FOTO MARCIAMárcia Fonseca Simões, eleita a Executiva Municipal do CRECESINESP defende a ampliação dos instrumentos para o fortalecimento da gestão democrática. Gestora é eleita membro da Executiva Municipal do CRECE

Em julho de 2017 foi eleita a nova comissão executiva do CRECE – Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola, que reúne representantes dos Conselhos de Escola de todas as unidades educacionais da Rede Municipal de Educação de São Paulo.

O CRECE é uma conquista recente após anos de luta para ampliar e apoiar o trabalho dos Conselhos de Escola. O SINESP apoia e batalhou junto para que fosse este espaço construído dentro da Rede Municipal. A eleição foi realizada dentro do CFCL - Centro de Formação, Cultura e Lazer do SINESP que cedeu graciosamente o espaço. 

O papel da Executiva Municipal do CRECE é preparar a pauta, reunir informações, verificar o atendimento das demandas enviadas pelos CRECE instalados em cada DRE – Diretoria Regional de Educação. São doze membros sendo seis representantes de pais e alunos e seis representando os servidores da educação. Marcia Fonseca Simões, Diretora da EMEF João de Souza Ferraz - DRE Santo Amaro e CREP no SINESP foi uma das eleitas para este mandato da Executiva Regional.  A Secretaria Municipal de Educação deverá ainda indicar dois representantes para completar a Executiva.

O CRECE além de receber as demandas dos Conselhos de Escola tem agora espaço para participar das reuniões do CME - Conselho Municipal de Educação.

Marcia Simões ao SINESP relatou que “Estar na Comissão Executiva é um trabalho grandioso e de responsabilidade onde espero colaborar com o olhar atento de uma gestora sempre presente na Escola e nas ações da Rede Municipal de Educação”. 

FUNÇÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

O CME - Conselho Municipal de Educação é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Educação incumbido de assessorar o Executivo Municipal na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas municipais no âmbito educacional. Entre outras atividades é o CME que elabora e acompanha a implementação do Plano Municipal de Educação, fiscaliza ações pedagógicas da SME.

FUNÇÕES DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DOS CONSELHOS DE ESCOLA

O Conselho de Representantes dos Conselhos de Escola – CRECE é órgão colegiado, de caráter deliberativo, que tem por finalidade o fortalecimento dos Conselhos de Escola e a ampliação do processo democrático nas unidades educacionais e nas diferentes instâncias decisórias, visando à melhoria da qualidade social da educação, respeitada a legislação.

Ele está amparado na Lei nº 16.213, de 17 de junho de 2015 e no Decreto nº  56.520 de 16 de outubro de 2015

0
0
0
s2sdefault