São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul. É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul.  São Paulo é a cidade brasileira mais influente no cenário global, sendo brasaoSPBrasão da Cidade de São Pauloconsiderada a 14ª cidade mais globalizada do planeta, recebendo a classificação de cidade global alfa, por parte do Globalization and World Cities Study Group & Network (GaWC). O lema da cidade, presente em seu brasão oficial, é "Non ducor, duco", frase latina que significa "Não sou conduzido, conduzo".

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, museus, parques e avenidas, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o MASP, o Parque do Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo, Avenida Paulista, etc (clique AQUI e acesse a lista de pontos turísticos e de lazer em São Paulo), além de eventos de grande repercussão, como a Bienal Internacional de Arte, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, a São Paulo Fashion Week e a Parada do orgulho LGBT e outros.

memorialMemorial da América Latina

IbirapueraParque do Ibirapuera

Edificio ItaliaEdifício ItáliaO município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 10,7% de todo o PIB brasileiro e 36% de toda a produção de bens e serviços do estado de São Paulo, sendo sede de 63% das multinacionais estabelecidas no Brasil. A cidade também é a sede da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo (BM&FBovespa), a segunda maior bolsa de valores do mundo em valor de mercado.  São Paulo também concentra muitos dos edifícios mais altos do Brasil, como os edifícios Mirante do ValeItáliaAltino Arantes, a Torre Norte, entre outros.

São Paulo é a 7ª cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 20 milhões de habitantes, é a 8ª maior aglomeração urbana do mundo. A cidade também possui um caráter cosmopolita, sendo que, em 2016, possuía moradores nativos de 196 países diferentes.  

Aniversário de 464 anos de São Paulo

E para celebrar os 464 anos da maior cidade brasileira, a Prefeitura de São Paulo promove a Festa da Cidade, 25 horas de programação de atividades culturais gratuitas que contará com acessibilidade no dia 25 de janeiro, a partir das 11h até às 12h do dia seguinte.

Organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC) com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), toda a programação do palco do Vale do Anhangabaú e da Biblioteca Mário de Andrade ganhará tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras), garantindo que pessoas com deficiência auditiva participem das comemorações
Além das atividades do Centro da cidade, o Tendal da Lapa também garantirá acessibilidade para os surdos em sua programação, que contará com apresentações circenses, música e contações de histórias para toda família. 

De acordo com o Censo 2010 do IBGE, a capital possui 516 mil pessoas que se autodeclararam com alguma deficiência auditiva, sendo 120 mil surdos ou com grande dificuldade em ouvir. “É um direito de todas as pessoas participarem da vida ativa da cidade. Não apenas de serviços básicos, como saúde e educação, pessoas com deficiência precisam de lazer e cultura. Nada melhor que na comemoração do aniversário de São Paulo para garantir a inclusão de todos”, disse o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

A abertura dos shows no Vale do Anhangabaú, que acontece ao meio-dia do dia 25/01, fica por conta da cantora Paula Fernandes. A partir das 15h, Letrux, Tulipa Ruiz, Raquel Virgínia e Thiago França fazem um tributo à cantora Rita Lee. 

A biblioteca Mário de Andrade será palco de apresentações musicais e atividades literárias, que contarão com interpretação em Libras. Às 11h, Cida Moreira e Roberto Camargo fazem show intimista no auditório. Na parte da tarde, às 16h, a atriz Rosi Campos conduz uma leitura encenada. 

A Prefeitura de São Paulo espera mais de 2 milhões de pessoas para a festa. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA ACESSÍVEL – SP 464 ANOS

VALE DO ANHANGABAÚ

25/01

11h às 7h – Festas

12h - Paula Fernandes

15h - Tributo à Rita Lee com Thiago França, Letrux, Raquel Virgínia e Tulipa Ruiz

18h - Tributo a David Bowie com André Frateschi e Banda Heroes

20h30 - BaianaSystem e Karol Conka

23h30 - Anitta

26/1

2h - Banda Uó, Jaloo e Glória Groove

4h - Gilmelândia

8h - Fanfarras

9h30 - Coral

11h30 - Orquestra Brasileira de Música Jamaicana

• CENTRO CULTURAL TENDAL DA LAPA - Dia 25 de janeiro

10h - Contação de histórias, cantigas e brincadeiras infantis 

11h30 - De Lucca Circus Show (circo) 

12h30 – Cortejo Suno (circo)

13h30 - Intervenções circenses com Circo de Ébano, TIC Cultural e ciclistas bonequeiros 

14h - A Carta (circo) 

14h40 – Intervenções circenses com Circo de Ébano, TIC Cultural e ciclistas bonequeiros 

15h - Mjiba – A boneca guerreira (circo) 

16h40 - Circo de Doisdo 

17h30 - Banda Paralela 

19h - Tânia Alves - show Alma Latina

• BIBLIOTECA MÁRIO DE ANDRADE - Dia 25 de janeiro 

11h - Cida Moreira e Roberto Camargo

14h - Marquinhos Moura canta Adoniran Barbosa

16h - Leitura Encenada: Rosi Campos

Serviço: Programação Inclusiva – Aniversário de 464 anos de São Paulo

Data: 25 e 26 de janeiro 

Locais: Palco Vale do Anhangabaú, Biblioteca Mário de Andrade e Tendal da Lapa

0
0
0
s2sdefault