COMUNICADO Nº 825, DE 28/08/2018 - CURSO "TAREFAS INVESTIGATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DOS PENSAMENTOS ALGÉBRICO E PROBABILÍSTICO"

Saiu no Doc

COMUNICADO Nº 825, DE 28 DE AGOSTO DE 2018.

 

O SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES LEGAIS, CONFORME O QUE LHE REPRESENTOU A DIRETORA DA DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (DIEFEM), COMUNICA A REALIZAÇÃO DO CURSO “TAREFAS INVESTIGATIVAS E O DESENVOLVIMENTO DOS PENSAMENTOS ALGÉBRICO E PROBABILÍSTICO”, CONFORME ESPECIFICAÇÕES A SEGUIR:

 

I - OBJETIVOS:

1 - PROPICIAR A IMPLEMENTAÇÃO DO CURRÍCULO DA CIDADE, DA ÁREA DE MATEMÁTICA, NO QUE TANGE À PROPOSIÇÃO DO TRABALHO A SER REALIZADO SOBRE AS TAREFAS INVESTIGATIVAS COMO RECURSO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, BEM COMO SOBRE OS RACIOCÍNIOS ALGÉBRICO E PROBABILÍSTICO;

2 - SUBSIDIAR PROFESSORES E COORDENADORES PEDAGÓGICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA E DA PROBABILIDADE ALÉM DE FAZEREM USO DAS TAREFAS INVESTIGATIVAS COMO RECURSO DE ENSINO;

3 - OFERECER MOMENTOS DE ESTUDO E ANÁLISE DE PROPOSTAS E MATERIAIS, ESPECIFICAMENTE OS DESENVOLVIDOS PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO;

4 - DESENVOLVER PROPOSTAS DE TRABALHO SOBRE O PENSAMENTO ALGÉBRICO E PROBABILÍSTICO PARA UTILIZAÇÃO DAS TAREFAS INVESTIGATIVAS COMO RECURSO PEDAGÓGICO POTENCIALIZADOR DA APRENDIZAGEM.

II - CONTEÚDO:

TAREFAS INVESTIGATIVAS COMO RECURSO DE ENSINO DA MATEMÁTICA; O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA ÁLGEBRA E DA PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONSIDERAÇÕES GERAIS, ANÁLISE DE MATERIAIS E DE PRÁTICAS, ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS QUE ABORDEM ESSES TEMAS, ESTUDO DE RESULTADOS E IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM; OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM DE PROBABILIDADE E DE ÁLGEBRA, CONSTANTES NO CURRÍCULO DA CIDADE, DA ÁREA DE MATEMÁTICA, RECURSOS PEDAGÓGICOS E ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM.

III - METODOLOGIA:

LEITURA E ESTUDO DE TEXTOS TEÓRICOS, DE PESQUISAS; ACADÊMICAS, DO CURRÍCULO E DAS ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS; ESTUDO, PROBLEMATIZAÇÃO E ANÁLISE DE PRÁTICAS E DE PROPOSTAS, NOTADAMENTE AS DOS CADERNOS DA CIDADE: SABERES E APRENDIZAGENS, DE MATEMÁTICA; EXPOSIÇÃO ORAL E DIALOGADA; REALIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DE TAREFAS E PROPOSTAS DE ENSINO.

IV - PÚBLICO ALVO:

COORD. PEDAGÓGICO, DIRETOR DE ESCOLA, PROF. ED. INFANTIL E ENS. FUND. I, PROF. ENS. FUND. II E MÉDIO, ASSISTENTE TÉCNICO DE EDUCAÇÃO I, ATUANDO NAS DIPEDS COMO FORMADORES DE MATEMÁTICA, E ATE I, DA SME/COPED.

V - CARGA HORÁRIA TOTAL: 20 HORAS, SENDO 18 HORAS PRESENCIAIS E 02 HORAS DE ATIVIDADES NÃO PRESENCIAIS.

VI - CRONOGRAMA:

29/08; 19/09 E 17/10/2018 DAS 09H ÀS 16H.

LOCAL: INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA - RUA PEDRO DE TOLEDO, 1071 - VILA CLEMENTINO.

VII - TOTAL DE VAGAS: 20 VAGAS

QUANTIDADE DE TURMAS: 01 TURMA

VIII - REGENTES:

CINTIA ANSELMO DOS SANTOS, RF 7937431, HUMBERTO LUIS DE JESUS, RF 6123147, LENIR MORGADO DA SILVA, RF 8087245

IX - CERTIFICAÇÃO:

CONCEITO P OU S PELA PARTICIPAÇÃO E ENVOLVIMENTO; 100% DE FREQUÊNCIA E ENTREGA DA ATIVIDADE OBRIGATÓRIA.

X - INSCRIÇÕES:

A PARTIR DA DATA DE PUBLICAÇÃO NO DOC ATÉ 28/08/2018, PELO LINK:

https://goo.gl/forms/qecmaTKzZ35msJax1

AS INSCRIÇÕES SERÃO VALIDADAS PELA ORDEM DE CADASTRO NO LINK CONSIDERANDO AS ESPECIFICAÇÕES DO PÚBLICO ALVO.

XI - ÁREA PROMOTORA:

DIVISÃO DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO (DIEFEM)

CURSO HOMOLOGADO SOB O NÚMERO 18412

 

Publicado no DOC de 29/08/2018 – p. 39