O SINESP convida os Gestores Educacionais a contribuírem com um acompanhamento coletivo do desenvolvimento do “Currículo da Cidade de São Paulo para o Ensino Fundamental” nas escolas da RME.

Por que um Observatório do currículo?

O Gestor Educacional está em posição privilegiada para coordenar a construção de uma visão global da ação do poder público na aplicação do Currículo da Cidade nas Unidades Educacionais.

Pode apontar os benefícios e dificuldades que surgirem no dia a dia, o aporte da SME, os efeitos das mudanças no sistema educacional, no aproveitamento dos alunos e demais aspectos necessários e relevantes.

Essa troca também leva a uma formação compartilhada entre as equipes envolvidas no processo.

Por que é importante esse acompanhamento?

Ele dará informações para os Gestores saberem como está a aplicação do novo currículo na RME. Ajudará a terem uma visão macro, a compartilharem informações e a terem mais segurança para avaliar o apoio que a SME deve dar ao implementar a proposta do novo currículo

Com isso terá informações para uma análise comparada do que ocorre nas Unidades Educacionais.

Os Gestores também terão oportunidade de mostrar o protagonismo da Equipe e da escola na implantação do seu Projeto Político Pedagógico e como ele cruza com o Currículo da Cidade.

Os relatos darão ao Sindicato informações atualizadas sobre a efetivação dos investimentos e suportes do poder público, a adequação em clareza, conteúdo, qualidade, etc, e sobre as dificuldades encontradas pelas equipes Gestoras. Essas informações serão vitais para debates e negociações com a SME ao longo do ano.

Como colaborar nessa observação?

Para dar sua contribuição, vá ao final dessa página e escreva seus apontamentos em “adicionar comentário”. Identifique a Unidade Educacional e a DRE.

Mas se por algum motivo você preferir não se identificar, é só nos avisar. Só não deixe de contribuir.

Tente fazer um relato sucinto e objetivo. Textos muito longos dificilmente serão lidos e considerados.

SE PREFERIR GRAVAR UM DEPOIMENTO EM VÍDEO, encaminhe para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo celular do SINESP (WhatsApp) 97605-9210.

Se quiser enviar fotos que ilustrem o trabalho, utilize os mesmos e-mail e WhatsApp.

Veja AQUI vídeo com Gestores de EMEFs filiados do SINESP falando sobre o novo currículo.

Veja AQUI vídeo sobre a importância do Observatório do Currículo e contribuições dos Gestores.

__________________________________________________________________________________

Espaço de formação e de reflexão

Para capacitar e auxiliar os Gestores Educacionais, o SINESP promoveu o curso EAD “O currículo da cidade de São Paulo”, como Formação Cidadã. O objetivo foi contribuir com a formação profissional e dialogar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que subsidia o currículo que está sendo implantado na RME.

A seguir disponibilizamos o texto guia e materiais complementares utilizados no curso. Serão de grande valia para todos nesse processo de aplicação do novo currículo.

-Texto guia da Formação Cidadã do SINESP 2018.

-Relatório Educação para todos.

-Nota da ANPED sobre a entrega da 3ª versão da BNCC.

-Apresentação da Conselheira Municipal de Educação Fátima Antônio feita aos Conselheiros do SINESP sobre a BNCC e o Currículo da Cidade.

-Apresentação da Coordenadora Pedagógica Angelica Merli - Analisa a BNCC, faz considerações sobre competências e sobre o CURRÍCULO da EDUCAÇÃO INFANTIL  e do ENSINO FUNDAMENTAL da SME.

Nota da ABdC sobre processo de implementação da BNCC do Ensino Fundamental.

-Texto sobre o PISAPrograma Internacional de Avaliação de Estudantes

 

Veja AQUI a página do site da SME sobre o tema, com os documentos da base curricular da cidade de São Paulo.

Veja AQUI a página do MEC sobre a BNCC.

 

 

0
0
0
s2sdefault