Evento foi marcado por trocas de experiências e discursos marcados pela resistência e luta no combate ao racismo e à intolerância.

 Consc.Negra.jpgNo dia 24 de novembro, o SINESP celebrou o dia da Consciência Negra através da presença e exposição dos trabalhos de gestores que representam diferentes segmentos da Educação Pública, como EMEF, EMEI e CEI e que trabalham com a temática da educação étnico-racial nas suas unidades educacionais, orientados pelas Leis 10639/03 e 11.645/08.

Os relatos foram feitos por Clayton Ribeiro, Assistente de Diretor na EMEF Dr. Pedro Aleixo; Gidalva Santos Santana, diretora de escola no CEI Curuçá Velha e Cintia de Jesus Chagas, Coordenadora Pedagógica na EMEI José Vicente da Cunha. Temas como valorização do povo negro, combate ao racismo, identidade, ensino da cultura africana e sua influência como matriz da formação do povo brasileiro, bem como educação anti-racista, foram foco dos debates.

O evento contou ainda com a presença da Profª Edneia Gonçalves, que estava à frente da mediação das reflexões, sucessos, inquietações e dificuldades trazidas pelos participantes. A palestrante trouxe excelentes contribuições para todos os envolvidos.

IMG_7137.jpgAlém disso, os participantes também foram brindados com a presença do Mestre em Educação Valdenor Silva dos Santos, que nos presenteou com a vivência de capoeira, roda de celebração, construída com base na prática ancestral afro-descendente.

Vale ressaltar que a superação do racismo é um tema que deve ser abordado nas escolas o ano todo, passando a ser uma ação permanente e não apenas um ato isolado que ocorre no mês de novembro.Consc.Negra3.jpg

A discussão sobre alternativas voltadas para o efetivo exercício da cidadania, e de ações que garantam direitos a todos e todas é fundamental na promoção de uma sociedade plural e equitativa. Sabe-se que o caminho a ser percorrido ainda é longo, nossa sociedade é marcada por preconceitos e diferenças sociais. São necessárias políticas públicas efetivas, conscientização em diferentes espaços, e sem dúvida a Educação faz a grande diferença!

Dia 20 de novembro é dia de relembrar o passado, celebrar a memória de Zumbi dos Palmares e Dandara, analisar a posição do negro e da negra na sociedade atual, e também dia de refletir e buscar de novas formas para enfrentar a discriminação, a intolerância e o racismo, que perdura ainda em nossa sociedade.

Confira mais fotos do evento:

Consc.Negra4.jpgConsc.Negra2.jpgConsc.Negra.jpgConsc.jpgIMG_7137.jpgIMG_7130.jpg

 

0
0
0
s2sdefault