Política, economia, filosofia, educação e futuro ganharam olhar aprofundado o 23º Congresso, em busca de entendimentos e respostas para orientar a ação dos Gestores Educacionais no cotidiano escolar e a ação sindical e política da categoria através de seu Sindicato!

23Congresso 24 9 19 102

Confira os princípios, lutas e moções aprovados!

Da abertura às palestras e debates, a busca de entendimentos e localização em meio ao conturbado momento vivido não só no Brasil, mas no mundo, foi a tônica desse 23º Congresso do SINESP.

Nada mais atual e necessário do que investigar, com apoio de estudiosos respeitados, as profundas mudanças atuais, dos avanços tecnológicos a suas implicações na organização e nas relações de trabalho. E a partir dessa reflexão obter instrumental para analisar os projetos políticos que emergem e suas consequências na educação e em todo o tecido social.

Do debate esclarecedor proporcionado no Congresso, ficou evidente que os “novos” pactos políticos levantados no tema são reordenamentos.

Expressam as respostas dadas ao momento histórico e suas especificidades e novidades pelos setores sociais dominantes, interessados em conservar estruturas socioeconômicas longevas, geradora de privilégios, discriminações e desigualdades, mesmo que isso leve a mais conflitos, discriminações, marginalização, violência e retrocessos sociais.

A conferência e as palestras trouxeram análises inquietantes e reveladoras de um mundo em profunda transformação. Mostraram a necessidade de intervenção consciente dos setores e movimentos sociais progressistas, para que a distopia presente não domine a realidade, mentes e corações, comprometendo o meio e todo o ambiente para as futuras gerações com a destruição de avanços civilizatórios alcançados em séculos de esforço e luta!

A Educação e os educadores ganham, nesse emaranhado contexto, papel decisivo, talvez ainda maior do que sempre tiveram, o que ajuda a entender melhor até o ataque conservador de que são vítimas.

Veja AQUI o discurso do Presidente do SINESP, Luiz Carlos Ghilardi, na abertura do 23º Congresso do SINESP.

 

Debate dos princípios e lutas

IMG 5937

O SINESP organiza em seu Congresso debate em grupos das ações e lutas Sindicais baseadas nos princípios consolidados nos 23 Congressos que já realizou.

Esse formato possibilita participação qualificada de todos os congressistas e aprofundamento das questões.

O debate e a aprovação final são feitos em plenária com todos juntos, de forma a garantir um conjunto de diretrizes para a ação sindical e a organização da categoria.

Em breve serão publicadas aqui nesse site as resoluções do Congresso, com o rol de lutas e as moções aprovadas.

Participe da resistência e da luta. Seja protagonista da história do seu Sindicato e da sua categoria!

 

Exposição de trabalhos pedagógicos da RME

23Congresso 24 9 19 104Mostrar os projetos pedagógicos e trabalhos desenvolvidos pelas equipes das escolas da RME tem grande importância para o SINESP. Por isso é aberto espaço nos congressos para a exposição de cartazes que divulguem esses trabalhos.

No mesmo sentido vai o Evento “SINESP Recebe - Rede Autora”, que acontecerá no dia 05/10/19 das 08h00 as 14h00 no CFCL-SINESP, com exposição e socialização de trabalhos autorais de várias unidades escolares – Para saber mais e participar clique AQUI.

 

Veja AQUI a opinião de quem participou.  

  

IMG 5981E para finalizar um momento de arte e beleza para energizar a todos para as enormes tarefas, com um belo e nostálgico Show do Cantor e compositor Cláudio Zolli.

 

 

  

 

Assista às palestras e venha para a luta junto com sua categoria e seu Sindicato!

JUNTE-SE COM QUEM LUTA COM VOCÊ!

 

Abertura do 23º Congresso do SINESP

Com discurso dos convidados e do Presidente do SINESP, Luiz Carlos Ghilardi.

23Congresso 24 9 19 38 

Conferência de abertura

“Os ‘novos’ pactos políticos e suas implicações no ambiente educacional”, com o Prof. Dr. Gaudêncio Frigotto

23Congresso 24 9 19 99 

Palestras por eixos temáticos

Riqueza da diversidade: Palestra “Direitos Humanos em tempos de políticas de austeridade” com Profª Dra. Denise Carreira

Gestão educacional: Palestra “As políticas educacionais de formação e de valorização dos profissionais no atual contexto brasileiro” com Profª Dra. Helena Costa Lopes de Freitas

Valorização do trabalhador: Palestra “Reforma da Previdência: perspectivas e desafios para os trabalhadores da Educação Pública” com Profª Maria Lucia Fatorelli

Repensando o currículo: Palestra “A organização escolar: entre a formação humana e a mercantilização da educação” com Prof. Dr. Teodoro Adriano Costa Zanardi

23Congresso 25 9 19 1 

Palestra: A reforma da educação: uma nova política educacional?

Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas

23Congresso 25 9 19 10 

PAINEL: Interfaces entre Educação, Política e Ética, no exercício da gestão democrática

Prof. Dr. Romualdo Portela de Oliveira

Prof. Dr. José Vicente 

Prof. Dr. César Aparecido Nunes

23Congresso 26 9 19 21 

Circo - Apresentação emocionante da EMEF Prof. Ernesto de Moraes Leme - “Projeto Oficinas de Circo Escola Fontenelle Ernesto”

Circo 

Veja AQUI a galeria de fotos do 23º Congresso do SINESP.

0
0
0
s2sdefault