Publicada autorização para chamada de Diretor de Escola e Supervisor Escolar

Aconteceu no SINESP
TIPOGRAFIA

Luta pelo Concurso Público tem nova vitória. Preservação do Concurso Público como forma de provimento dos cargos!

DOC 22 NOVEMBRO2018O SINESP sindicato que representa os Gestores Educacionais tem a luta incessante pelo Concurso Público e Gestão Democrática um de seus princípios e pilares fundamentais.

A luta pelo Concurso Público e pelas chamadas para os cargos de Diretor de Escola e Supervisor Escolar teve mais uma vitória nesta quinta feira. Foi publicada, no Diário Oficial da Cidade de 22 de novembro de 2018, a autorização para chamada de 213 Diretores de Escola e 121 Supervisores Escolares.

O SINESP continua com a luta de forma permanente para que todos cargos existentes, e que vierem a ser criados, tenham seu provimento através de concurso público.

Cronograma

A Secretaria Municipal de Educação, atendendo manifestação encaminhada pelo SINESP, divulgou o cronograma pleiteado junto à Secretaria Municipal de Gestão para a escolha e nomeação dos cargos de Diretor de Escola e Supervisor Escolar. O SINESP já havia divulgado a informação em seu site:

Diretor de Escola:

Janeiro/19: 152 cargos

Fevereiro/19: 54 cargos

Abril/19: 7 cargos

Supervisor Escolar:

Janeiro de 2019: 121 cargos (estes números consideram os 96 cargos de Supervisor Escolar criados pela Lei 16.695/17).

Com a publicação da autorização para chamada um novo cronograma já ajustado considerando a movimentação da rede (aposentadorias, criação de Unidades Educacionais) será solicitado a SME.

Foi publicado o cronograma também para indicação de fixação de lotação em caráter definitivo dos Diretores de Escola e Supervisores Escolares que estão em vagas precárias. Deverão fazer suas indicações no período de 3 a 5 de dezembro de 2018. Tão logo encerre se o processo do Concurso de Remoção e Fixação de lotação em caráter poderão iniciar o processo de chamada e escolha.

O SINESP novamente cobrará a imediata distribuição dos 96 cargos para de Supervisor Escolar nas Diretorias Regionais de Educação.

Concurso de Coordenador Pedagógico

O Diário Oficial da Cidade de 28 de setembro de 2018 trouxe o resultado da luta permanente do SINESP, com a publicação da autorização para realização do Concurso Público de acesso para Coordenador Pedagógico com 628 vagas.

A Secretaria Municipal de Educação informou ao SINESP que a Coordenadoria de Gestão de Pessoas – COGEP de SME “está iniciando os trabalhos relativos à realização do Concurso de Acesso para Coordenador Pedagógico e também para o concurso de ingresso de Auxiliar Técnico de Educação”.

O SINESP reivindica à Secretaria a necessidade de provimento de todos os cargos vagos das Unidades Educacionais, tema presente no Retrato da Rede que apontou, em 2018, 82% de módulos incompletos de servidores nas Unidades Educacionais, numero que só vem crescendo nos últimos anos.

Esse déficit produz impacto no dia a dia nos profissionais, acarretando sobrecarga de trabalho, desvios de função e comprometimento do descanso.

SINESP fará ciclo de palestras para concurso de Coordenador Pedagógico

O SINESP promoverá ciclo de palestras preparatórias para o Concurso de Coordenador Pedagógico.

Já estão sendo preparados os eixos de discussão e os facilitadores da formação.

O Ciclo de Palestras será realizado no CFCL-SINESP, que possui estrutura e equipamentos já usados nas formações anteriormente promovidas pelo SINESP.

Histórico Breve da Luta do SINESP pelo Concurso Público

A luta para a efetivação da autorização para os Concursos Públicos de Acesso para Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Supervisor Escolar foi e é intensa. Relembre abaixo alguns de seus momentos:

2015

Publicação do Edital do Concurso de Acesso para Diretor de Escola e Supervisor Escolar com realização das provas, após luta do SINESP junto à Secretaria Municipal de Educação e à Prefeitura de São Paulo.

2016

Setembro: Manifestação realizada pelo SINESP diante de SME para solicitação de cronograma das chamadas para Diretor e Supervisor Escolar.

Novembro:Primeiras chamadas realizadas do Concurso de Diretor de Escola e Supervisor Escolar.

Dezembro:Projeto de Lei 574/16 (ampliação do número de Supervisores Escolares na Rede Municipal de Educação) é protocolado na Câmara pelo Executivo após longa batalha e promessas efetuadas pelo Prefeito Haddad no Congresso do SINESP.

2017

Janeiro: Posse dos primeiros aprovados no Concurso de Acesso. SINESP solicita em reunião com o Secretário Municipal de Educação nova autorização de chamada para os cargos que surgiram após a primeira chamada.

Março: SINESP protocola em SME Ofício solicitando novas autorizações de chamada para o Concurso de Acesso.

