Em reunião realizada no dia 22 de junho, os Representantes dos Locais de Trabalho do SINESP trouxeram demandas para debate e encaminhamento pelo SINESP, assistiram palestra sobre os caminhos da democracia no Brasil e acompanharam a apresentação pela Diretoria das lutas  da categoria que estão na ordem do dia.  Veja os pontos da pauta a seguir:

RELTs 22 6 17 Site 1Demandas trazidas pelos RELTs ganham destaque da reunião

O ponto forte e primordial das Reuniões de RELTs do SINESP é espaço franqueado aos Representantes para apresentarem os problemas, dificuldades e demandas que atingem nossas escolas e profissionais. Nessa reunião foram levantados temas como a falta de verbas e o financiamento das festas juninas, por exemplo. O SINESP dará o devido encaminhamento a cada um deles, como sempre faz, em defesa da categoria.

Palestra “A Reforma Política na Atual Conjuntura Brasileira”

RELTs 22 6 17 Site 3José Alvaro Moises durante a palestra, ladeado por Luiz Carlos e Marilza, da Diretoria do SINESPO Prof. José Álvaro Moisés, formado em Ciência Sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em Política e Governo pela University of Essex e doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, apresentou palestra focada na qualidade da democracia brasileira, tema no qual é uma das principais autoridades brasileiras.

Ele abordou a situação única vivida no Brasil, com os líderes dos três principais partidos políticos do país enfrentando processos judiciais, com risco inclusive de prisão. O que se tem visto são tentativas de evitar investigações e punições, o que é profundamente antidemocrático.

Temer, uma dessas lideranças, já foi denunciado por sucessivas tentativas de bloquear investigações, inclusive negando-se a responder perguntas apresentadas pela Polícia Federal a partir da delação do dono da JBS. E ele não está sozinho em ações desse timbre. Isso indica um déficit de democracia no país, com o poder popular e do voto sendo desrespeitado.

À crise política e econômica que se arrasta há mais tempo do que o suportável, agrega-se a crise de valores e de lideranças. O estabelecimento de competição eleitoral equânime e da lei atingindo a todos igualmente é uma visão no horizonte longínquo. A aparição de líderes que podem ganhar a confiança da sociedade e conduzir o país em direções distintas das atuais é uma miragem. O que restará da perda de credibilidade e da excessiva fragmentação partidária, que não garante a representação da sociedade na política e no poder, não se sabe.

Por tudo isso é preciso retomar e priorizar o debate sobre uma reforma política no país. A busca de mecanismos de representação que assegurem a democracia, avançando-a de participativa para direta, é urgente. Questões como financiamento de partidos e campanhas eleitorais, voto distrital, lista aberta ou fechada, coligações, entre outras, devem estar no centro do debate em torno de transformações que favoreçam o combate à corrupção sistêmica e a soberania dos interesses da população, em lugar dos privados e corporativos.

Aprovação do PL 574/2016

RELTs 22 6 17 Site 2Dirigentes do SINESP na mesa da reunião, no memoento em que o Dirigente Sindical Christian e o Conselheiro Fábio apresentam observações sobre os trabalhos do GT de verbas constituído pelo SINESPEm 7 de junho, uma luta do SINESP que começou em 2015 conquistou uma importante vitória. O PL 574/2016 do Executivo, que amplia o módulo de Supervisores em 96 cargos, foi aprovado em segunda votação na Câmara dos Vereadores e vai a sanção do Prefeito. Essa luta começou em 2015 com a exigência, pelo SINESP, durante as negociações da Campanha Salarial daquele ano, da ampliação do módulo de Supervisores. A pressão do Sindicato dos Gestores Educacionais resultou no envio à Câmara em dezembro de 2016, pelo governo Haddad, do PL agora aprovado. O SINESP vê como missão cumprida a aprovação do PL pela Câmara, em segunda votação, embora reconheça que esse número não contempla as reais necessidades da RME.

Mesa Central de 08/06/17

O Secretário Adjunto da Secretaria de Gestão, Claudio Costa admitiu que as planilhas de 2015 e 2016 ainda não foram fechadas, motivo pelo qual o governo não sabe ainda os dados sobre receitas no quadrimestral previsto pela Lei Salarial. Mesmo assim, foi anunciado que o reajuste geral anual do funcionalismo será de 0,01%. Tratou o absenteísmo de forma a responsabilizá-los, acena com uma reformulação da Previdência Municipal que poderá onerá-los ainda mais, e descarta reajuste que recomponha minimamente as perdas. O Fórum das Entidades recusou as propostas e dados do governo e exige: a) reajuste geral anual com base no IPC-FIPE, de 4,08%; b) retirada do SAMPAPREV; c) não aceita discutir IPREM antes do final da proposta de Reforma da Previdência no Congresso Nacional; d) auxílio-alimentação no valor de R$400,00 e vale-refeição de R$28,00 e e) participação em todos os fóruns de discussão e a continuidade das negociações com o governo.

Mesa Setorial da Educação

 No dia 14 de junho de 2017 foi realizada a mesa Setorial de Educação. Logo no inicio da reunião o SINESP manifestou-se contra a reportagem que o Prefeito João Dória concedeu a Rádio Jovem Pan, onde ao ser questionado sobre a ausência de professor em uma escola, ele disse que o diretor deveria resolver o problema. O SINESP manifestou que o Diretor de Escola não tem governabilidade na contratação de professores. Existe um limite de competência, e essa é de SME. Outros assuntos tratados: a) O remanejamento dos espaços das EMEIs para atender a demanda; b) Kit coletivo de materiais pedagógicos insuficiente; c) PTRF 2017: SME informou que o período dos gastos foi ampliado. O orçamento apenas prevê dois repasses para esse ano, mas eles estão fazendo esforços e economia para tentar o terceiro repasse. O SINESP citou que CEI Parceiros (rede conveniada) tem isenção dos pagamentos das taxas bancárias e solicitou que esse tratamento fosse estendido a todas as unidades educacionais da rede direta, não apenas CEI, mas para todas modalidades; d) chamadas de Concurso e a falta de pessoal na Rede: haverá nova chamada de Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e de ATEs, com previsão de chamada para 11 de julho de 2017; e) ao final destas chamadas será realizada uma do Concurso de Acesso de Diretor de Escola e Supervisor Escolar aproveitando a autorização ainda vigente do ano passado que conta com saldo de 15 Diretores de Escola e 2 Supervisores Escolares. O SINESP se manifestou que o saldo de cargos em aberto é muito maior e SME informou que irá retomar este tema e f) o SINESP apresentou em continuidade dados de que 25% dos cargos de Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Educação estão vagos. A SME respondeu ao Sindicato que está verificando sobre a necessidade de se fazer uma licitação para escolha da organizadora do Concurso. Caso não se consiga a dispensa de licitação, que a mesma será realizada no segundo semestre de 2017 com a previsão do Concurso de Acesso para Coordenador Pedagógico ser realizado em 2018.  

Reunião sobre Avaliação Diagnóstica em SME em 06/06/17

O encontro foi agendado após relatos de filiados sobre a falta de acesso a um canal de comunicação com SME para informarem as dificuldades encontradas durante a aplicação, digitalização e análise dos resultados da primeira avaliação aplicada por esta gestão. Com vistas a esclarecer e fortalecer os mecanismos de troca de informações entre SME e as escolas, os representantes do SINESP apresentaram aos responsáveis pelo Núcleo de Avaliação as dificuldades relatadas e encaminhamentos possíveis para que os mesmos não se repitam nos demais momentos destinados à avaliação externa. A Diretora do SINESP, Leticia Grisólio, enfatizou a importância de se estabelecer um canal de comunicação que realmente contemple todas as unidades envolvidas, e que as respostas de todas as unidades educacionais possam ser computadas e solicitou revisão no processo de digitalização dos resultados, para não sobrecarregar as equipes escolares com processos técnicos que se mostraram falhos em algumas unidades educacionais.

Reforma da Previdência e trabalhista: a luta continua com GREVE Geral no dia 30/06

As centrais sindicais (CTB, CUT, UGT, Força Sindical, Nova Central, CGTB, CSP-Conlutas, Intersindical, A Pública e CSB) reuniram-se no dia 5 de junho para debater e deliberar sobre a continuidade da luta dos trabalhadores brasileiros contras as reformas excludentes do governo Temer e aprovaram um calendário de lutas com indicação de nova GREVE GERAL para o próximo dia 30 de junho. Nesse calendário, as centrais convocaram para 20 de junho um “Dia Nacional Mobilização rumo à GREVE GERAL.” O direcionamento adotado pelas Centrais é necessário nesse momento, que exige o crescimento da resistência e da luta contra as propostas do governo que põe fim a direitos consagrados da Classe Trabalhadora e de toda a sociedade brasileira. Agenda: 06 a 23 de junho: Convocação de plenárias, assembleias e reuniões, em todo o Brasil, para a construção da GREVE GERAL; 20 de junho: Esquenta greve geral com atos e panfletagens das centrais sindicais e 30 de junho: GREVE GERAL.

