnico do Estado de São Paulo – 1985 – 1986, Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – 1986;

7) Coordenadora da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo  Secretaria de Educação do Estado de São Paulo – 1986 – 1987;

8) Professora de Didática, Orientação Educacional e Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1º e 2º Graus no Instituto   Metodista de Ensino Superior – 1976 – 1986;

9) Membro do Conselho Estadual de Educação , Coordenadora da CENP – 1990;

10) Representante do MEC no Estado de São Paulo  - 1981 – 2000;

11) Membro do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de  Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEB – 1999 – 2000;

12) Membro da Coordenação Nacional do Programa  “Parâmetros Curriculares em Ação”;

13) Chefe de Gabinete da Secretaria de Educação Fundamental do MEC – 2001 – 2002;

14) Gerente do Projeto de Melhoria da Qualidade da Educação Básica  - SEF/MEC/PNUD – 2001 – 2002;

15) Diretora do Instituto Superior de Educação e da Faculdade de Filosofia Oswaldo Cruz;

16) Diretora Presidente da Fundação Paulistana de Educação e Tecnologia;

17) Membro do Conselho Municipal de Educação.


MARIA CECÍLIA CARLINI MACEDO VAZ

Graduada em História e Pedagogia com experiência em ensino público e privado atuando em Ensino Fundamental e Médio. Desenvolvimento e participação na gestão e implementação de projetos na Secretaria Municipal de Educação da cidade de  São Paulo e Instituições privadas de Ensino com enfoque na formação e supervisão de Professores, Coordenadores Pedagógicos e Agentes de Saúde.

Participação em grupo de supervisão de Projetos de Orientação Sexual do GTPOS (Grupo de Trabalho e Pesquisa em Orientação sexual) por nove anos.

Coordenadora da Equipe Pedagógica da Diretoria de Educação do Campo Limpo.

Atual responsável pela Coordenadoria de Educação Integral e CEUS da Cidade de São Paulo.

Atividades Centrais

Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo

Diretora de Unidade Escolar.

Membro do Grupo de Pesquisas em Educação – Espaço Atual – desde fevereiro de 2007

Membro do Grupo de discussão sobre A Filosofia de Benedictus de Spinoza  - desde setembro de 2008

Membro da Comissão  da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da OAB SP Subseção Santo Amaro.

Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria

Coordenadora Pedagogia e Educacional do Ensino Médio

Colégio Santa Maria

Coordenadora do Ensino Médio da EJA

Atuações/Projetos

Orientação Sexual na Escola

Secretaria Municipal da Educação 2003/2004

Envolveu 1529 unidades educacionais desde a educação Infantil até Educação de Jovens e adultos

Atuação: Coordenação Geral

Projeto Vamos Combinar

2003/2004

Parceria das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde da cidade de São Paulo

Foco: Uso indevido de drogas e violência

Atuação: Coordenação dos formadores

Projeto Vida

2002/2004

Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Especial da Juventude

Foco: Violência e gravidez na adolescência

Atuação: Formação de formadores

Projeto Incluindo Trasgêneros- Resgatando Histórias

Trabalho de inclusão de travestis e transexuais em escolas noturnas da rede Municipal de Ensino.

2003/2004

Atuação: colegiado de coordenação

Projeto Orientação Sexual

Instituto de Educação Beatíssima Virgem Maria

1998/2008

Atuação: Coordenadora desde 2003

Participações

III Conferência Municipal de Educação

2005

Apresentação de vídeo: Gravidez, adolescência e drogas no Paraisópolis

III Congresso de Educação e Diversidade

Cuba 2004   -  Congressista

Fórum Mundial de Educação 

Porto Alegre julho de 2004

Apresentação de Pôster e materiais do Projeto de Orientação Sexual da SMESeminário UNIAD

 O adolescente e as Drogas no Século XXI

2004 - Participante

Congresso da ABEAD

Florianópolis  Setembro de 2004  - Participante

I Conferência Municipal de Educação

Diálogos sobre a sexualidade: da curiosidade à aprendizagem

2003     - Palestrante

I Encontro sobre Gravidez na Adolescência

Da  Coordenadoria espacial da Juventude

Setembro de 2003     -  Palestrante

I Conferência da Juventude

Lançamento do MAPA DA JUVENTUDE

Material elaborado pela Coordenadoria Especial da Juventude em parceria com a Secretaria Municipal de Educação  - outubro de 2003