Abril: Dia 17: SINESP se reuniu com o Secretário Especial de Relações Governamentais Milton Flávio para tratar da ampliação do módulo de Supervisores Escolares. Diante das evidências, o Secretário acolheu o pleito do SINESP, prometendo procurar o aval do Secretário de Educação e na sequência, discutir o impacto financeiro com o Secretário Municipal da Fazenda.

Dia 26: SINESP em ação na Câmara Municipal conquista que a Comissão de Constituição e Justiça aprove o PL 574/16.

Maio: Dia 10: SINESP durante a Mesa Setorial de Educação discorda da atitude de SME de não apresentar um calendário para as chamadas do Concurso de Gestores em razão de encargos financeiros sobre o orçamento.

Dia 17: Dupla ação do SINESP: Na reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal expõe em manifestação oral a necessidade de provimento dos cargos de Diretor e Supervisor Escolar. Comissão delibera encaminhar solicitações para o Colégio de Líderes da Câmara. Na Audiência Pública sobre as Metas da Educação o relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias, Vereador Ricardo Nunes, solicitou que seja inserida no orçamento disponibilidade financeira para a ampliação do número de cargos de Supervisores Escolares.

Junho: Dia 7: Aprovado, com acompanhamento do SINESP, na Câmara Municipal o Projeto de Lei 574/16 de criação de 96 cargos de Supervisor Escolar.

Dia 14: SINESP manifesta-se em Mesa Setorial da Educação cobrando posição da SME quanto aos Concursos Públicos da Educação, chamadas para todos os concursos vigentes.

Dia 27: Em Audiência Pública na Câmara Municipal SINESP cobra da Secretaria Municipal de Gestão celeridade quanto aos Concursos Públicos para todos os cargos do funcionalismo municipal.

Dia 28: SINESP reúne-se em SME e conquista compromisso das chamadas para as vagas remanescentes e nova autorização para final do ano.

Agosto: Dia 2: SINESP conquista na Câmara Municipal avanço quanto a redação final do PL 574/16 de criação de 96 novos cargos para a Supervisão Escolar. Projeto segue para sanção do Prefeito

Dia 9: SINESP cobra de SME na Mesa Setorial de Educação quanto à chamada dos remanescentes da autorização de 2016 do Concurso de Acesso para Diretor de Escola e Supervisor Escolar e a abertura do concurso de Acesso para provimento de 500 cargos vagos de Coordenador Pedagógico. SME se comprometeu com a chamada e escolha ainda em agosto dos remanescentes.

Dia 17: Publicada nova Chamada do Concurso de Acesso para Diretor de Escola e Supervisor Escolar decorrente da Luta do SINESP junto à SME

Dia 26: Conquista Histórica: Publicada no Diário Oficial da Cidade a Lei 16.695/17 que cria 96 novos cargos de Supervisores Escolares.

Setembro: SME atende o pleito do SINESP e inicia o processo de autorização para o concurso público de acesso para Coordenador Pedagógico e de ingresso para Auxiliar Técnico de Educação. SINESP cobra cronogramas e prazos para as chamadas e prorrogação do Concurso de Acesso de Diretor de Escola e Supervisor Escolar em reunião com os Secretários Municipais de Relações Governamentais, Educação e Gestão.

Outubro: Em audiência pública na Câmara Municipal de Educação, o SINESP repudia falas do então Secretário Municipal de Gestão Paulo Uebel, que vinculou a realização de concursos com à aprovação da Reforma da Previdência Municipal – PL 621/16.

Dezembro: SINESP confirma com a Secretaria Municipal de Gestão o andamento da autorização para o Concurso de Coordenador Pedagógico. É o único concurso em análise pela Gestão, após pressão feita pelo SINESP.

2018

Janeiro: Dia 25: Publicação da prorrogação do Concurso de Acesso de Diretor de Escola e Supervisor Escolar.

Fevereiro: SINESP reivindica diretamente ao Secretário de Educação a publicação da Autorização para o concurso de acesso para Coordenador Pedagógico.

Maio: Processo de autorização do Concurso de Acesso para Coordenador Pedagógico retorna da Secretaria de Gestão para SME justificar a necessidade. SINESP exige celeridade da SME.

Agosto: SINESP cobra da SME que a autorização do Concurso de Acesso para Coordenador Pedagógico seja publicada e recebe confirmação para o mês de setembro.

Setembro: Publicação da autorização para Concurso de Acesso de Coordenador Pedagógico.

Outubro: SME envia pedido de autorização para nomeação de Diretores e Supervisores Escolares à Secretaria Municipal de Gestão.

Novembro:Dia 8: SME informa ao SINESP o cronograma de chamadas do Concurso de Acesso de Diretor de Escola e Supervisor Escolar enviado a SMG.

Dia 22: Publicada autorização para chamada de Diretores de Escola e Supervisores Escolares

Gestor informado é Gestor mobilizado! Gestor, conte sempre com o SINESP, seu parceiro de lutas!

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar