O Centro de Formação, Lazer e Cultura do SINESP (CFCL) ofereceu aos filiados neste dia 8 de outubro palestra sobre “Qualidade de Vida na Terceira Idade”. O assunto, de grande importância, levanta debates sobre políticas públicas que garantam dignidade e condições de vida saudáveis aos idosos.

Com o envelhecimento da população, o número de pessoas com mais de 60 anos ampliou nos últimos anos. De acordo com estatísticas do IBGE, em 2039 haverá mais idosos do que crianças, e em 2060 1 a cada 4 brasileiro terá mais de 65 anos. Por isso é importante discutir políticas públicas para essa população.

qualidade vida 3idade sinespO SINESP, sempre atento às demandas da categoria, e em consonância com a proposta do CFCL em promover formação e qualidade de vida aos filiados, ofereceu a palestra com Mariana Alves do Nascimento para tratar desse tema. Arquiteta e urbanista, mestre em Gerontologia pela USP e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é pesquisadora e estuda a influência do espaço urbano na vida, com foco para as relações sociais. Ela abordou práticas que possibilitem bem estar na 3ª idade. Um exemplo apontado por ela é manter-se socialmente ativo, buscando participar de eventos culturais, passeios em parques e oficinas que são gratuitamente oferecidos para a população de São Paulo.

Você pode conferir algumas dessas dicas nos sites Guia da Semana ou Catraca Livre.

A dirigente do SINESP, Norma Andrade, destaca ainda os cursos e atividade oferecidas aos filiados. “Aqui no CFCL nós temos aulas de Yoga, Pilates, Dança Circular, Tai Chi, Inglês, Espanhol, Italiano, Francês e Iniciação Musical. Além, é claro, do Cine Clube, Clube de Leitura e demais palestras com temas que interessam aos filiados. Reforço aqui o convite para que todas e todos participem”.

Na palestra com Mariana Alves, muitos filiados participaram com depoimentos e sugestões de práticas que tem garantido uma velhice ativa e com novos aprendizados. Uma das filiadas, Neuza Maria (Neuzinha), destaca que estar no SINESP é uma de suas atividades preferidas. “Eu gosto muito de estar aqui, pois encontramos pessoas que são hoje aposentadas, mas que também estiveram na rede. Sempre tem assuntos. Além de tomar um café e realizar um bom bate papo com todos, podemos ainda participar de um dos vários cursos oferecidos. É muito bom!”.

Siga acompanhando o site do SINESP, e também as redes sociais, e participe dos eventos e atividades promovidas no Centro de Lazer, Formação, Cultura e Lazer (CFCL).

Assista às entrevistas dos participantes do evento:

 qualidade vida 3idade sinesp2

0
0
0
s2sdefault