Perfil e comportamento do jovem de São Paulo  -  Palestrante

Congresso Nacional de Educação para o pensar e Educação Sexual

Florianópolis – 2001

Apresentação de vídeo

XXVII Congresso Interamericano de Psicologia

1999  Caracas/ Venezuela - Congressista

XIV Congresso de Educação e Cultura

  1998  Lima /Peru    -    Congressista

Publicações

Orientação Sexual: Educadores Relatam Experiências

Secretaria Municipal de Educação - 2005

Orientação Sexual Infantil

Secretaria Municipal da Educação - 2004

Orientação Sexual na Escola um Projeto Apaixonante

Editora Cortez - 2003


MARIA DO PILAR LACERDA ALMEIDA E SILVA

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais - Especialização em Gestão de Sistemas Educacionais/PUC-MG.

Professora de História de escolas privadas e públicas da educação básica, de 1976 a 2001.

Diretora do Centro de formação de Professores da Prefeitura da Cidade de Belo Horizonte, de 1993 a 1996.

Secretária Municipal de Educação da cidade de Belo Horizonte – 2002 a 2007.

Presidente Nacional da União Nacional dos Dirigentes municipais de educação  (undime), de 2005 a 2007.

Secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação – 2007 a 2012.

Diretora da Fundação SM/Brasil – Atualmente.


MARINA GRAZIELA FELDMANN

 Pedagoga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 Mestre e Doutora em Educação: Currículo pela Pucsp.

 Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Pucsp

Professora do curso de Pedagogia e Licenciaturas da Pucsp

 Docente e Pesquisadora da Linha de Pesquisa: Formação de Educadores do Programa de Pós Graduação em Educação: Currículo da Pucsp

 Diretora da Faculdade de Educação da Pucsp (2000-2008).

Pró-Reitora de Graduação da Pucsp (2008-2012).

Vice- Coordenadora do Programa de Pós –Graduação em Educação: Currículo (2013-2015).

Coordenadora Institucional do Parfor Capes- Mec- Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

Representante Institucional das instituições comunitárias junto ao Fórum Estadual Paulista Permanente de Apoio à Formação Docente.

Líder do Grupo de Pesquisa (CNpq):  Formação de Professores e Cotidiano Escolar.

Membro do Corpo Editorial das Revistas: Ensaio Avaliação e Políticas Públicas em Educação (Cesgranrio); Olhar de Professor (UEPG); Revista E-Curriculum (Pucsp);Revista Digital Veras (IES Vera Cruz).

Avaliadora institucional e de cursos INEP/MEC.

Autora de vários artigos, livros na área de educação, principalmente nos temas Formação de Professores, Currículo, Escola Brasileira, e Gestão, com destaque para a obra: Formação de Professores e Escola na Contemporaneidade, contemplado em 2010 como referência pelo Programa Nacional de Biblioteca Escolar (PNBE)


MARTA DE BETÂNIA JULIANO

 (e-mail) Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Advogada. Foi Procuradora Jurídica de diversos municípios do interior do Estado de São Paulo. Trabalhou em diferentes áreas governamentais, tendo priorizado como campo de atuação, as áreas da Cultura e da Educação.

Implementou vários projetos, especialmente aqueles voltados para inserção da arte no processo educacional.

o Coordenadora de Planejamento Central da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo.

o Assessora Especial da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo – gestão Fernando Morais e Cesar Callegari.

o Chefe de Gabinete do Deputado Estadual Cesar Callegari - São Paulo.

o Secretária de Cultura de Diadema/SP, onde recebeu um prêmio pelo êxito da política cultural implementada.

o Diretora de Cultura de Santo André.

o Secretária Adjunta de Educação de Taboão da Serra, gestão do Secretário Cesar Callegari.

o Secretária de Educação de Taboão da Serra.

o Superintendente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo –

CONISUD.

o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Taboão da Serra.

o Secretária de Governo de Taboão da Serra.

o Atualmente:

Coordenadora da Rede CEU e Projetos Especiais da Secretaria de Educação do Município de São Paulo.

Membro do Conselho de Educação do Município de São Paulo.


ANTONIO RODRIGUES DA SILVA

Biólogo, Pedagogo e Bioquímico com mais de 20 anos de experiência no magistério, assessoria e planejamento em educação pública e privada.

