Próximo encontro no dia 02 de dezembro, 14h00, no CFCL SINESP, Pça Dom José Gaspar, 30 3º andar

Livro: Hibisco Roxo, de Chimamanda Ngozi Adichie

Seja bem vindo(a)!

Entre na roda com suas impressões, experiência, conhecimentos, etc...

O universo fascinante de Mia Couto

ClubeLeitura 21 10 16 1

“E se Obama fosse africano”, do moçambicano Mia Couto, foi o livro debatido no último encontro do Clube de Leitura do SINESP, no dia 21 de outubro.

Poesia, sabedoria, conhecimento, informação e muita cultura foram elementos depreendidos dos textos pelos leitores e trazidos para a roda de conversa. Marco Maurício, Professor de Espanhol do SINESP e Dr. em Letras, coordenador do Clube de Leitura, trouxe apontamentos, observações e contribuições que animaram e enriqueceram muito a conversa.

Este livro e Mia Couto reúne transcrições de palestras e comunicações feitas pelo autor em eventos ocorridos na África, na Europa e no Brasil. Traz grande variedade de temas, abordados com humor, rigor intelectual, riqueza de detalhes, profundidade e sensibilidade por este poeta, escritor, jornalista, biólogo e militante em sua reflexão sobre as mazelas da África.

Os problemas e maravilhas do continente, a corrupção reinante, a destruição do meio ambiente, a força da tradição oral e as complexas relações entre as culturas locais e a modernidade urbana, o entrelaçamento do português com as línguas nativas e a herança de séculos de escravismo são temas que dividem espaço neste pequeno grande livro com reflexões sobre o hip hop, a violência doméstica nas cidades e aldeias, as queimadas na savana e até a influência de Jorge Amado e Guimarães Rosa nas letras luso-africanas.

Um banquete delicioso que extrapola a África e seu povo e atinge o imaginário, a ideologia e as emoções de todos os povos. Valeu muito a leitura e o debate. Que venham outros.

ClubeLeitura 21 10 16 2

0
0
0
s2sdefault