O diagnóstico precoce pode salvar vidas, por isso conscientizar e derrubar preconceitos masculinos é o maior desafio no combate à doença!

nOVEMBROaZUL 2019 2Se o Outubro Rosa é importante para conscientizar e mobilizar o público feminino para a prevenção do câncer de mama, que tem alta incidência entre elas, mais importante ainda é o Novembro Azul, campanha de combate ao câncer de próstata, de alta incidência entre os homens, pois além de conscientizar e mobilizar é preciso quebrar preconceitos estereotipados numa sociedade patriarcal e machista.

Incentivar os homens à realização do exame nem sempre é fácil. Por isso o SINESP participa dessa campanha, diz NÃO ao preconceito e traz informações preciosas para convencer todos da importância do exame com um urologista.

SAÚDE É COISA SÉRIA!

O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres.

Um dos principais fatores, além da falta de informação propriamente dita, ainda é o preconceito com o exame de toque retal, assunto que muitas vezes é motivo de piadas entre alguns homens.

Apesar de o preconceito estar cada dia mais vencido, estima-se que 1 a cada 6 homens ainda terão câncer de próstata durante sua vida, e 1 a cada 34 poderá ser vítima da doença. Apesar das estatísticas ainda não muito animadoras, sabe-se que 9 a cada 10 casos tem chances de cura, desde que diagnosticada precocemente. Por isso, não deixe de buscar a prevenção. Faça o exame, é rápido, simples e pode salvar sua vida! Não deixe pra depois!

Confira as principais DÚVIDAS SOBRE O CÂNCER DE PRÓSTATA E a sua PREVENÇÃO:

Quando se deve fazer o exame preventivo?

Inicialmente, recomenda-se que homens entre os 40 e 45 anos procurem o médico urologista, especialista do sistema reprodutor masculino, e façam o exame preventivo, preferencialmente se houver incidência na família, já que isso é aumenta as chances de risco.

O exame de toque retal é a única forma de diagnosticar o câncer de próstata?

Apesar de ser um dos principais procedimentos para o diagnóstico, não é o único. É possível iniciar através da realização do exame de sangue, conhecido como “PSA”, sigla em inglês para “Prostate Specific Antigen”, que em português significa “Antígeno Prostático Específico”, fazer uma Ultrassonografia da próstata, por fim, a realização do exame de toque retal para concluir.

Cada exame complementa o outro, pois cada um tem seu valor e precisão, e em conjunto oferecem uma chance maior de diagnosticar a doença precocemente.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Os principais sintomas para detectar esta doença são:

– Desconforto Urinário.

– Aumento da frequência urinária durante a noite.

– Jato urinário mais fraco que o comum.

– Sangramento urinário, quando em fase já avançada da doença.

Qual o tratamento para o câncer de próstata?

De acordo o Instituto Nacional do Câncer, órgão do Ministério da Saúde do Brasil, o tratamento para o câncer de próstata é relativo a cada tipo.

Para doença localizada, são oferecidas as opções de cirurgia, radioterapia e em determinadas situações a observação vigilante.

Para doença localmente avançada, recomenda-se a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal.

Para doença metastática, ou seja, quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo, o tratamento mais recomendado é a terapia hormonal.

Fonte sobre o tratamento: INCA

0
0
0
s2sdefault