Graduação: Biologia e Pedagogia na FFCL Prof.Carlos Pasquale e Farmácia e  Bioquímica na USP

Experiência Profissional

Empresa:

Prefeitura do Município de São Paulo – Secretaria Municipal de Educação

Cargo:

Diretor Regional de Educação de Pirituba

Período:

De fevereiro de 2013 até julho de 2013

Principais Atividades:

  • Administração e Organização de todas as unidades educacionais

Empresa:

Prefeitura do Município de São Paulo – Secretaria Municipal de Educação

Cargo:

Chefe da Assessoria Técnica e de Planejamento

Período:

De agosto de 2013 até a presente data

Principais Atividades:

  • Coordenação, organização dos setores: Plano de Obras, Convênios, Transporte Escolar, Demanda, PTRF, Assistência Técnica

Empresa:

Prefeitura do Município de São Paulo – Secretaria Municipal de Educação

Cargo:

Diretor de Escola

Período:

De 1997 até o presente

Principais Atividades:

  • Direção e Coordenação de escolas de educação infantil, ensino fundamental e educação de adultos.

Empresa:

Colégio Alvorecer

Cargo:

Professor de Ciências

Período:

De 2000 até 2011

Principais Atividades:

  • Aulas teóricas e práticas.

Empresa:

Prefeitura do Município de São Paulo – Secretaria Municipal de Educação

Cargo:

Assessor do Secretário Municipal de Educação  e Coordenador de Equipe de Transição das CRECHES para SME

Período:

De 2001 a 2002

Principais Atividades:

  • Coordenação da transferência das creches municipais da Secretaria da Assistência Social para a Secretaria Municipal de Educação
  • Representação do Secretário em eventos nacionais e internacionais

Empresa:

Prefeitura do Município de São Paulo – Secretaria Municipal de Educação

Cargo:

Professor de Ciências

Período:

De 1986 a 1997

Principais Atividades:

  • Aulas teóricas e práticas.

Empresa:

Prefeitura do Município de São Paulo – Coordenadoria de Educação de Pirituba

Cargo:

Assessor e membro da Equipe Multidisciplinar

Período:

De 1989 até 1992

Principais Atividades:

  • Coordenação, desenvolvimento e aplicação do projeto de reorientação curricular da rede municipal.

Empresa:

Escola Vocacional Luiz Antonio Machado

Cargo:

Professor de Ciências

Período:

De 1985

Principais Atividades:

  • Aulas teóricas e práticas.

Empresa:

Colégio Wellington

Cargo:

Professor de Ciências

Período:

De 1981 a 1983

Principais Atividades:

  • Aulas teóricas e práticas
  • Projetos de Ciências
  • Projetos Interdisciplinares

BAHIJ AMIN AUR

 

Formado em Direito, na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – 1954 / 1958, Filosofia Ciências e Letras na Universidade de São Paulo (Filosofia, Bacharelado e Licenciatura) – 1955 / 1959, Serviço Social na Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro.

Cursos de Especialização/Aperfeiçoamento: Sociologia do Trabalho e do Lazer, na École Pratique des Hautes Études – Universidade de Paris- Paris- França, Institut des Hautes Études de l’Amérique-Latine - Paris – França - Polos de Desenvolvimento Professor Jacques Boudeville) - 1964/65,  A Formação das Classes Trabalhadoras na América Latina (Professor Alain Touraine) - 1964/65, Introdução à Sociologia da América Latina (Professora Maria Isaura Pereira de Queiroz) - 1964/65, Problemas Rurais da América Latina (Professora Maria Isaura Pereira de Queiroz) - 1964/65.

Consultor em Educação Básica, Profissional e Superior de várias instituições privadas e para organizações, como: UNESCO e PNUD para o Projeto de Reforma da Educação Profissional/MEC; UNESCO para o Conselho Nacional de Educação, para órgãos gestores da Educação Profissional de vários Estados, para o Projeto de Educação Profissional para o Restauro e a Conservação do Patrimônio Arquitetônico (Programa Monumenta/Ministério da Cultura/BID); e de diversas instituições públicas, como Secretarias Estaduais da Educação e de Ciência e Tecnologia, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e outros órgãos governamentais. Para o Conselho Nacional de Educação/CNE, colaborou com a relatora das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, e assessorou, como consultor da UNESCO, na apreciação do Projeto Ensino Médio Inovador, do MEC e nos trabalhos que definiram as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Para a UNESCO, realização de “Estudo sobre Políticas de Integração do Ensino Médio com a Educação Profissional”, e “Ensino Médio: Proposições para Inclusão e Diversidade” e, para o Conselho Nacional de Educação, “Estado da Educação Básica no Brasil.