GT de Verbas

O Grupo de Trabalho do SINESP sobre verbas nas escolas foi proposto e debatido com os Conselheiros do Sindicato na última reunião de CREPs, a partir das necessidades verificadas com a prestação de contas e entendimento do uso dos recursos financeiros das escolas. Realizou dois encontros, o primeiro em 06 de junho e o segundo em 12/06. A participação era aberta a todos os filiados (coordenadores pedagógicos, diretores de escola, assistentes de diretor de escola e supervisores escolares) e tratou de todas as verbas que permeiam a escola (adiantamento bancário, PTRF, PDDE, MAIS EDUCAÇÃO, Recursos Próprios).

Retrato da Rede 2017

Anualmente, a pesquisa que dá base ao Retrato da Rede e ao ISEM é respondida pelos RELTs, Representantes dos Locais de Trabalho do SINESP, nas reuniões regionalizadas realizadas pelo Sindicato no início do ano. Neste ano, cerca de 10% da categoria participou deste processo. É uma amostra satisfatória e suficiente para dar o embasamento científico exigido pelos padrões internacionais para pesquisas de opinião. A partir da tabulação dos dados é gerado o ISEM (Indicador SINESP da Educação Municipal que expressa a avaliação de indicadores compostos em seis dimensões: a) Gestão de pessoas; b) Apoio técnico da SME; c) Ambiente físico e equipamentos; d) Saúde; e) Violência e f) Capacitação. O indicador agrega informações padronizadas e varia de 0 a 1, sendo zero a pior situação e um a melhor.

Palestra sobre Educação Financeira

A palestra será ministrada por técnico do DIEESE e tem o papel de apoiar o filiado na organização da vida financeira para equilibrar o orçamento, negociar com credores, cortar desperdícios e ter uma vida financeira saudável. Enfim, contribuindo para o melhor controle das finanças e orientações sobre como lidar com as finanças pessoais, discutindo procedimentos e cuidados para a realização de gastos, pagamento de dívidas e para a aplicação das economias.

Data: 27 de junho de 2017. Horário das 14h às 16h. Inscrições pelo telefone 3255-9794 com Dalva até o dia 26 de Junho e Local: CFCL – Praça Dom José Gaspar, 30 – 3º andar.

Curso de férias no CFCL

Inglês preparatório para viagem: No aeroporto - check-in / embarque / desembarque; No aeroporto - imigração / alfândega / táxi; Pegando um táxi - indo para o hotel e outros lugares; Oficina teatral - no aeroporto e pegando um táxi; No hotel - check-in/out / preferências / resolvendo problemas; Passeios turísticos - comunicação em museus, igrejas e outros pontos. Localizações e direções; No restaurante - interpretar o cardápio, fazer o pedido, pedir a conta e Oficina teatral - no hotel, passeios turísticos e no restaurante. Período do curso de 10 a 14 de Julho das 10h às 12h. Inscrições com Dalva pelo telefone 3255-9794 das 10h às 17h de 27 de junho a 01 de Julho.

Curso de fotografia no celular

Para os filiados que adoram viajar e aproveitar tudo do melhor, mas na hora de registrar esses momentos só tem à mão o seu celular. Este recurso é mais do que suficiente para se registrar esse momento, desde que se saiba o básico de fotografia e como usar as funções do aparelho. Período do curso de 10 a 13 de julho das 14h às 16h30. Inscrições com Dalva pelo telefone 3255-9794 das 10h às 17h de 27 de junho a 01 de Julho.

Inscrição de Pôsteres no Congresso

Os filiados inscritos no 21º Congresso poderão divulgar trabalhos de suas Unidades através de pôsteres, com o tema: “Conviver: é uma arte ou um aprendizado? – Ética, conflitos, respeito, regras... As inscrições de trabalhos deverão ser feitas entre 01/09 e 19/09 pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., especificando como assunto “pôster/congresso”. Será aceito um pôster por Unidade Educacional e serão entregues certificados aos expositores dos trabalhos. No pôster deverá constar: a) título do trabalho; b) nome dos autores; c) identificação da Unidade Educacional; d) e-mail para contato. Os pôsteres terão no máximo 0,90 m de largura por 1,20 m de altura e um cordão na parte superior para fixação no painel de exposição. Os inscritos receberão mensagem eletrônica com os detalhes da exposição. 

0
0
0
s2sdefault