Em 26 de abril foi realizada a primeira reunião do novo Conselho de Alimentação Escolar – CAE - eleito em dezembro de 2016 para o período de 2017 a 2021. Nela foram empossados os novos conselheiros, e o setor CODAE, da SME, apresentou o fluxo de compra de alimentos até a chegada na mesa dos bebes, crianças, jovens e adultos da cidade de São Paulo.

CAE Site 1Márcia Fonseca Simões (de vestido florido) - Conselheira do SINESP, eleita Vice-presidente do CAE-SP 2017/2021, com outros membros do Conselho durante a reuniãoEm 9 de maio foi realizada a primeira reunião extraordinária, voltada ao estudo dos gastos do PAE-SP (Programa de Alimentação de São Paulo).

A cidade de São Paulo é a terceira Entidade Executora do país, ficando atrás apenas dos Estados de SP e Minas Gerais. Cerca de R$ 900 milhões foram gastos em 2016 com programas de alimentação na cidade. Destes, 95 milhões vieram do PNAE/FNDE.

É tarefa dos conselheiros do CAE analisar a prestação de contas, propondo a aprovação ou reprovação. As atas das reuniões, bem como todo o fluxo de recebimentos e gastos estão disponíveis no Portal da Secretaria, via CODAE/ Programa de Alimentação Escolar.

O CAE do Município fiscaliza o uso dos recursos advindos do FNDE e a qualidade da merenda oferecida aos alunos da Rede Municipal de Ensino e unidades conveniadas com a Prefeitura do Município de São Paulo.

É papel dos Conselheiros, portanto, fazer o controle social do Programa de Alimentação Escolar do município, verificando se os recursos federais foram gastos com alimentos adequados e exclusivos à alimentação escolar; a qualidade dos alimentos comprados e se os alimentos estão sendo preparados, distribuídos e servidos aos alunos de forma adequada.

A preocupação dos Conselheiros está voltada para a gestão competente dos recursos da Merenda, para a qualidade dos alimentos oferecidos aos alunos e para os aspectos ligados à educação alimentar e formação de hábitos alimentares saudáveis que se estendem inclusive para as famílias dos alunos.

O Conselho de Alimentação Escolar – CAE reúne-se mensalmente na Câmara Municipal de São Paulo.

Para o mandato até 2021 os Gestores Educacionais, filiados do SINESP, que compõe o Conselho são:

Titulares

Marcia Fonseca Simões (Vice-presidente do CAE) - Diretora da EMEF João de Souza Ferraz - DRE Santo Amaro

Geraldo Guedes Fagundes - Diretor da EMEF Carlos Augusto de Queiroz Rocha - DRE Santo Amaro

Suplentes

Mônica Odete Fernandes - Diretora da EMEI Governador Lucas Nogueira Garcez - DRE Freguesia do Ó/Brasilândia.

Getúlio Marcio Soares - Supervisor Escolar - DRE Butantã.

0
0
0
s2sdefault