Participa atualmente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo (CME/SP) e do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI).

Anteriormente, participou de colegiados, como: Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE/SP); do Conselho Regional do SENAC/SP; do Conselho Estadual de Emprego e Mão-de-Obra de São Paulo; do Conselho Federal de Mão-de-Obra do Ministério do Trabalho (Presidente); do Conselho Deliberativo do Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza” (membro e Presidente); do Conselho Estadual de Entorpecentes (Vice-Presidente); do Conselho Técnico-Administrativo do Centro Nacional de Aperfeiçoamento de Pessoal para a Formação Profissional (Cenafor); do Conselho Nacional do Centro Brasileiro de Cooperação e Intercâmbio de Serviços Sociais (CBCISS); da Comissão Municipal do Mobral de São Paulo (Presidente); da Diretoria do Conselho Regional de Assistentes Sociais (Vice-Presidente); do Conselho Administrativo da Diretoria Estadual de São Paulo da Legião Brasileira de Assistência (LBA/SP); do Conselho Estadual de Promoção Social do Menor (Pro-Menor, depois FEBEM); do Conselho Municipal de Bem-Estar Social de São Paulo (Comubes) e outros.

Foi Diretor Regional no Estado de São Paulo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC/SP); Secretário de Mão-de-Obra e Assessor para Assuntos Internacionais do Ministério do Trabalho (MTb); Assessor da Secretaria de Relações do Trabalho do Estado de São Paulo (SRT); Assessor Técnico da UNESP/Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários; Diretor da Divisão Estadual de Ensino Tecnológico (DEET/SP); Assessor do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo; diversos cargos, até Diretor da Divisão de Orientação Social do Serviço Social do Comércio (SESC/SP).

Participou de conferências, congressos e eventos similares, nacionais e internacionais, dentre estes, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), inclusive representando o Governo Brasileiro no seu Conselho de Administração; do Centro Interamericano de Investigação e Documentação sobre Formação Profissional (Cinterfor/OIT); do Centro para os Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU); da Associação Internacional de Escolas de Hotelaria; etc.


CRISTINA MARGARETH DE SOUZA CORDEIRO

Professora formada em Pedagogia com especialização em Supervisão Escolar,  Pós-graduação em Educação Infantil e MBA em Gestão e Direito Educacional.

Além da atuação na área escolar, foi Coordenadora do Programa Escola da Família do Governo do Estado de São Paulo e Consultora da UNESCO para Projetos de Cooperação Internacional.

Atualmente é Secretária Adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social de São Paulo.


LEILA BARBOSA OLIVA

Iniciou a carreira como professora dos anos iniciais em 1977 em escola particular; em 1984 passou a lecionar na Rede Municipal de São Paulo, onde se tornou diretora de escola ,em 1995.

 Foi diretora da Diretoria de Orientação Técnico-Pedagógica da Diretoria Regional de Educação  Jaçanã-Tremembé nos anos de 2006 e 2007.

 De 2007 a janeiro de 2013, exerceu o cargo de Diretora Regional de Educação na DRE Jaçanã Tremembé.


LEILA PORTELLA FERREIRA

Mestrado em história e filosofia da educação pela Pontifícia Universidade Católica, bacharel e licenciada pela Universidade Católica em Matemática e Física, formada em Pedagogia com especialização em gestão educacional, pesquisadora da Fundação Carlos Chagas, coordenadora do programa de municipalizacão no Estado de São Paulo (1995 – 1998), membro do Conselho Estadual de Educação do Estado de São Paulo (1996 - 1998), coordenadora do programa de reforma do ensino médio no MEC – Ministério da Educação (1999 - 2002), chefe da primeira missão da educação no Timor leste em 2003, Diretora Regional de Educação na cidade de São Paulo (2006 - 2012).  


 

LOURDES DE FATIMA PASCHOALETTO POSSANI

Graduada em Biologia e Pedagogia. Mestra e Doutora em Educação: Currículo pela PUC-SP.

Supervisora Escolar na Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde 2005, atuou nos cargos de professor de Ensino Fundamental II, Assistente de Diretor de Escola, Diretor de Escola (Substituto) e Coordenador Pedagógico (efetivo). Atualmente exerce o cargo de Diretora Regional de Educação na Diretoria Regional de Educação São Mateus.

Trabalhou na Secretaria Municipal de Educação (EJA) de 2002 a 2004, atuando na reorientação curricular da EJA e na criação dos CIEJAs.

Docente convidada na área de currículo no curso de pós-graduação no Centro Universitário São Camilo – CUSC (São Paulo-SP). Atuou como professora convidada também no curso de pós-graduação da UNICID. Participa de bancas de qualificação e defesa de mestrado e doutorado na UNICID, PUC-SP e USP.

Autora do livro Educação de Jovens e Adultos. Um olhar sobre a exclusão. São Paulo: Articulação Universidade-Escola (2007).

Trabalha como voluntária no curso de Educação popular - Curso de Verão, organizado pelo CESEEP, em parceria com a PUC-SP, atuando na área de metodologia e coordenação.

Autora de diversos artigos publicados em livros e revistas especializadas em currículo, Educação de Jovens e Adultos e Educação Popular.

Organizadora dos livros, em parceria:

- Formação ecumênica e popular feita em mutirão. Curso de Verão 25 anos. São Paulo: Paulus, 2011. Com Wagner Lopes Sanchez.

- Ação supervisora: tendências e práticas. Curitiba: CRV, 2012. Com Julio Gomes Almeida e José Luis Salmaso.

- Qualidade em educação. Curitiba: CRV, 2011. Com, Camila Lima Coimbra; Rita de Cassia M. T. Stano e Mere Abramowcz.

- Reforma Universitária: sinais dos SINAIS. Série Currículo: questões atuais. Volume 3, Curitiba: Editora CRV, 2010. Com Yara Pires Gonçalves e Mere Abramowickz.

Endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


MARIA ADÉLIA GONÇALVES RUOTOLO

Coordenadora Geral do CIEJA Cambuci desde 2013 e atuando na educação pública municipal e estadual há 38 anos, é aposentada da rede estadual como diretora efetiva desde 2008,é formada em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica, com Complementação Pedagógica e Pós-graduação em  Psicopedagogia Clínica e  Institucional. Defensora da escola pública de qualidade acolheu, em 2015, de braços abertos ,o Programa Transcidadania da Prefeitura Municipal de São Paulo . Neste ano, 2016, nossa escola conta com 115 travestis, transexuais e homens trans do Programa( turmas 2015 e 2016)


YARA MARIA MATTIOLI

É pedagoga, formada pelo Instituto Unificado Paulista de São Paulo (1986), com Especialização no Desenvolvimento da Linguagem oral e escrita e no ensino da língua no 1º grau pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e na Abordagem psicológica do cotidiano escolar pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2001). Foi professora de Ensino Fundamental e Educação Infantil (1983-1989). Prestou Serviços Técnicos junto ao Núcleo de Ação Educativa 5 – atual DRE Campo Limpo - (1991) e foi Diretora de Orientação Técnica da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2005-2012), quando coordenou a produção e publicação de vários livros e coleções, entre eles: Tempos e espaços para a infância e suas linguagens nos CEIs, Creches e EMEIs da cidade de São Paulo (2006); São Paulo é uma escola: manual de brincadeiras (2006); A rede em rede: a formação continuada na Educação Infantil (2007); Nhandereko nhemombe' ú tenonderá: histórias para contar e sonhar (2007); Orientações curriculares: expectativas de aprendizagens e orientações didáticas para a Educação Infantil (2007); Almanaque 75 anos da Educação Infantil (2010);Cadernos da RedeColeção Professores(2010-12);Cadernos da Rede - Coleção Gestores(2011); Orientações curriculares: Educação Infantil Escolar Indígena (2012). Atualmente é Coordenadora Pedagógica Titular da Prefeitura de São Paulo e membro suplente do Conselho Municipal de Educação de São Paulo - 2010-2016. Tem experiência na área de Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: creche, pré-escola, formação de professores e gestores e currículo para educação infantil.

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